HOJE
Franca na história!
Por Marcio Mac Culloch Jr e Gustavo Marinheiro
Livro contará a trajetória do Sesi Franca rumo ao título do NBB 2021/2022, com imagens e relatos inéditos de grandes personagens dessa conquista
Grandes conquistas esportivas precisam ser eternizadas. Para os apaixonados por esporte, poucas coisas dão tanto prazer quanto relembrar momentos marcantes, muitos deles vividos ao lado de familiares, amigos e companheiros do dia a dia. Pensando na felicidade de seus torcedores, que vivem o time com seus corações e mentes, o Sesi Franca Basquete preparou um super presente: o livro “O NBB 14 é nosso!”
A obra será lançada nesta sexta-feira, às 19h30, no Franca Shopping, e traz em 200 páginas crônicas, depoimentos, fichas técnicas e imagens de tirar o fôlego dos principais momentos do campeão do NBB na última temporada. As fotos são de Marcos Limonti, fotógrafo oficial do Franca Basquete desde 2019 e “expectador” privilegiado dos grandes momentos da equipe nos últimos anos.
“Durante todo o campeonato acompanhei de perto os jogadores, a comissão técnica e a torcida, buscando sempre os ângulos mais interessantes e as expressões mais marcantes. Espero que, ao folhear as páginas, o torcedor possa sentir um pouco da emoção que senti ao registrar cada momento dessa jornada inesquecível. Esse livro não é apenas um registro fotográfico de uma conquista esportiva. É também um testemunho da força e da paixão de uma cidade inteira por esse esporte da bola laranja, afirma Limonti.
Para a edição comemorativa, o fotógrafo selecionou imagens inéditas que revelam os bastidores da equipe, algo que sempre gera muita curiosidade nos fãs. Momentos de tensão e descontração antes, durante e depois das partidas mostram o comprometimento dos atletas na busca pelo título inédito do NBB. Da mesma forma, Limonti registrou em belas imagens a alegria do torcedor francano nas vitórias que levaram o Sesi Franca à conquista tão celebrada.
Também personagens do livro e fundamentais para a título na temporada 2021/2022, dirigentes do clube vibram com o registro histórico. O presidente Munir Buchalla Filho convoca a torcida para participar do lançamento:
“O livro comemora a conquista do título inédito e registra com fotos, depoimentos esse momento histórico do clube. Tenho certeza que a nossa torcida apaixonada estará no Franca Shopping para fazer uma grande confraternização com a nossa comissão técnica e atletas, que protagonizaram essa grande conquista”, afirma.
“É um marco para o basquetebol nacional. Essa foi uma conquista muito desejada e nós não poderíamos deixar de registrá-la. O livro conta realmente toda a história, desde o primeiro jogo até a conquista. O apaixonado pelo basquete tem que adquirir o livro.”, comenta o CEO do Sesi Franca Basquete, Luis Prior.
Carlos Donzelli, vice-presidente da Liga Nacional de Basquete, presidente do Conselho Deliberativo de Franca e coautor do livro “Gestão Também Ganha Jogo”, lançado em 2019 e que conta como aconteceu a bem-sucedida reestruturação corporativa de um dos clubes mais importantes do basquetebol brasileiro, também destaca a importância do lançamento:
Nós temos um trabalho registrado que nenhum outro time basquete fez. É um trabalho similar ao que grandes clubes de futebol fazem com seus principais títulos. É uma peça para você guardar em casa e revisitar sempre. Estamos muito felizes porque estamos contanto uma história maravilhosa de uma forma muito bacana”, diz Donzelli.
Foco nos playoffs e na BCLA
Se o passado recente faz o torcedor se orgulhar, o presente do Sesi Franca Basquete permite ao fã sonhar com novas conquistas e, quem sabe, novos registros comemorativos. A equipe lidera o NBB 2022/2023 e já está classificada para as quartas de final dos playoffs. Porém, antes de encarar o mata-mata na competição nacional, o time comandado pelo técnico Helinho Garcia vai brigar pelo título da Basketball Champions League Americas diante de sua torcida.
Nos dias 14 e 15 de abril, o ginásio Pedrocão será a sede do Final Four da competição, que reunirá, além do Franca, as equipes do Flamengo, do 123 Minas Tênis Clube e do Quimsa, da Argentina. Flamengo e 123 Minas duelam pela vaga na final no dia 14, às 17h30, enquanto Franca e Quimsa entram em quadra em seguida, às 20h30.