#JOGAJUNTO

ESG

Personalidades Negras

25-08-2025 | 01:21
Por Liga Nacional de Basquete

LNB dá prosseguimento às ações realizadas pelo Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB e apresenta Esperança Garcia, no sexto capítulo da série Personalidades Negras

A Liga Nacional de Basquete, junto com a CAIXA e o Governo Federal, dá prosseguimento às ações realizadas pelo Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB com o primeiro capítulo da série Personalidades Negras. Conhecer personagens históricos brasileiros negros faz parte do importante processo de letramento racial. Além disso, mensalmente, um jogador negro do NBB CAIXA fará uma indicação de livro, filme, peça de teatro ou uma manifestação artística que tenha a cultura negra como tema principal.

Esperança Garcia

Tornar pública a história de Esperança Garcia é crucial para combater o apagamento histórico no Brasil. Sua trajetória de luta por direitos, por meio da educação no período da escravidão, ressalta o papel das mulheres negras na construção do país, e ela é reconhecida como a primeira advogada do Brasil.

Nascida escravizada no século XVIII, na fazenda de Algodões, Piauí, propriedade dos jesuítas, Esperança Garcia aprendeu a ler e escrever. Casou-se aos 16 anos e teve seu primeiro filho. Após a expulsão dos jesuítas e a transferência da fazenda para novos proprietários, ela foi separada de sua família e enviada para prestar serviços em outras terras.

Separada do marido e do filho, e em busca do reencontro, Esperança Garcia denunciou as violências que sofria ao governo do Piauí da época. Em 6 de setembro de 1770, ela redigiu uma carta detalhando os maus-tratos infligidos a ela e a outros homens e mulheres negros em uma fazenda da região. O documento, enviado ao governador do estado, solicitava o resgate do grupo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Juristas e historiadores brasileiros consideram o documento uma petição, devido à presença de elementos jurídicos cruciais, como endereçamento, identificação, narrativa dos fatos, fundamentação no Direito e um pedido. Contudo, não há informações sobre se o pedido de Esperança foi atendido ou se ela conseguiu reencontrar sua família.

Em 2017, Esperança Garcia foi oficialmente reconhecida pela seccional da OAB do Piauí como a primeira advogada do Brasil.

Toque Cultural NBB CAIXA

Destaque do Mr.Moo São José Basketball, Douglas dos Santos citou a música ‘Benção’ do Djonga!

“Foi uma música que me ajudou depois de mais velho e onde comecei a ter mais noção das coisas ao meu redor. Ele fala na música: ‘aprendemos mais sobre ancestralidade em casa do que na internet’. Por ter sido criado por uma mãe negra solteira e meus avós. Isso me leva a algumas reflexões, que me guiam: mesmo podendo conquistar o mundo lá fora, temos que olhar para nossas origens e olhar para tudo o que passamos antes de chegar onde chegamos! E a questão de ser criado por uma religião de matriz africana, como isso foi um diferencial na minha formação.”