#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sempre importa

31-03-2017 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo com futuros definidos na temporada, Flamengo e Brasília vão à quadra neste sábado em Manaus para mais um grande Clássico dos Campeões

Com o rubro-negro carioca confirmado na liderança a equipe candanga confirmada no G-4, parece restar muito pouco para Flamengo e UniCEUB/BRBCARD/Brasília na fase de classificação. Porém, só este confronto histórico, protagonizado pelos únicos vencedores da história do NBB CAIXA já vale o ingresso. A bola subirá neste sábado (01/04), às 14 horas (de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), mesmo local do clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, válido pelo segundo turno.

“Flamengo x Brasília é um grande clássico do basquete brasileiro. Os dois únicos vencedores do NBB CAIXA. Esta última rodada pode definir o posicionamento e o caminho de diversas equipes no campeonato e temos respeito por isso. Entrar em uma partida sem ser para o buscar o resultado favorável não condiz com o que fazemos no nosso dia a dia, que é de buscar ser um pouco melhor a cada dia. Portanto, vamos com o que temos de melhor para esta última rodada visando a vitória”, declarou José Neto, técnico do Flamengo.

Mesmo com a liderança do NBB CAIXA garantida, Flamengo vai com tudo para o clássico na última rodada (Staff Images/Flamengo)

Apesar de já estar garantido no G-4, o Brasília ainda pode subir na tabela. Hoje na quarta posição, a equipe candanga poderá terminar como terceira colocada, caso vença o rubro-negro carioca e o Franca Basquete/Magazine Luiza seja derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, em jogo que também ocorre neste sábado, às 14 horas. Com este cenário, os comandados de Bruno Savignani terminariam a fase de classificação um degrau acima e evitariam um hipotético novo embate com o Flamengo na fase semifinal dos playoffs.

Com 21 vitórias e seis derrotas até aqui, o rubro-negro carioca não pode mais ser alcançado por ninguém e terá o mando de quadra em todas as séries que disputar dos playoffs. Foi a quinta vez em nove edições do NBB CAIXA que a equipe carioca realizou este feito. As outras ocorreram nas edições 08/09, 12/13, 13/14 e 15/16 da competição.

“Com algumas lesões sofridas, tivemos que administrar o início da nossa temporada. Acredito que a partir deste cenário, prevaleceu muito a força do nosso grupo de trabalho. Os jogadores que assumiram muito bem suas funções; o departamento médico e fisioterapêutico na prevenção e recuperação da equipe; a preparação física que foi aprimorando a capacidade do elenco e a parte técnica para oferecer as ferramentas de jogo necessárias. Enfim, a fidelidade na execução do planejamento com o foco bem ajustado no objetivo”, completou o treinador rubro-negro.

Brasília é o único time que o Flamengo não venceu na temporada; no primeiro turno, vitória por 95 a 83 para o time candango (Brito Júnior/UniCEUB)

Para o Flamengo, a ambição maior é vencer o único time que ainda não derrotou neste NBB CAIXA. Solar Cearense, Franca, Gocil/Bauru Basket, Vasco da Gama e Paulistano/Corpore venceram os rubro-negros, mas também foram derrotados por eles nesta temporada. Apenas o Brasília, que bateu o time carioca por 95 a 83 no primeiro turno, segue sem ser vítima do atual tetracampeão da competição.

Naquela partida, última dos dois times no primeiro turno, os candangos contaram com uma atuação coletiva exemplar e fizeram a festa ao lado de seu torcedor. Lucas Mariano terminou o jogo como cestinha do time, com 24 pontos, Giovannoni alcançou um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes, Fúlvio marcou nove pontos e distribuiu nove assistências e o Brasília ainda teve Deryk, com 14, e Pilar, com 12 (100% de aproveitamento), atingindo os dois dígitos de pontuação.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.