#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sempre Flamengo!

Fortaleza B. C. / CFO FOR 63
x
89 Flamengo FLA
16
1ºQ
X
21
16
2ºQ
X
21
14
3ºQ
X
26
17
4ºQ
X
21

Ginásio Paulo Sarasate

19 de março de 2015

Com boa produção durante todos os períodos, Flamengo mantém tabu diante do Basquete Cearense e volta ao NBB depois de 23 dias com vitória em Fortaleza

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
63
X
89
63
PTS
89
7
A3C
12
19
A2C
20
4
LLC
13
30
RT
46
7
ASS
19

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo voltou ao NBB 7 em grande estilo. Depois de ficar 23 dias sem atuar pela competição nacional, o time rubro-negro foi até a cidade de Fortaleza e manteve o tabu de nunca ter perdido para o Basquete Cearense. Os atuais bicampeões levaram a melhor no duelo realizado na noite desta quinta-feira (19/03), no Ginásio Paulo Sarasate, por 89 a 63, e venceram os nordestinos pela sexta vez na história do maior campeonato de basquete do país.

Por conta da fase final da LDB, do Jogo das Estrelas e também do Final Four da Liga das Américas 2015, disputado no último final de semana, a equipe carioca ficou um longo período longe das quadras do NBB. Agora, os comandados de José Neto chegaram aos 42 pontos ganhos e seguem dependendo apenas das próprias forças para terminarem a fase de classificação no G-4, o que levaria a equipe diretamente para a fase de quartas de final.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Para sair vencedor em solo cearense, o Flamengo contou com um grande rendimento durante os quatro períodos – no primeiro, segundo e quarto marcou 21 pontos em cada, e no terceiro anotou 26 tentos. Os destaques individuais ficaram por conta dos alas Marquinhos e Benite, que marcaram 18 e 17 pontos, respectivamente. Olivinha, com 12 pontos e 11 rebotes, e o jovem Felício, com sete pontos e 12 rebotes, também se destacaram.

Do lado dos donos da casa, o atleta mais efetivo em quadra foi o armador Davi, recentemente eleito o MVP da Final da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), autor de um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes. Esta foi a 20ª derrota em 28 jogos disputados do Basquete Cearense na atual temporada do NBB e, com 36 pontos ganhos, a equipe precisará vencer seus dois últimos compromissos e ainda torcer por derrotas de seus concorrentes para se classificar aos playoffs.

O jogo

Logo nos minutos iniciais, o Flamengo conseguiu abrir vantagem. Aproveitando uma sequência de erros dos rivais, o time rubro-negro emplacou uma rápida sequência de 7 a 0 e abriu 11 a 4 de frente, em pouco mais de três minutos de jogo.

No decorrer do primeiro quarto, o Basquete Cearense conseguiu melhorar seu desempenho ofensivo, muito por conta das atuações dos garotos Davi e Erick. Só que do outro lado, a equipe carioca contou com bons lances de Benite, vindo do banco de reservas, além do domínio completo dos rebotes, para seguir em vantagem (21 a 16).

No segundo período, o time da casa manteve a melhor ofensiva e equilibrou de vez o jogo. No embalo de Rashaun e Davi – juntos, os atletas marcaram 12 pontos na parcial –, o esquadrão dirigido pelo técnico Alberto Bial chegou a baixar a desvantagem no placar para apenas um ponto (26 a 25).

Sem se abalar, o Flamengo continuou com Benite como seu principal protagonista e não deixou os rivais virarem o jogo. Restando pouco menos de dois minutos para o intervalo, a diferença no placar estava em quatro pontos (34 a 30) e o técnico rubro-negro José Neto resolveu parar o jogo. Foi então que os visitantes deslancharam. Com direito a bolas de três pontos de Marquinhos e Herrmann, os atuais bicampeões do NBB marcaram oito pontos contra apenas dois dos adversários na reta final do quarto e foram para os vestiários com dez pontos de frente (42 a 32).

O Flamengo voltou do intervalo com tudo e conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem. Para isso, a equipe contou com a mão certeira de Marquinhos nos tiros de três pontos. Com três acertos em três tentativas de longa distância, o camisa 11 brilhou no terceiro quarto e, ao lado de Benite, que marcou mais sete pontos, foi fundamental para a diferença no marcador aumentar.

O Basquete Cearense tentou diminuir o prejuízo usando a mesma arma dos rivais, mas com um aproveitamento ruim na linha dos três pontos (apenas um acerto em oito tentativas), não conseguiram fazer frente aos rubro-negros. Então, depois de vencer a terceira parcial por26 a 14, o time visitante partiu para os dez minutos finais com tranquilos 22 pontos de frente: 68 a 46.

O último período não mudou o rumo da partida. Davi até tentou dar um novo ânimo aos donos da casa, mas Olivinha e Felício apareceram muito bem no garrafão rubro-negro e mantiveram a equipe visitante sempre com uma tranquila vantagem no placar. Então, com tranquilidade nos minutos finais, o Flamengo assegurou a sexta vitória em seis jogos realizados contra o Basquete Cearense na história do NBB.

Na sequência do NBB, o time carioca seguirá na estrada e irá até a capital federal para o “clássico dos campeões” contra o UniCEUB/BRB/Brasília, neste sábado, às 11 horas (de Brasília). Os rubro-negros ainda farão outros quatro jogos na fase de classificação. Por sua vez, o time nordestino, que tem apenas mais dois jogos por fazer, só voltará à quadra no dia 01/04 (quarta-feira) e medirá forças com o Paulistano/Unimed, em duelo que contará com transmissão ao vivo através do site da LNB.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB