HOJE
Toca aí!
Por Juvenal Dias
Antes da partida de quarta-feira (02/04), Sesi Franca promove ação para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em parceria com Unimed e marca três pontos para inclusão social
Pequenos gestos podem fazer grande diferença para um mundo mais inclusivo. Na noite de quarta-feira (02/04), os pequenos Erick e Alice, crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, tiveram a honra de entrar em quadra no ginásio do Pedrocão, para levar a bola do jogo entre Sesi Franca e Ceisc/União Corinthians ao árbitro Cristiano Maranho. Além disso, cumprimentaram os jogadores em quadra e no banco de reservas e ainda viram o time pelo qual torcem vencer o embate por 73 a 55 no NBB CAIXA.

Alice e Erick cumprimentando os jogadores do Sesi Franca antes da partida. Foto: Marcos Limonti/SFB
Esse foi um gesto simbólico promovido pelo Sesi Franca, em parceria com a Unimed da cidade, para lembrar toda a sociedade do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que completa 18 anos desde a sua criação pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, justamente no dia 02 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Assim, conveniou-se chamar de TEA. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais. Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo. A explicação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.

Alice e Erick levando a bola para o árbitro Maranho. Foto: Marcos Limonti/SFB
“O Sesi Franca Basquete, em parceria com a Unimed, nesse mês de abril, que é o Abril Azul, que é o mês da conscientização sobre o autismo. Essa parceria vem para abraçar e difundir essa causa tão importante, é uma iniciativa que busca celebrar a diversidade e o potencial de cada indivíduo, procurando sempre, construir um mundo mais inclusivo para todos. E nós convidamos todos a vim junto nessa causa tão nobre”, declarou Luis Prior, Presidente do Sesi Franca Basquete.
Popularmente, o mês que ficou conhecido pela cor é o Novembro Azul, para a prevenção e o tratamento do câncer de próstata. No entanto, a ONU instituiu o Abril Azul porque, no autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial. Atualmente, o autismo passou a ser representado pelo símbolo do infinito colorido que foi escolhido e criado pelos próprios autistas. O logotipo refere-se à neurodiversidade e a várias formas de expressão dentro do TEA.

Maranho conduzindo Erick e Alice para assistir a partida. Foto: Marcos Limonti/SFB
Erick e Alice fazem parte do projeto da Unimed chamado Ambulatório de Desenvolvimento e Aprendizagem (ADA). “Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data de enorme importância para promovermos a inclusão, o respeito e a valorização da diversidade. Na Unimed Franca, acreditamos que saúde também é sobre acolher e cuidar das diferenças. É por isso que temos orgulho em caminhar ao lado do Sesi Franca Basquete em ações como a de hoje, que dão visibilidade e voz a causas tão fundamentais. Essa parceria vai muito além das quadras. Juntos, queremos inspirar nossa comunidade a construir um mundo mais empático e acessível para todas as pessoas, inclusive aquelas com transtorno do espectro autista, porque cuidar também é incluir”, relatou Dr. Marco Antônio Benedetti Filho, Presidente da Unimed Franca.
A Liga Nacional de Basquete apoia essa e qualquer outra iniciativa que seus clubes filiados promovam afim de tornar o ecossistema do basquete um local mais inclusivo e que sirva de bons exemplos na sociedade na qual está inserida. “O Sesi Franca, ao longo dessa temporada, tem dado visibilidade a muitas pautas importantes, no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo não poderia ser diferente. É necessário cada vez mais pensar no basquete como inclusão das pessoas com autismo”, concluiu Rafael Garcia, coordenador de ESG da LNB.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca