HOJE
Teste de nervos
Por Marcius Azevedo
Sesi Franca e KTO Minas se enfrentam no Jogo 4 das Finais do NBB CAIXA 2024/25, nesta quarta-feira (18/06), no Pedrocão, com chance de o time francano conquistar o tetra
É noite de decisão no Ginásio do Pedrocão. Com a vantagem de 2 a 1 na série pelas Finais do NBB CAIXA 2024/25, o Sesi Franca pode conquistar o tetracampeonato diante da sua torcida. O KTO Minas entra em quadra com o objetivo de forçar o quinto e decisivo confronto. De um lado, o troféu; do outro, sobrevivência. Tudo pode acontecer no Jogo 4, que acontece nesta quarta-feira (18/06), às 18h30, com transmissão do sportv, ESPN, TV Cultura, YouTube do NBB e BasquetPass.
O clima é de pressão máxima e cada posse pode ser decisiva. A atmosfera em Franca promete ser eletrizante. Ingressos esgotados, cidade mobilizada e um Pedrocão preparado para empurrar o time da casa rumo ao tetracampeonato. Do outro lado, o senso de urgência move o KTO Minas para tentar marcar seu nome na história com o título inédito.

A promessa é de um grande jogo nesta quarta-feira, no Pedrocão. Foto: Hedgard Moraes/MTC
O Sesi Franca chega embalado após vencer dois jogos seguidos em Belo Horizonte, recuperando o mando de quadra e ficando a um passo do título. Com elenco experiente e acostumado a jogos grandes, o Rolo Compressor quer usar a força da torcida para selar mais uma conquista e manter a hegemonia no NBB CAIXA, além de igualar o feito do Flamengo, único time que conquistou quatro troféus consecutivos.
“Como qualquer jogo de final, principalmente podendo decidir o campeonato, gera uma ansiedade, mas acredito que ela também seja um fator importante para nós. Quando dá o frio na barriga, é sinal de que estamos preparados. E, dentro disso, vamos procurar ter serenidade do que fazer, procurar ter a leitura daquilo que nós conversamos, daquilo que nós vimos e daquilo que nós treinamos para que possamos colocar em quadra da melhor forma”, afirmou o técnico Helinho Garcia.
Ver essa foto no Instagram
Dono da melhor campanha da temporada regular, o KTO Minas já mostrou sua força na caminhada dos playoffs, quando engatou 10 vitórias seguidas, incluindo o primeiro jogo da série das Finais, no mesmo Pedrocão. A Tempestade tem jogadores prontos para assumir o protagonismo, como Franco Baralle e Juan Pablo Arengo, e aposta em uma defesa agressiva para vencer o Sesi Franca.
“O caminho da vitória está no lado defensivo. Precisamos nos impor defensivamente, como fizemos a temporada inteira. E isso, como consequência, vai melhorar a qualidade do nosso ataque, vamos ter mais espaço na transição, que é o nosso estilo de jogo. A série ainda não acabou, temos plena convicção do nosso trabalho, muita confiança na nossa filosofia e acreditamos que podemos sair com uma vitória nesse jogo quatro e empatar a série”, disse o pivô e capitão da equipe, Alexandre Paranhos, que não pôde atuar no Jogo 3 por causa de uma torção no tornozelo.
O Jogo 4 será um verdadeiro teste de nervos. Em uma final como esta entre Sesi Franca e KTO Minas, mais do que tática e estratégia, o que decide é quem suporta melhor o peso do momento de fazer história.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca