#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Série caseira?

20-04-2015 | 01:28
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de 14 vitórias em 15 jogos em casa no NBB 7, Limeira enfrenta Brasília, que jamais foi derrotado no Ginásio da Asceb em playoffs; confira tudo sobre a série

Depois de passar pelo Pinheiros nas oitavas de final, o UniCEUB/BRB/Brasília terá como adversário nas quartas o vice-líder Winner/Limeira. Vindo da melhor campanha de sua história na fase de classificação do NBB, o Limeira espera se manter quente também nas quartas, para vencer a primeira série de playoff de sua história no campeonato nacional. Para isso, a equipe do interior do Estado de São Paulo conta com a força de seu ginásio, onde venceu 14 dos 15 jogos que disputou no NBB 7.

Do outro lado, o tricampeão Brasília pela primeira vez na história precisou passar pela fase oitavas de final para chegar até as quartas. Apesar de possuir um retrospecto brilhante nesta fase, a equipe candanga não teve sucesso nas duas últimas temporadas. Para obter sucesso na série contra o Limeira, o Brasília também aposta em seu ginásio para se dar bem, já que venceu os oito jogos de playoff que disputou no ASCEB.

Confira todos os dados, estatísticas e curiosidades do confronto entre Limeira e Brasília!

David Jackson, do Limeira

Cestinha do Limeira durante a fase de classificação, David Jackson teve média de 23,6 pontos durante os playoffs do ano passado (Brito Junior/Divulgação)

Teremos Jogo 5?
Em cinco das seis quartas de final disputadas até hoje no NBB, o vice-líder da fase de classificação disputou uma série de cinco jogos:

NBB 1: Brasília 3 x 2 Franca
NBB 3: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB 4: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB 5: Brasília 2 x 3 São José
NBB 6: Paulistano 3 x 2 Franca

Sem sucesso
O Limeira já disputou cinco séries de playoff em sua história no NBB mas nunca conseguiu terminar um confronto com vitória. Curiosamente, todas as derrotas limeirenses foram por virada.

Jogo 1 = vitória?
Mesmo com o retrospecto negativo em playoffs, o Limeira nunca iniciou uma série com derrota. Em seis “Jogos 1”, o time do interior do Estado de São Paulo venceu os seis.

Segundo ano
Fora das primeiras cinco fases quartas de final, o Limeira fechou a fase de classificação entre as quatro melhores equipes nas duas últimas temporadas e vai disputar às quartas pelo segundo ano seguido.

Parou nela
Na última temporada, no confronto quartas de final contra o Mogi das Cruzes, o Limeira saiu na frente, ao vencer as duas primeiras, porém, foi derrotado nas últimas três partidas e acabou por eliminado.

Arrebentou mas não deu
MVP da última temporada, David Jackson foi o grande destaque do Limeira na fase quartas de final do último NBB, ao totalizar 118 pontos e ter média de 23,6 tentos por partida.

Sempre presente
Tricampeão do NBB, o Brasília participou de todas as sete quartas de final da história dos playoffs do NBB.

Varrida ou cinco jogos
Em todas as seis séries quartas de final que o Brasília disputou, o placar do confronto terminou em 3 a 0 ou 3 a 2, tanto em vitórias brasilienses quanto em derrotas.

Praticamente perfeito
O Limeira teve campanha de 14 vitórias em 15 partidas como mandante na fase de classificação do NBB 7.

Com vitória em 11 dos 12 jogos em casa, o Limeira é um dos melhores mandantes do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Com vitória em 14 dos 15 jogos em casa, o Limeira é um dos melhores mandantes do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Bem em casa
A equipe brasiliense possui campanha de 11 vitórias em 15 partidas (73,3% de aproveitamento) em partidas como mandante na fase quartas de final dos playoffs do NBB.

Mal fora de casa
Já longe de sua torcida, a equipe candanga possui retrospecto negativo de três vitórias e seis derrotas em nove partidas como visitante em quartas de final.

Voltou a vencer
Depois de ganhar as 11 primeiras séries que disputou nos playoffs do NBB, o Brasília estava com duas derrotas seguidas em playoff, porém venceu o Pinheiros e voltou a conquistar uma série após duas temporadas.

Sem São José
Vencedor nas quatro primeiras séries quartas de final do NBB, o Brasília foi eliminado desta fase nas duas últimas temporadas, ambas derrotas para o São José (NBB 5 – 3 a 2 e NBB 6 – 3 a 0).

Continua invicto
O Brasília terminou com vitória todos os oito jogos de playoff que realizou no Ginásio da ASCEB.

Vem pedreira
O vencedor da série entre Limeira e Brasília enfrentará, na fase semifinal, o time que levar a melhor série entre Flamengo e São José.

Vantagem candanga
Limeira e Brasília já se enfrentaram em 12 partidas válidas pelo NBB, e a equipe candanga possui vantagem de sete vitórias contra cinco do Limeira.

Dobradinha limeirense
O Limeira venceu os dois duelos contra o Brasília na sétima edição do NBB. Triunfo por 87 a 83 no primeiro turno e por 86 a 69 no segundo.

Jackson representa Limeira no Quinteto Ideal (Allan Conti/Divulgação)

Jackson praticamente não errou lances livres durante o NBB 7 (Allan Conti/Divulgação)

Senhor Lance Livre
O ala norte-americano David Jackson finalizou a fase de classificação do NBB 7 com 133 lances livres certos em 140 tentados (95% de aproveitamento).

Entre os melhores
Falando em David Jackson, o ala limeirense foi dono da quarta melhor média de pontos da fase de classificação, com 17,1 por partida, e também da quarta melhor eficiência, com 18,7 pontos de valorização por jogo.

Uma vez na história
Segundos colocados terminaram cinco das seis fases quartas de final do NBB com vitória na série. O único segundo colocado que não conseguiu se classificar para  semifinal foi o Brasília, na quinta edição do NBB.

Melhor da história
O Limeira conquistou a melhor campanha de sua história na fase de classificação, ao vencer 25 dos 30 jogos que disputou (83,3% de aproveitamento).

3 a 1
Com triunfos nos Jogos 1, 3 e 4, o Brasília bateu o Pinheiros por 3 a 1 e garantiu sua classificação para a fase quartas de final dos playoffs.

Ataque possante
A equipe do Planalto Central passou dos 90 pontos em três dos quatro duelos contra o Pinheiros na fase oitavas de final.

Em boa forma
O Limeira terminou a fase de classificação da temporada 2014/2015 com seis vitórias nos últimos sete jogos, derrota apenas para o Flamengo, na última rodada.

Três dos maiores
O confronto entre as equipes terá pelo Brasília o ala/pivô Giovannoni, quarto cestinha da história dos playoffs (852 pontos), e o ala Arthur, oitavo cestinha da história (734 pontos), e por Limeira o armador Nezinho, nono cestinha (703 pontos).

150
O jovem pivô Ronald, do Brasília, completará 150 partidas em sua trajetória no NBB no primeiro duelo contra o Limeira nos playoffs.

Falando em Ronald…
Ronald fez contra o Limeira a melhor partida de sua carreira no NBB na categoria rebotes, ao recuperar 20sobras. A marca de 20 rebotes recuperados é a terceira melhor da história do NBB.

Guilherme Giovannoni, do Brasília

Giovannoni será o quinto jogador na história do NBB a recuperar 1.500 rebotes (Brito Junior/Divulgação)

1500!
O experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni precisa de apenas dois rebotes para alcançar a marca de 1.500 rebotes em sua carreira no NBB, o quinto jogador na história do campeonato a bater tal número.

Protagonista
Giovannoni é o segundo maior cestinha do NBB 7 até o momento, com média de 17,8 pontos por jogo, e ainda é o jogador mais eficiente da competição, com 18,8 pontos de valorização por partida.

Muito especial
Uma temporada depois de deixar o Brasília, o armador Nezinho, que agora defende o Limeira, atuará contra a sua ex-equipe nos playoffs do NBB. Atuando com a camisa do Brasília nas últimas cinco temporadas, Nezinho conquistou três NBB’s (2010, 2011 e 2012) e duas Ligas Sul-Americanas (2010 e 2013).

Mais experiente
O Brasília é a equipe que mais disputou partidas de playoff na história do NBB: 51 jogos. Três jogos a mais que o Flamengo, que disputou 58 partidas.

De longe
O Brasília é a equipe que mais anotou pontos em playoffs do NBB, com um total de 5.271 pontos. O time da Capital Federal também é a equipe que mais sofreu pontos, com 5.081.

Bem dos dois lados
O Limeira fechou a fase de classificação com o quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 82,7 pontos, e com a terceira melhor defesa, sofrendo apenas 76,6 pontos por jogo.

Nada bom
A equipe limeirense terminou a primeira fase da temporada 2014/2015 com a segunda pior média de rebotes por jogo, apenas 31,1 sobras em cada um de seus confrontos.

Bem afiado
O time comandado pelo técnico Dedé Barbosa terminou a fase de classificação do NBB 7 como a quarta melhor equipe em arremessos certeiros para 3 pontos, com 9,4 por jogo, e com o segundo melhor aproveitamento nos tiros de fora (40,9%).

Confira a tabela completa da série quartas de final entre Limeira e Brasília:

– Winner/Limeira (2º) x UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 – 22/04 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 24/04 (sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira
Jogo 3 – 27/04 (segunda-feira), às 20h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Vô Lucato, em Limeira

* Se necessário