#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sequência mantida

KTO Minas MIN 62
x
71 Brasília BRA
12
1ºQ
X
26
24
2ºQ
X
16
15
3ºQ
X
17
11
4ºQ
X
12

Arena VIVO

15 de março de 2014

Diante da melhor defesa do campeonato, vice-líder Brasília tem dificuldades, mas bate Minas e chega ao nono triunfo seguido no NBB 2013/2014

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
62
X
71
62
PTS
71
3
A3C
10
19
A2C
14
15
LLC
13
35
RT
45
13
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O UniCEUB/BRB/Brasília segue com sua longa sequência de resultados positivos. Neste sábado, a equipe teve dificuldades diante do Minas Tênis Clube, dono da melhor defesa do NBB 2013/2014, mas venceu o duelo realizado na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 71 a 62, e conheceu sua nona vitória consecutiva no maior campeonato de basquete do país.

Em duas oportunidades, o time candango construiu boa vantagem no placar, mas o Minas conseguiu reagir e o time da capital federal precisou mostrar muita tranquilidade nos momentos decisivos do duelo para assegurar o triunfo. Dono da segunda colocação na tabela de classificação, os candangos somam agora 21 vitórias em 29 partidas realizadas (72,4% de aproveitamento).

O grande destaque do esquadrão do Centro-Oeste do país na partida ficou por conta do armador Nezinho, cestinha do jogo, com 24 pontos. Outros bons nomes da equipe ficaram por conta do ala Alex, que marcou 15 pontos, e do ala/pivô Giovannoni, autor de nove pontos e dez rebotes.

Pelo time mineiro, o maior pontuador foi Douglas Nunes, também responsável por 15 pontos. Com a derrota sofrida em casa, o Minas segue na 14ª colocação na tabela de classificação, agora com uma campanha de nove vitórias em 28 jogos disputados (32,1% de aproveitamento)

A partida começou em um ritmo incrível. Em menos de dois minutos, as equipes mostraram um alto aproveitamento ofensivo e o placar já apontava 9 a 8 a favor dos mineiros. Na sequência do primeiro quarto, Brasília continuou apresentando um bom rendimento, mas Minas não. Então, os visitantes tiveram caminho aberto para emplacar uma boa sequência e construir uma boa vantagem ao final da parcial. Com destaque para as atuações de Nezinho e Arthur, o esquadrão candango marcou 18 pontos contra apenas três dos rivais e fechou o período inicial com 14 pontos de frente: 26 a 12.

Sem se mostrar abatido com a arrancada dos rivais, os donos da casa voltaram com tudo para o segundo quarto. Graças a uma mudança na postura defensiva e bom rendimentos de Laing e Douglas do outro lado da quadra, os comandados do técnico Carlos Romano conseguiram equilibrar o jogo. A equipe de Belo Horizonte “deu o troco”, aplicou uma sequência de 16 a 3 e reduziu a diferença no placar para apenas um tento (29 a 28). Nos minutos finais do quarto, Alex chamou a responsabilidade e os atuais campeões da Liga Sul-Americana fecharam o primeiro tempo com seis pontos de vantagem: 42 a 36.

Nezinho voltou com a mão calibrada dos vestiários e os representantes da capital federal começaram muito bem o terceiro quarto. Com uma sequência de 11 a 2, liderada por oito pontos do armador, a equipe visitante abriu 15 pontos de vantagem (53 a 38). Porém o Minas novamente reagiu. Assim como no início do segundo quarto, o clube de Belo Horizonte voltou a “jogar uma balde de água fria” para cima da arrancada dos rivais.

Elinho apareceu bem, os mineiros melhoraram a defesa e conseguiram reduzir o prejuízo no placar ainda durante o terceiro quarto. Após marcar 13 pontos contra apenas seis dos rivais, o Minas colocou fogo no jogo e as equipes foram para os dez minutos finais do duelo separadas por oito pontos: 59 a 51.

O último quarto não foi bom para nenhum dos dois times. Com as defesa prevalecendo sobre os ataques, as equipes pouco pontuaram nos dez minutos finais do confronto. Então, a vantagem construída nas três parciais anteriores fez a diferença para o Brasília confirmar o nono triunfo seguido na temporada 2013/2014 do NBB.