#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Será que fecha?

13-05-2017 | 07:08
Por

Com 2 a 0 de vantagem na série, Paulistano volta a receber Vitória em São Paulo, neste domingo, às 11 horas, com transmissão ao vivo do SporTV

Paulistano, de Lucas Dias, está a um passo de chegar às Finais do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

O NBB CAIXA 2016/2017 pode conhecer seu primeiro finalista de domingo. Com 2 a 0 de frente na série semifinal, o Paulistano/Corpore voltará a receber o Universo/Vitória no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP). A bola sobe às 11 horas e o canal SporTV 2 transmite ao vivo.

Depois de vencer o Jogo 1 fora de casa, em Salvador, o time paulista fez valer o mando de quadra no Jogo 2 e dobrou sua vantagem na série. Com um grande terceiro quarto, a equipe abriu 12 pontos de frente e depois segurou a pressão dos donos da casa para se aproximar da classificação às Finais do NBB CAIXA.

“Temos a chance de fechar em casa, mas não podemos relaxar. É a primeira vez que temos a vantagem de 2 a 0 nestes playoffs, mas isso não quer dizer nada. Vimos muitos favoritos caírem e esse campeonato já nos ensinou muita coisa. Temos que manter nossa boa defesa e ir com tudo em busca dessa classificação no domingo”, disse o ala Lucas Dias, do Paulistano.

Para triunfar no Jogo 2, o Paulistano precisou superar um grande desfalque. Um dos principais destaques da equipe ao longo da temporada, o armador Georginho foi diagnosticado com uma virose e nem compareceu ao Ginásio Antonio Prado Junior. O camisa 32 ainda é dúvida para a partida deste domingo.

“A gente sabia que seria ainda muito mais difícil sem o George. Então todo mundo se doou um pouco mais e conseguimos vencer o Jogo 2. Não sabemos se ele joga o próximo (jogo), mas estamos prontos para o que acontecer”, comentou Lucas Dias, cestinha do Paulistano na série, com média de 16 pontos por jogo.

Vitória está com dificuldades para segurar o ataque do Paulistano (João Pires/LNB)

Em uma situação de “vida ou morte”, o Vitória precisa vencer para forçar o Jogo 4, em Salvador. Para isso, a equipe precisará fazer alguns ajustes, principalmente na defesa. Dono de um dos melhores sistemas defensivos da competição, o time baiano sofreu 177 pontos nas duas primeiras partidas (95 no Jogo 1 e 82 no Jogo 2).

“Tivemos muitas falhas defensivas nos dois primeiros jogos, em situações de um contra um que acabaram desequilibrando nossa defesa. Em um nível desse, contra uma equipe que está jogando um ótimo basquete como é o Paulistano, isso não pode acontecer. Eles também tiveram muitos rebotes ofensivos e acabamos dando cestas fáceis a eles”, analisou o ala/armador rubro-negro André Goés.

Na última partida, a maior parte da alta pontuação do Paulistano veio dos arremessos de três pontos. Foram 15 acertos em 36 tentativas e a equipe marcou 45 de seus 82 pontos com tiros de longa distância.

“O jogo foi decidido no terceiro quarto, quando eles abriram 12 pontos. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas ali naquele momento fomos dominados. Depois ficou difícil correr atrás, ainda mais contra um time que a moral está muito alta. Vamos ter que entrar ainda mais fortes no domingo se quisermos vencer”, disse o ala/pivô Renato Scholz, do Vitória.

“Tem um pouco da pressão de termos que vencer, sim. Mas playoffs é assim e já passamos por situações parecidas nas séries anteriores. Mogi vencia por 2 a 1, mas vencemos o Jogo 4 e acabamos nos classificando depois. Nosso time é bem maduro e experiente e não vamos nos entregar”, completou Renato.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.