HOJE
Sempre importa
Por Liga Nacional de Basquete
Mesmo com futuros definidos na temporada, Flamengo e Brasília vão à quadra neste sábado em Manaus para mais um grande Clássico dos Campeões
Com o rubro-negro carioca confirmado na liderança a equipe candanga confirmada no G-4, parece restar muito pouco para Flamengo e UniCEUB/BRBCARD/Brasília na fase de classificação. Porém, só este confronto histórico, protagonizado pelos únicos vencedores da história do NBB CAIXA já vale o ingresso. A bola subirá neste sábado (01/04), às 14 horas (de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), mesmo local do clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, válido pelo segundo turno.
“Flamengo x Brasília é um grande clássico do basquete brasileiro. Os dois únicos vencedores do NBB CAIXA. Esta última rodada pode definir o posicionamento e o caminho de diversas equipes no campeonato e temos respeito por isso. Entrar em uma partida sem ser para o buscar o resultado favorável não condiz com o que fazemos no nosso dia a dia, que é de buscar ser um pouco melhor a cada dia. Portanto, vamos com o que temos de melhor para esta última rodada visando a vitória”, declarou José Neto, técnico do Flamengo.

Mesmo com a liderança do NBB CAIXA garantida, Flamengo vai com tudo para o clássico na última rodada (Staff Images/Flamengo)
Apesar de já estar garantido no G-4, o Brasília ainda pode subir na tabela. Hoje na quarta posição, a equipe candanga poderá terminar como terceira colocada, caso vença o rubro-negro carioca e o Franca Basquete/Magazine Luiza seja derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, em jogo que também ocorre neste sábado, às 14 horas. Com este cenário, os comandados de Bruno Savignani terminariam a fase de classificação um degrau acima e evitariam um hipotético novo embate com o Flamengo na fase semifinal dos playoffs.
Com 21 vitórias e seis derrotas até aqui, o rubro-negro carioca não pode mais ser alcançado por ninguém e terá o mando de quadra em todas as séries que disputar dos playoffs. Foi a quinta vez em nove edições do NBB CAIXA que a equipe carioca realizou este feito. As outras ocorreram nas edições 08/09, 12/13, 13/14 e 15/16 da competição.
“Com algumas lesões sofridas, tivemos que administrar o início da nossa temporada. Acredito que a partir deste cenário, prevaleceu muito a força do nosso grupo de trabalho. Os jogadores que assumiram muito bem suas funções; o departamento médico e fisioterapêutico na prevenção e recuperação da equipe; a preparação física que foi aprimorando a capacidade do elenco e a parte técnica para oferecer as ferramentas de jogo necessárias. Enfim, a fidelidade na execução do planejamento com o foco bem ajustado no objetivo”, completou o treinador rubro-negro.

Brasília é o único time que o Flamengo não venceu na temporada; no primeiro turno, vitória por 95 a 83 para o time candango (Brito Júnior/UniCEUB)
Para o Flamengo, a ambição maior é vencer o único time que ainda não derrotou neste NBB CAIXA. Solar Cearense, Franca, Gocil/Bauru Basket, Vasco da Gama e Paulistano/Corpore venceram os rubro-negros, mas também foram derrotados por eles nesta temporada. Apenas o Brasília, que bateu o time carioca por 95 a 83 no primeiro turno, segue sem ser vítima do atual tetracampeão da competição.
Naquela partida, última dos dois times no primeiro turno, os candangos contaram com uma atuação coletiva exemplar e fizeram a festa ao lado de seu torcedor. Lucas Mariano terminou o jogo como cestinha do time, com 24 pontos, Giovannoni alcançou um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes, Fúlvio marcou nove pontos e distribuiu nove assistências e o Brasília ainda teve Deryk, com 14, e Pilar, com 12 (100% de aproveitamento), atingindo os dois dígitos de pontuação.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca