#JOGAJUNTO

Mais basquete

17 VEZES SESI FRANCA!

11-10-2025 | 12:23
Por Liga Nacional de Basquete

Sesi Franca supera Mogi na série final do Campeonato Paulista por 3 a 0 e conquista competição estadual pela 17ª vez na história; Georginho é eleito MVP das Finais

Tetracampeão seguido do NBB CAIXA, o Sesi Franca Basquete iniciou a temporada 2025/26 com o pé direito: a equipe francana derrotou o Mogi Basquete na série melhor de três da final de forma invicta, sagrando-se campeão estadual pela 17ª vez em 90 anos de história. Essa foi a oitava final francana na competição nos últimos dez anos, sendo este o sexto título deste recorte.

A final se deu entre as duas melhores equipes da fase de classificação do Campeonato Paulista, visto que o Sesi Franca se classificou aos Playoffs em primeiro lugar com oito vitórias em dez partidas e o Mogi Basquete em segundo lugar com sete vitórias entre os mesmos dez jogos. Para chegar à finalíssima, os francanos deixaram para trás nas quartas e semifinais o Rio Claro (2×0) e o Mr. Moo São José Basketball (2×0), enquanto o Mogi superou o Paulistano nas quartas de final (2×1) e o Pinheiros na semifinal (2×0).

O sexto título dos últimos dez anos de Campeonato Paulista em oito finais disputadas para o Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti

Em série melhor de três, a primeira partida da decisão foi realizada no Hugão, casa do Mogi Basquete, com grande presença da torcida mogiana e emoção até o fim: o duelo foi decidido no último segundo, após o desperdício crucial de dois lances livres que empatariam a partida: 82 a 81 para o Sesi Franca, com destaque para Georginho de Paula (17 pontos e oito rebotes) e Cristiano Felício (15 pontos e cinco rebotes). Pelo Mogi, Felipe Ruivo (13 pontos, cinco rebotes, seis assistências) e Gabriel Caldeira (14 pontos, quatro rebotes e seis assistências) foram os destaques do primeiro embate.

A partir da segunda partida, a série final partiu para a capital do basquete. No Pedrocão, o Mogi Basquete iniciou o segundo duelo com ritmo nas alturas, vencendo o primeiro quarto e chegando ao intervalo com vantagem  no placar sobre os francanos. Contudo, a equipe comandada por Helinho Garcia fez o último quarto ‘perfeito’ e venceu o segundo encontro por 72 a 60, com Georginho de Paula novamente como destaque: 16 pontos, sete rebotes e cinco assistências. O destaque do Mogi Basquete também foi repetido, dado que Felipe Ruivo foi o cestinha da partida com 21 pontos e seis assistências.

Já no terceiro duelo, a história foi diferente: o Sesi Franca dominou a equipe do Mogi Basquete a partir do segundo quarto com grandes atuações de Lucas Dias (25 pontos, oito rebotea), David Jackson (17 pontos), Corderro Bennett (17 pontos, cinco rebotes) e Georginho de Paula (14 pontos, sete rebotes), somando  97 a 68 no placar para a fechar a série final de forma invicta e levantar o troféu do campeonato estadual pela décima sétima vez.

Georginho de Paula foi eleito o MVP das Finais pela Federação Paulista de Basquete. Foto: Marcos Limonti

Agora, os dois times mudam a chave e focam na preparação para a estreia no NBB CAIXA 2025/26. O Sesi Franca Basquete estreia na elite do basquete nacional no próximo domingo (19/10), às 15h, fora de casa contra o Basket Osasco, já o Mogi Basquete duela contra o KTO Minas, no dia 23/10, às 19h, também longe de seus domínios.

+ Confira a tabela de jogos do NBB CAIXA 2025/26