HOJE
Sentiu-se em casa
Por Liga Nacional de Basquete
Vestindo verde e amarelo, Austrália faz ótimo jogo em equipe e aplica gigante vitória contra a França na 1º partida do basquete masculino na #Rio2016
Em quadra verde, com a camisa verde e amarela, a Austrália atuou de forma espetacular e parecia estar em sua própria casa. De forma dominante, com muito ritmo e jogo coletivo intenso, Austrália bateu a França com muita facilidade, por 87 a 66, e iniciou sua trajetória nas Olimpíadas do Rio de Janeiro com o pé direito.

Pivô Andrew Bogut foi o cara da partida com 26 de eficiência contra a equipe da França (Divulgação)
Dominante: O pivô Andrew Bogut, da Austrália, teve um jogo espetacular nesta tarde. O gigante australiano atuou por 22 minutos, anotou 18 pontos, errando apenas um chute, deu cinco assistências e acumulou quatro rebotes. Enquanto estava em quadra, seu saldo de pontuação foi positivo em 28 e ainda acumulou 26 pontos de eficiência.
Fizeram até demais: Junto com Bogut, Patty Mills e Matthew Dellavedova fizeram sua parte com muita categoria. Matthew anotou apenas quatro pontos, mas conseguiu impressionantes dez assistências e dois roubos de bola, enquanto isso Mills anotou 21 pontos, acertando sete chutes de quinze, pegou quatro sobras e ainda deu cinco assistências.
Entrou com tudo: No começo da partia a seleção da Austrália deu trabalho para França com uma defesa muito intensa e forçou cinco roubos de bola logo no começo. Isto deu margem para a equipe abrir nove pontos para cima dos franceses. Baynes anotou oito pontos no primeiro quarto e foi importante para controlar o garrafão da equipe da Oceania, enquanto Ingles já acumulava três roubos de bola.
Segue o ritmo: Com Bogut como arma nas pontes-aéreas, Batum e Parker combinando para um único ponto, a Austrália abriu 15 pontos de vantagem contra a França na metade do segundo quarto (32 a 17).

Armador Patty Mills anotou 21 pontos e foi o cestinha desta primeira partida (Divulgação)
Reação? Com muita raça, após um tempo pedido pelo técnico da França, a equipe azul contou com doze pontos seguidos de Tony Parker para diminuir a vantagem contra a Austrália. Ao final do segundo quarto, a vantagem que chegou a ser de 15 pontos caiu para apenas três pontos.
#JogaJunto: Na volta do intervalo, a Austrália novamente apareceu melhor dentro de quadra. A equipe estava melhor disposta, mais ligada e o técnico Andrej Lemanis colocou o foco da sua equipe embaixo do poste. Girando bem a bola, soube explorar todos os jogadores e sobrou muito espaço para Patrick (Patty) Mills acertar seus tiros do perímetro.
Números comprovam: A Austrália não deu brecha e dominou a França em todos os números: em rebotes (37 a 32), assistências (29 a 12), roubos de bola (11 a 6), aproveitamento em 2 pontos (58,3% a 46,5%), pontos em contra-ataque (13 a 4), pontos no garrafão (50 a 22), pontos do banco (26 a 23), pontos de roubos de bola (21 a 7) e ainda pontos de segunda chance (10 a 6).
Momento da partida: Já no começo do último quarto a situação complicou para a França. Mills, Bogut e Baynes acumularam 45 pontos, Dellavedova chegou a dez assistências. A equipe australiana não deu brecha alguma, enquanto os franceses sofriam na marcação e no cuidado com a bola. Tony Parker e Nando De Colo não anotaram um ponto no terceiro quarto e a equipe gaulês não deu nenhum sinal de retorno para a partida.
E agora? A Austrália descansa amanhã e logo na segunda-feira terá um difícil duelo contra a forte equipe da Sérvia pela segunda rodada, às 14h15 (horário de Brasília). Enquanto isso, a França tentará se reerguer diante da China, na mesma segunda feira (08/08), às 22h30 (horário de Brasília).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca