HOJE
Sequências à prova
Por Liga Nacional de Basquete
Carregando boas sequências de vitórias, Bauru e Rio Claro se enfrentam nesta terça-feira, no Panela de Pressão; Gui encontra torcida bauruense pela 1ª vez no NBB
Nesta terça-feira (16/02), a abertura da 22ª rodada do NBB 2015/2016 colocará frente a frente duas boas sequências de vitórias. De um lado, o vice-líder Paschoalotto/Bauru, que vem de cinco triunfos seguidos. Do outro, o Rio Claro Basquete, que ganhou as três últimas partidas que fez na competição e está na nona posição. O duelo entre os dois acontecerá no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas.
Com 16 êxitos em 20 oportunidades (80% de aproveitamento), o time bauruense é o segundo colocado e está com o mesmo número de vitórias do líder Flamengo, que tem um jogo a menos (84,2% de aproveitamento). Depois da derrota sofrida para os próprios rubro-negros no dia 13 de janeiro, a equipe do técnico Demétrius venceu todas as cinco partidas que fez e com isso se manteve no pelotão de elite do NBB.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB
“São dois objetivos distintos pela frente e nosso primeiro foco é amanhã, no NBB. Se quisermos continuar sonhando com o primeiro lugar não podemos entrar desconcentrado num jogo como contra o Rio Claro. Temos que entrar 100% para poder buscar a vitória e continuar na briga pela primeira colocação”, frisou o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.
Este será o último compromisso do Bauru antes da disputa do Grupo E da segunda fase da Liga das Américas 2016, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no próprio no Ginásio Panela de Pressão. Os respectivos adversários do Dragão serão o Malvin (URU), Mogi das Cruzes/Helbor e Quimsa (ARG). Os dois melhores da chave avançarão ao Final Four, que contará com também com os dois melhores do Grupo F, que tem Flamengo, Brasília, Guaros de Lara (VEN) e Correcaminos Colón (PAN).
Do outro lado está o Rio Claro Basquete, que depois de perder também para o Flamengo no dia 20 de janeiro, ganhou todas as três partidas que fez, contra Macaé Basquete, São José Basketball e Mogi das Cruzes/Helbor, todas elas em casa. Com isso, o time do interior paulista, que antes beirava o limite da zona de classificação aos playoffs, subiu para a nona posição, agora com nove triunfos em 20 jogos (45% de aproveitamento).
“Estamos vindo de três vitórias seguidas, mas temos que continuar evoluindo como time, e isso tem acontecido, tanto nos jogos e dia a dia. Este jogo contra Bauru será determinante diante dos nossos objetivos. Por isso vamos chegar firmes e focados pensando somente na vitória”, disse o ala Gui Deodato, cestinha do Rio Claro na atual temporada do NBB, com média de 14,8 pontos por jogo.
Quando se enfrentaram no primeiro turno, no Ginásio Felipe Karam, em solo rio-clarense, o Bauru levou a melhor sobre a equipe da casa, pelo placar de 72 a 63. O destaque ficou por conta do jovem pivô Wesley Sena, responsável por 16 dos 17 pontos que tentou, além de oito rebotes e 25 de eficiência. Pelo lado do Rio Claro, o maior anotador foi Gui Deodato, também com 16 pontos.
E por falar nele, Gui Deodato viverá uma noite especial no Ginásio Panela de Pressão nesta terça-feira. Nascido e revelado em Bauru, o ala de 24 anos enfrentará a torcida bauruense pela primeira vez como visitante no NBB desde que deixou a equipe no início desta temporada.
Esta não será a primeira vez que o jogador enfrentará o Bauru desde sua saída. Pelo Campeonato Paulista 2015, o camisa 9 esteve frente a frente com seu ex-clube duas vezes, e curiosamente, venceu as duas – no primeiro turno, em Rio Claro, por 95 a 85, e no segundo turno no Ginásio Panela de Pressão, por 91 a 85.
Com a camisa do Dragão, Gui disputou sete temporadas do NBB. Além disso, conquistou o título da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2012, o bicampeonato paulista (2013 e 2014), os títulos da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas em 2015 e os vice-campeonatos do NBB 14/15 e da Copa Intercontinental 2015.
“Tenho muito carinho pela torcida que me acompanhou desde quando eu comecei jogar basquete. Esse reencontro vai ser especial, até porque dentro de quadra todos também são meus amigos, mas também tudo isso acaba quando a bola sobe. Em Bauru tive um começo de carreira maravilhoso, sem dúvida, mas o que vivo agora é mais importante e me sinto em constante evolução”, declarou Gui Deodato.
Confira a programação de jogos desta semana do NBB 2015/2016:
– 16/02 (Terça-feira)
19h30 – Paulistano/Corpore x Banrisul/Caxias do Sul Basquete
20h – Paschoalotto/Bauru x Rio Claro Basquete
– 17/02 (Quarta-feira)
19h30 – Flamengo x Solar Cearense
19h30 – Macaé Basquete x Universo/Vitória
20h – São José Basketball x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
– 18/02 (Quinta-feira)
18h – EC Pinheiros x Paulistano/Corpore
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Banrisul/Caxias do Sul Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb
– 19/02 (Sexta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Solar Cearense
20h – São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas
– 20/02 (Sábado)
17h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo na RedeTV!