#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

QUARTAS DE FINAL

03-03-2024 | 08:01
Por Juvenal Dias

Nesta semana, Sesi Franca e Flamengo jogam pelas quartas de final da BCLA em partidas de melhor de 3, contra Hebraica y Macabi e Obras Sanitarias, respectivamente, decidindo em casa

Esta semana será decisiva para Sesi Franca e Flamengo. As duas equipes, que já foram campeãs da Basketball Champions League America (BCLA), disputarão as quartas de final da edição 2023/24 nos próximos dias. A equipe do interior paulista enfrentará os uruguaios do Hebraica y Macabi, enquanto o Rubro-Negro carioca terá os argentinos do Obras Sanitarias pelo caminho. Os dois brasileiros fazem o primeiro jogo da melhor de três fora de casa e decidem as demais partidas em seus domínios. Todas as partidas têm transmissão ao vivo do canal do YouTube da competição e as do Flamengo, têm transmissão em português pela FlaTV+.

Sesi Franca

Foto: BCLA

O Sesi Franca fez uma primeira fase quase que irretocável, classificando-se antecipadamente às quartas de final e terminando na primeira colocação do grupo D, com cinco vitórias e uma derrota. Nos playoffs medirá forças com o Hebraica y Macabi, que foi segundo do grupo C do Flamengo, para continuar sonhando com o bicampeonato da BCLA e a vaga no Mundial Interclubes. A primeira partida ocorre na Arena Antel, em Montevidéu, no Uruguai, terça-feira (5/3), às 19h10. Na sequência, receberá o adversário no Pedrocão, na sexta-feira (8/3), às 18h40. Caso haja necessidade do terceiro confronto, também será no ginásio francano, no dia seguinte, no mesmo horário.

“Em uma BCLA que tem sido muito equilibrada, não considero que exista favoritismo claro para nenhuma das equipes. Agora, sabemos que é um playoff que decidiremos dentro da nossa casa, com o apoio da nossa torcida, que é muito importante. Vamos para o Uruguai em busca dessa primeira vitória, com a convicção de que dentro da nossa casa, podemos buscar a classificação e, consequentemente, a vaga no Final Four”, declarou o técnico Helinho Garcia, que não acredita que o Sesi Franca seja favorito, mesmo com o melhor momento do time na temporada. Além de classificar-se em primeiro de seu grupo, a equipe do interior paulista vem de um jogo decidido na última bola contra o Minas, pelo NBB CAIXA, no qual saiu vencedor e assumiu a vice-liderança do campeonato nacional.

O treinador comentou também sobre os riscos que o Sesi Franca corre nesta primeira partida fora de casa:

“Toda partida fora de casa é importante que você esteja no controle do ritmo da partida, que possa minimizar o poder de jogadores importantes decidirem a favor do Hebraica y Macabi e, a partir disso, que possamos fazer nosso jogo, seja na transição ou nas jogadas organizadas. Mas, ditarmos o ritmo será fundamental para que possamos buscar a vitória lá”.

Por fim, Helinho ressaltou a importância de decidir a vaga no Pedrocão, mesmo com o desfalque de David Jackson, que se machucou na última partida:

“Decidir o playoff dentro da nossa quadra sempre é muito importante, faz uma diferença, porque sabemos a força que a nossa equipe tem jogando ao lado de sua torcida. Então isso nos motiva e nos dá a confiança necessária para buscarmos o bom resultado fora e voltarmos para confirmar a classificação em Franca”.

Flamengo

Foto: BCLA

Já o time do Flamengo teve um início com um susto, uma derrota diante do seu torcedor, mas recuperou-se ao longo da BCLA e classificou-se também com a primeira colocação. No grupo C, o Rubro-Negro terminou com cinco vitórias e uma derrota. Assim, enfrentará o Obras Sanitarias, que foi segundo no grupo D do Sesi Franca. A primeira partida da equipe carioca é no ginásio que leva o nome do time argentino, mas que também é conhecido como ‘Templo do Rock’, já nesta segunda-feira (4/3), às 19h10. Depois, receberá o rival no Maracanãzinho, na quinta-feira (7/3), às 20h10. Caso haja necessidade do jogo de desempate, também ocorrerá no templo do esporte brasileiro, no dia seguinte, às 21h10.

“Acredito que favoritismo nessa etapa da competição não exista. As duas equipes são muito qualificadas e apesar de estarmos vivendo um bom momento na temporada – e jogando com confiança – respeitamos a equipe do Obras, que faz uma excelente Champions. Acredito que não tem um favorito para essa série”, comentou Olivinha, que não quer o favoritismo para o lado flamenguista, mesmo a equipe tendo vencido a Copa Super 8 e sendo líder do NBB CAIXA.

A lenda de 40 anos, camisa 16 do Flamengo está em alerta com o fato do primeiro jogo na Argentina:

“O risco de jogar a primeira partida fora de casa é grande. Acredito que o fator casa pode ajudar bastante o Obras, que jogará diante da própria torcida e podem se aproveitar bastante disso. Mas, acredito no potencial da nossa equipe e estaremos focados para essa partida que pode decidir o rumo da série. Uma série melhor de três exige sempre estarmos atentos em todos os aspectos do jogo e acredito que nossa equipe tem essa consciência”.

O ala/pivô, com toda a sua experiência, sabe que decidir em casa era algo que a equipe visava desde o primeiro momento e quer usar dessa força a seu favor:

“Foi de olho nessa vantagem nos playoffs que fizemos de tudo para nos classificarmos em primeiro e decidir uma vaga para o Final Four dentro da nossa casa – diante da nossa torcida. Ela é bastante apaixonada e tenho certeza que eles estarão nos apoiando quando voltarmos para o Rio de Janeiro. Eles são fundamentais para o sucesso da nossa equipe e acredito que não será diferente quando voltarmos a nossa casa. A Nação Rubro-Negra sabe fazer a diferença”, finalizou.

Dessa forma, os times brasileiros estarão com a cabeça voltada para o campeonato sul-americano na semana que antecede o Jogo das Estrelas 2024.