#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Brilhando

17-06-2024 | 09:32
Por Juvenal Dias

Com a conquista do tricampeonato no NBB CAIXA, o Sesi Franca mostra que está no "caminho certo", conforme a avaliação do presidente Luis Aurélio Prior

O Sesi Franca foi o grande campeão do NBB CAIXA 2023/24, em uma temporada de remontagem do elenco, mas marcada pelo trabalho incansável de diretoria, comissão técnica e atletas. O time não repetiu o feito da temporada anterior, na qual foi campeão de tudo, porém o tri do principal campeonato de basquete do País continua o trilho do caminho vitorioso de glórias do tradicional time do interior paulista.

Scala e Guillent levantando o troféu do NBB CAIXA na carreata do Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Na temporada de 2015/16, o Sesi Franca teve sua pior campanha na história do NBB CAIXA, tendo classificado para os playoffs com a nona colocação. Um dos únicos times que participou das quinze edições de mata-mata, sofreu uma eliminação para o Rio Claro ainda nas oitavas de final daquela temporada, a única vez que o Sesi Franca caiu nessa fase.

Era o ponto mais baixo na curva de desempenho do Sesi Franca, que já tinha seus diretores trabalhando para o processo de reestruturação da equipe. Afinal, depois da final na temporada 2010/11, o time acumulava algumas quartas de finais, contudo, com classificações em colocações intermediárias nas temporadas regulares subsequentes.

Na reportagem sobre o recém-lançado livro “O sétimo jogador”, a Liga Nacional de Basquete contou que um dos autores, Carlos Renato Donzelli, narra um dos momentos mais desafiadores da história do clube, desde o período crítico entre 2014 e 2015, quando quase fechou suas portas, até a retomada em uma potência do basquete nacional e internacional. Confira aqui um pouco dessa reconstrução do Sesi Franca.

Passado esse período turbulento, o Sesi Franca voltou a frequentar as primeiras colocações nas temporadas regulares e a se classificar melhor para os playoffs do NBB CAIXA. Chegou a sua segunda final na história em 2018/19, perdendo a decisão para o Flamengo. Superou as turbulências da pandemia da covid-19 e se tornou um frequentador de finais nas últimas três temporadas, com direito ao tricampeonato, igualando o feito do BRB/Brasília, que foi o primeiro time a realizar tal conquista dentro do NBB CAIXA.

Essa sequência, somada com os importantes títulos de Mundial Interclubes, Basketball Champions League Americas (BCLA) e Copa Super 8, remetem a outros tempos áureos da história do clube. O técnico Helinho Garcia já esteve na conquista de um tricampeonato nacional anterior à existência do NBB CAIXA, ainda quando era jogador, há 25 anos.

Além da competência do treinador e de ter jogadores com um grande potencial no elenco, Luis Aurélio Prior, presidente do Sesi Franca, explicou que tem muito trabalho para fornecer a melhor estrutura, conseguir investimentos e administrar recursos afim da continuidade de um processo vencedor que o clube cultivou ao longo da última década.

Nas finais da edição de 2023/24 do NBB CAIXA, a LNB também contou que há uma comissão técnica competente e com grande sintonia para deixar os atletas nas melhores condições possíveis para que eles se preocupassem apenas em competir no mais alto nível possível. Todo esse apanhado trouxe mais um título para a rica galeria do clube que empilha taças desde 1959.

O Sesi Franca acumula muitos troféus no decorrer de sua história. Há uma intenção de construir um memorial do clube para expor suas conquistas. Foto: Juvenal Dias/LNB

Luis Aurélio Prior sabe o valor que fechar a temporada com esse título tem um peso muito importante para a história e o processo que o clube vive. “Representa muito, conquistar o NBB CAIXA é muito difícil, são os melhores times do país e cada temporada o nível sobe, valorizando ainda mais a conquista. Não diria consolidação da reconstrução do clube, mas uma conquista muito importante, um feito que mostra que estamos no caminho certo.”

Todavia, o clube não se dá por satisfeito com o que conquistou até o momento. “Buscamos sempre melhorar em relação a última temporada em todos os aspectos, pois isso sempre é possível, vamos manter a filosofia de trabalho, valorizando sempre o aproveitamento da nossa base”, alertou Prior.

Mal a temporada acabou e o Sesi Franca já anunciou a chegada de Georginho como um reforço de peso, atleta que vem da Alemanha. Um recado para os demais concorrentes que o time continuará lutando pelos títulos, incluindo um possível tetracampeonato do NBB CAIXA, o que igualaria o Flamengo, única equipe a vencer quatro vezes seguidas a competição. “Estamos analisando com a comissão técnica a formação do time para a próxima temporada, temos um elenco muito qualificado. Trabalhamos com orçamento definido no início do ano, vamos continuar investindo no mesmo patamar da última temporada”, explicou o presidente Luis Aurélio.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.