HOJE
FRANCA DESTACA EQUILÍBRIO DO NBB CAIXA
Por Juvenal Dias
Bicampeão da competição foi o primeiro a ultrapassar a marca centenária em uma partida da temporada 2023/24 do NBB CAIXA, mas reconhece que a atual edição está mais equilibrada e difícil
Na última quarta-feira (22/11) o SESI Franca venceu o União Corinthians por 101 a 56, com grande atuação de Lucas Dias, com seu segundo duplo-duplo. Foi a primeira vez na temporada 2023/24 que um time ultrapassou a marca dos cem pontos. Anteriormente, o próprio Franca já anotara cem pontos contra o São Paulo, em uma partida que terminou 100 a 92. Contudo, essas partidas foram exceções no NBB CAIXA, já que a tônica do campeonato tem sido o equilíbrio de forças.
“Tivemos uma grande atuação. Juntamente com a atuação contra o Minas, foram as duas melhores da temporada. Nós fizemos prevalecer uma defesa consistente e, a partir disso, fizemos nosso jogo ofensivo fluir da melhor maneira, com todos tendo volume de jogo”, comentou o técnico Helinho Garcia. Com o time funcionando muito bem na proposta do treinador, Lucas Dias foi destaque individual da partida com 21 pontos e 14 rebotes.
O ala-pivô, foi eleito o destaque do primeiro mês do NBB CAIXA, ressaltou a qualidade do trabalho da equipe:
“Nós estamos muito felizes com o momento que estamos vivendo. As duas derrotas que tivemos antes ajudaram a gente a amadurecer, fizeram com que nos cobrássemos mais. Viemos de um resultado muito importante, soubemos nos sobressair diante do União Corinthians. Temos que agradecer ao Helinho e toda comissão técnica, que estão trabalhando bastante a gente, cobrando para darmos nosso melhor. Quando nós damos 110% por cento, tudo fica mais fácil. Acho que a equipe está de parabéns. O NBB CAIXA está tão equilibrado e duro, que fazer cem pontos foi uma coisa muito importante até para a sequência”.
Seu comandante concorda com o nível de dificuldade da competição:
“O NBB CAIXA está sim muito mais difícil. Hoje, equipes que até então eram consideradas completamente sem chance de ser protagonistas ou conseguirem vitórias importantes, entraram nesse bolo. Se antes tínhamos de oito a onze equipes em um nível técnico alto, hoje acredito que temos pelo menos 14, 15 equipes que podem ganhar ou perder em qualquer lugar. Isso traz um equilíbrio maior e, consequentemente, mais dificuldades”, comentou Helinho.
O Franca vai colocar à prova essa equiparidade de forças mais uma vez no Pedrocão diante do Caxias do Sul, logo mais às 20h. Apesar de estar em uma crescente, Lucas Dias acredita que o time francano ainda não está pronto e pode melhorar mais:
“Nossa equipe está ganhando uma cara. Estamos sem o David Jackson ainda. Entre defensivo e ofensivo, estamos jogando de forma coletiva. Nosso time mudou bastante da temporada passada para cá e com a chegada do Guillent ganhamos uma nova cara. Estamos melhorando a cada jogo. Temos muito a evoluir com a volta do David, acho que estamos no caminho certo”.
O técnico conta com a liderança de Lucas Dias para buscar mais atuações como a da quarta:
“O Lucas tem sido um jogador ‘carro-chefe’. Exemplar desde o primeiro momento que chegou em Franca. Já gostava muito dele. Além de ter uma técnica incrível, a cada ano que passa ele vem melhorando o repertório seja em rebotes, seja em jogadas do poste baixo, seja em usar um pouco mais o drible. Então, ele vem aprimorando esse jogo que já era excelente. Isso me motiva e me traz muita confiança, além da liderança que vem exercendo na equipe nos momentos mais importantes das temporadas e nos títulos que conquistamos”.
Resta conferir no YouTube do NBB CAIXA o jogo para assistir Lucas Dias em quadra e saber se a máxima do equilíbrio vai prevalecer ou a balança vai pesar para algum lado.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.