HOJE
Em Franca evolução!
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanha 100% invicta na etapa eliminatória nas finais da LDB 2023, SESI Franca Basquete finaliza a maior competição de base do país com a segunda colocação
O SESI Franca Basquete protagonizou uma das finais mais históricas do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, com direito a decisão nos últimos. Em partida realizada no último domingo (3/9), a equipe francana foi superada pelo Paulistano pelo apertadíssimo placar de 70 a 69, terminando assim com o vice-campeonato da competição.
Apesar do título ter ficado para trás, a história do Franca na LDB 2023 foi marcada por um marcante e positivo processo de evolução. A equipe finalizou a fase classificatória em quarto lugar (8 vitórias e 3 derrotas) e, na disputa do mata-mata da fase final se classificou de forma invicta para a grande decisão da competição, derrotando inclusive a equipe do Paulistano, detalhe que demonstra e explica, novamente, a final altamente forte e equilibrada desta última edição.
“Nossa equipe manteve a filosofia de não montar uma equipe somente para a LDB, o que fazemos é potencializar os jovens jogadores. Na maioria das vezes, somos o elenco mais jovem da competição, somente com algumas exceções como é o caso do Márcio e Du Marília, mas temos até mesmo atletas de 16 anos” ressaltou o técnico Pablo Costa sobre o desenvolvimento do elenco ao longo da competição.
“Acredito que a mescla de situações entre o profissional e base é muito importante porque assim eles vivenciam o protagonismo na LDB e um papel, as vezes, mais coadjuvante no NBB. Vejo que a equipe cresceu demais durante a competição e assim chegamos em uma final, quando esperávamos ficar entre os quatro. Para nós ter tido a oportunidade de disputar a final, já foi um grande mérito e termos conseguido jogar de igual pra igual com o forte elenco do Paulistano, deixou a conquista do vice-campeonato ainda mais bonita”, comentou o técnico.

Histórico francano na LDB
Assim como a trajetória como um todo o Franca na história do basquete, quando se diz sobre LDB não é diferente. A instituição participou de todas as 12 edições já realizadas, com destaque para o ano de 2016 quando conquistou seu primeiro e único título da competição. Outro fator de ouro que está no DNA francano é o berço para revelar novos talentos no basquete. Dentre nomes já conhecidos como o pivô Márcio Santos (vindo de participação na última edição do Draft da NBA) e o ala/pivô Du Marília, também se destaca o jovem Paulo Zu que ressaltou o espírito de resiliência da equipe “Nós sabíamos que não seria fácil, mas nós não abaixamos a cabeça. Tínhamos muitas desculpas pra colocar na frente, mas soubemos passar por cima de tudo e demos nosso máximo porque somos uma família”, comentou o ala/pivô que foi o cestinha da partida com 29 pontos.

Paulo Zu foi o cestinha da grande final da LDB 2023 anotando 29 pontos (João Pires/LNB)
Os 8 melhores da LDB 2023!
1º – Paulistano
2º – SESI Franca
3º – Pinheiros
4º – Corinthians
5º – São José
6º – Minas Tênis Clube
7º – Caxias do Sul
8º – Praia Clube
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca