#JOGAJUNTO

NBB Caixa

1º Classificado

09-05-2024 | 12:11
Por Juvenal Dias

Sesi Franca mantém Paulistano com baixa pontuação para avançar; time do interior paulista vai para sua terceira semifinal seguida do NBB CAIXA e na luta pelo tricampeonato

Sesi Franca está em nas semifinais do NBB CAIXA 2023/24. Com a vitória no ginásio Antonio Prado Jr. por 80 a 73, nesta quarta-feira (08/05), equipe do interior paulista fez 3 a 0 no Paulistano e foi a primeira a garantir vaga entre as quatro melhores da competição. É a sexta vez na história  que o time chega nessa fase, a terceira seguida. O sonho do tricampeonato seguido permanece vivo.

Jhonatan Luz, destaque do Sesi Franca, na vitória que garantiu vaga na semifinal. Foto: Luiz Pires/ LNB

O Paulistano tornou a série de quartas de final uma batalha de muita entrega defensiva para os dois times. Mostrou muita disposição física no duelo por cada palmo de espaço. Mas o Sesi Franca justificou porque é o atual bicampeão do NBB CAIXA. Venceu o adversário da capital pela segunda vez seguida na casa do adversário e fechou a série em três jogos.

No primeiro quarto, os times demoraram alguns minutos para deslanchar na pontuação. Assim que o Sesi Franca assumiu a ponta, não deixou mais a vantagem escapar e venceu a parcial por 21 a 13. Em seguida, o time do interior paulista manteve a pontuação do time da casa no mesmo patamar, vencendo o segundo quarto por 18 a 13. Isso fez que os comandados de Demétrius Ferracciú abrissem mais o jogo e partissem com mais ímpeto para o ataque na volta do intervalo. Era a cartada final para o Paulistano.

De fato, fizeram mais 24 pontos, ensaiavam momentos de reação, mas esbarravam na eficiência dos visitantes, que fizeram 27 pontos no terceiro quarto. Mesmo assim, o Paulistano não se dava por vencido, teve uma arrancada de 11 a 0 no último quarto, diminuindo a diferença para cinco pontos, até a primeira cesta de Lucas Dias, para o Sesi Franca, no período. Por alguns minutos a aflição tomou conta do ginásio dividido entres as torcidas. Era o Paulistano encostando em três pontos, era o Sesi Franca retomando e esfriando os ânimos até o desfecho da vitória dos visitantes.

O ala/armador Kevin Crescenzi chamou a responsabilidade, tal como no jogo 2 e na fase anterior, como um dos mais experientes do Paulistano e foi o cestinha da partida com 24 pontos, além de cinco rebotes e uma assistência para 19 de eficiência. Experiência de um lado e experiência do outro, com o ala do Sesi Franca, Jhonatan Luz, de 37 anos, sendo o cestinha do time com 19 pontos, oito rebotes e uma assistência para 20 de eficiência.

“A gente fez nosso trabalho, um bom trabalho de defesa contra o Paulistano. Sabíamos que iria ser mais uma vez um jogo muito físico, muito pegado, de muito contato, então nos preparamos muito bem. Fizemos um bom jogo na primeira partida lá em casa, tirando os principais atacantes deles. No segundo jogo, aqui, tivemos mais dificuldades de parar os grandes jogadores, mas fizemos um bom trabalho nos rebotes. Agora, hoje, abrimos uma importante vantagem, porém não seguramos até o final. Eles mostraram muita vontade e energia para se recuperar, o jogo foi decidido com uma boa e consistente defesa nossa”, analisou Jhonatan.

O ala também comemorou a classificação do Sesi Franca. “É sempre bom estar no alto, entre os melhores, na elite do basquete brasileiro. É muito bom chegar a mais uma semifinal, enquanto eu estiver competindo, quero buscar mais desses momentos.”

Helinho Garcia, seu treinador, elogiou a atuação do ala e analisou o que foi essa série de quartas de final. “Nosso time tem essa característica de, independentemente do jogo, cada um fazer a sua parte e o que a partida está pedindo, nós executamos. Hoje foi um dia que o Jhonatan teve as bolas que ele gosta para converter. O Guillent é um jogador que está se recuperando de lesão, foi fundamental na série para que buscássemos a vaga na semifinal. A série foi duríssima contra um time que fez uma grande temporada, bem comandada, com um sistema tático bem elaborado, uma defesa bem consistente. Exigiu que nós nos defendêssemos bem também. Hoje, tiveram muito mérito de correr atrás e ficar a três pontos, mas a equipe teve a maturidade necessária para fechar a série e conquistar a vaga na semifinal, que para nós, depois de toda a reformulação, é motivo de muito orgulho. O Sesi Franca é uma equipe que sabe o que quer e quer ainda mais.”

Lucas Doria foi o segundo maior pontuador do Paulistano, com 14 pontos, além de seis rebotes. O pivô fez um balanço do que foi a temporada para o time. “Nossa temporada foi boa, não queríamos este final para o NBB CAIXA, mas nós fomos campeões paulista, ficamos a uma posse da final da Copa Super 8, nessas quartas de final batalhamos contra uma equipe das melhores, senão a melhor do NBB CAIXA. Somos o time mais jovem do campeonato, tivemos a melhor campanha defensiva, lidamos com lesão o ano inteiro e também agora nos playoffs, toda vez que tivemos um problema conseguimos superar. Criamos um ambiente de família aqui, que é o que sempre pregamos. Não era o desfecho que a gente queria, mas, daqui uma semana, já vamos olhar para trás e estaremos orgulhosos do que fizemos.”

“Ficamos tristes pela eliminação, mas felizes em ver a temporada como um todo. A maneira como evoluímos como um time, como pessoas, como grupo dentro de uma competição fortíssima no Brasil, tudo isso é preciso ser visto de uma maneira muito positiva. Agradeço ao Paulistano por confiar, por nos dar uma estrutura de excelência, à minha comissão técnica, por todo o respaldo que me deram durante o ano inteiro e aos jogadores por terem acreditado no projeto, se comprometido, se doado. Fico feliz por ver o crescimento individual e coletivo”, completou o treinador Demétrius.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.