HOJE
El balón vá a subir!
Por Liga Nacional de Basquete
Representantes do Brasil, Sesi Franca, Flamengo e KTO Minas iniciam busca pelo título da Basketball Champions League Américas, tradicional competições de clubes
A edição de 2024/2025 da Basketball Champions League Américas começa nesta quinta-feira (12/12). Sesi Franca, Flamengo e KTO Minas aceitaram o convite da FIBA e serão os representantes do Brasil na tradicional competição de clubes. Os brasileiros são os maiores campeões, com três títulos em cinco edições.
Líder do NBB CAIXA, o KTO Minas entra em quadra na estreia para enfrentar o Biguá, do Uruguai, na sexta-feira (13/12), às 22h10, pelo Grupo C, na cidade de Santiago Del Estero, na Argentina. A segunda partida da Tempestade será no sábado (14/12), diante do Quimsa, atual campeão da BCLA. Argentinos e uruguaios se enfrentarão na quinta-feira (12/12), na abertura da competição.
“Estamos muito felizes de voltar a disputar a BCLA. Tivemos três participações nas quais conquistamos três medalhas consecutivas e, nesta edição, visamos disputar novamente em alto nível e brigar o mais alto possível. Sabemos que teremos grandes desafios já na fase de grupos, onde enfrentaremos as fortes equipes de Biguá e Quimsa. Mas vejo o grupo muito motivado e pronto para iniciar bem essa competição”, afirmou o técnico do KTO Minas, Léo Costa.
Campeão da BCLA em 2022/23, o Sesi Franca é o segundo brasileiro em ação. O atual tricampeão do NBB CAIXA encara o Instituto de Córdoba, no sábado (14/12), às 20h10, no ginásio Ángel Sandrín, casa do time da Argentina, pelo Grupo D. O segundo jogo será no domingo (15/12), às 22h10, diante do Leones de Quilpué, do Chile. Argentinos e chilenos jogarão na segunda-feira (16/12).
“Vamos jogar a BCLA na Argentina, no ginásio do Instituto, onde nós tivemos a felicidade de vencer a última Liga Sul-Americana antes de se tornar Champions League. E nós estamos, ao mesmo tempo, felizes e muito motivados para jogarmos essa Champions, sabendo que ela dá uma passagem para o campeonato mundial, do qual nós conseguimos vencer há dois anos. É foco total para que possamos fazer dois grandes jogos”, disse o técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia.
Dono do título em 2020/21, o Flamengo faz o primeiro jogo contra o Boca Juniors, atual campeão argentino, no domingo (15/12), às 19h40, pelo Grupo B, no Tijuca Tênis Clube, no Rio. Na sequência, na terça-feira (17/12), no mesmo horário, o adversário será o Toros de Chiriquí, do Panamá. Argentinos e panamenhos se enfrentarão um dia antes.
“A expectativa sempre é boa. O Flamengo tem muita tradição na Champions, já fomos campeões e chegamos em quatro finais. Caímos num grupo muito duro, mas não tem o que escolher. É uma competição entre os melhores clubes das Américas. Enfrentamos o Boca Juniors na temporada passada, é uma equipe com grandes jogadores, o Toros também. Mas temos um time muito experiente que está acostumado com esse tipo de jogo. Estamos nos preparando para chegar nesses jogos especialistas nas duas equipes”, afirmou o técnico do Flamengo, Gustavinho de Conti.
No Grupo A, sem nenhum time brasileiro, estão Paisas Basketball Club e Toros del Valle, ambos da Colômbia, e Real Estelí, da Nicarágua. A primeira fase será disputada entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Nela, os clubes foram divididos em quatro grupos, sendo que cada time participante sediará uma rodada completa.
Os dois primeiros colocados de cada chave avançarão às quartas de final, que serão disputadas em uma melhor de três jogos, com mando de quadra para os times de melhor campanha na fase de grupos. Em de abril de 2025 será realizado o Final Four, com semifinal e final em confronto único, com sede a ser definida. O campeão da BCLA disputará a Copa Intercontinental da FIBA, ainda sem local definido, que acontecerá em setembro de 2025.