HOJE
Franca conquista o título inédito
Por Liga Nacional de Basquete
Após um grande show na partida decisiva, Sesi Franca conquista o título do NBB 2021/2022
Nessa noite de quinta-feira (9/6), em pleno Pedrocão, o Sesi Franca Basquete conquistou o título inédito do NBB, sobre o o Flamengo. A série foi fechada em quatro grandes jogos, com direito a grandes atuações coletivas e disputas aguerridas nas defesas. No jogo decisivo, a torcida francana encheu a sua casa e entregou um verdadeiro show, com direito a um primeiro quarto perfeito e, por fim, levando o Sesi Franca até a conquista o título do NBB 21/22.
Ver essa foto no Instagram
A caminhada rumo ao título francano no Jogo 4 se iniciou com um primeiro quarto extremamente eficiente. O Sesi Franca neutralizou as ações ofensivas dos cariocas de maneira exemplar, limitando os adversários a somente 8 pontos, ao mesmo tempo que acertaram tudo no lado ofensivo. A equipe do interior anotou incríveis 28 pontos, uma das maiores pontuações de um primeiro período na história das finais do NBB. Um feito que só rolou graças ao grande volume e aproveitamento nas bolas de três pontos que, desde os primeiros segundos de jogo, foram o grande foco dos francanos.
No segundo quarto, o Franca apenas “controlou o jogo”, segurando a bola sempre que possível e fazendo o tempo correr. Mas mesmo com o jogo na mão, seguiu pontuando e abusando das bolas de três pontos, o que resultou em uma parcial de 21 a 18 e uma vantagem de 23 pontos.
A volta dos vestiários serviu para sacramentar a escrita de tudo que havia rolado no jogo até ali. O Sesi Franca destruiu dos dois lados da quadra, teve paciência para jogar e sempre encontrar o melhor arremesso possível para cada momento do jogo. Os rebotes, tanto ofensivos quantos defensivos, foram o ponto forte da equipe do francano, que terminou com 49 rebotes alcançados, 10 a mais que o adversário, sendo 14 deles ofensivos. A eficiência do time campeão quase superou a casa do três dígitos, com 98 ao final do jogo, 32 a mais que os cariocas.

Com 19 pontos e 14 rebotes, Lucas Dias foi o grande destaque da partida (João Pires/LNB)
Lucas Dias, o King of The Game e King Of The Finals, teve uma atuação magistral para ficar na história. O ala/pivô francano fechou o jogo com o dupl0-duplo de 19 pontos, 14 rebotes e 26 de eficiência, além de ficar marcado para sempre como um dos heróis do título francano, não só pela atuação no jogo decisivo, mas durante toda a série da finais do NBB.
O elenco recheado de estrelas do Sesi Franca foi um dos principais fatores para a vitória da equipe do interior nas finais desse ano. Lucas Mariano e Georginho de Paula, os dois últimos King of The Season, e Lucas Dias, o último cestinha do campeonato, formam um dos melhores Big 3 da história do NBB. David Jackson, ídolo francano, e Jhonatan Luz, um defensor de elite, trouxeram a experiência necessária para formar um elenco campeão. Adyel Borges e Marcio Henrique, duas “crias” da base francana, e Santiago Scala, um chutador de alto nível, foram as armas secretas, que saíram do banco e mudaram muitas vezes o rumo das partidas. Helinho Garcia, candidato ao troféu Ary Vidal (melhor técnico do ano), foi o grande responsável por coordenar esse plantel estrelado.
+ Confira todas as estatísticas do Jogo 4
O Sesi Franca se junta à um seleto grupo que conta Paulistano, Bauru, Brasília e o próprio Flamengo, como campeões do NBB. Os francanos que já haviam conseguido chegar à final do campeonato anteriormente, em 10/11 e 18/19, voltaram a conquistar um título da elite do basquete nacional depois 23 anos.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca