#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

PREPARADOS PARA FAZER HISTÓRIA!

19-09-2023 | 11:27
Por Liga Nacional de Basquete

A partir da próxima sexta-feira (22/9), Sesi Franca iniciará a jornada pelo troféu da Copa Intercontinental da FIBA; competição internacional será realizada em Singapura, na Ásia

Após viver a temporada ”perfeita’, conquistando os troféus do Campeonato Paulista 2022, do NBB CAIXA 22/23, da Copa Super 8 2023 e da BCLA (Basketball Champions League das Américas) 2023, o Sesi Franca Basquete está em Singapura, na Ásia, para a disputa da Copa Intercontinental da FIBA, popularmente conhecida como o Mundial de Clubes do basquete ou Intercontinental. Com todas as partidas realizadas no Ginásio Singapore Sports Hub a partir do dia 21/9 (quinta-feira), a competição internacional organizada pela FIBA reúne seis equipes, uma de cada continente: Al-Ahly (Egito, África), Al Manama (Bahrein, Ásia Ocidental), Zhejiang Golden Bulls (China, Ásia Oriental), Ignite (NBA G-League), Telekom Baskets Bonn (Alemanha, Europa) e o representante das Américas, Sesi Franca Basquete.

+ Confira o site oficial da Copa Intercontinental da FIBA

As equipes foram divididas em dois grupos por meio de sorteio realizado pela FIBA. Com isso, a equipe brasileira figura no Grupo A, ao lado do Ignite, campeão da NBA G-League e do Al-Ahly, campeão da Basketball Africa League. Os líderes de cada um dos dois grupos se enfrentarão na finalíssima do Mundial, enquanto o restante das equipes brigará entre o 3º e o 6º lugares.

O Sesi Franca Basquete começa a jornada em busca do título inédito da Copa Intercontinental nesta sexta-feira (22/9), em duelo contra o Al-Ahly, às 4h. A segunda partida da equipe francana está marcada para o sábado (23/9), contra o Ignite, também às 4h da manhã, com todos os duelos da equipe brasileira transmitidos, ao vivo, pela ESPN.

O Sesi Franca Basquete vive uma das melhores fases de sua história, se não a melhor. Antes do início do NBB CAIXA, em 2008, a equipe do interior paulista já tinha em sua galeria 11 títulos do Campeonato Brasileiro. Após nove anos sem conquistar nenhuma taça, o Franca voltou a ser campeão nas conquistas da Liga Sul-Americana (2018) e da Copa Super 8 (2019/2020). Na temporada 2021/2022 venceu, pela primeira vez, o troféu do NBB CAIXA, conquistando também o bicampeonato seguido na temporada 2022/2023. Além disso, a equipe foi ”campeã de tudo” no último ano do basquete brasileiro, após conquistar o Campeonato Paulista, a Copa Super 8, o NBB CAIXA e a BCLA, competição que classificou os francanos para o Mundial. O elenco francano de 2022/2023 marcou o nome na história do basquete nacional com a maior sequência invicta de vitórias de um clube, com 44 triunfos.

Em junho de 2023, o Sesi Franca Basquete conquistou o bi-campeonato seguido do NBB CAIXA ao lado de seus torcedores (Marcos Limonti/Franca)

Esta será a sexta participação do Sesi Franca em Copas Intercontinentais e os comandados do técnico Helinho Garcia entrarão em quadra com a possibilidade de conquistar um título inédito, visto que as melhores campanhas francanas nas Copas Intercontinentais da FIBA foram em 1975, na Itália (vice-campeão), em 1976, na Argentina (4º lugar), em 1977, na Espanha (4º lugar) e em 1980, na Bósnia e Herzegovina (vice-campeão).

O grande momento vivido pelos francanos também resultou em premiações individuais para diversos jogadores do elenco de Helinho Garcia. Lucas Dias foi eleito o MVP do NBB CAIXA 22/23, além de figurar entre os “Pivôs do Ano” da última temporada. O armador Georginho foi o MVP das Finais do último NBB e também ganhou o troféu de Armador do Ano. Outros jogadores do Sesi Franca foram premiados por conta do grande desempenho na temporada 2022/2023, como David Jackson (Ala do Ano), o armador Santiago Scala (Sexto Homem do Ano) e o comandante Helinho Garcia (Técnico do Ano – Troféu Ary Vidal).

“Cada vez está chegando mais perto do primeiro jogo, estamos ansiosos mas também focados para trazer esse grande título que sempre sonhamos. É um campeonato diferente, que ninguém do elenco disputou, mas estaremos preparados como uma família para trazer esse título tão sonhado”, comentou Lucas Dias.

Apoio fundamental!

No último domingo (17/9), o elenco partiu para Singapura e recebeu grande apoio do torcedor francano, que lotou e fez grande festa no embarque para a viagem até o palco da Copa Intercontinental da FIBA.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Programação – Copa Intercontinental FIBA

22/09 – Sexta-feira

4h – Sesi Franca Basquete x Al-Ahly – Transmissão ao vivo da ESPN

23/09 – Sábado

4h – Sesi Franca Basquete x NBA G-League Ignite – Transmissão ao vivo da ESPN

24/09 – Domingo 

1h – Disputa de 5º lugar

4h – Disputa de 3º lugar

8h – Final