#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Eliminação em casa

10-03-2024 | 12:43
Por Juvenal Dias

No terceiro jogo das quartas de final da BCLA, o Sesi Franca perdeu novamente para os uruguaios jogando dentro do Pedrocão e não avançou para o Final Four da competição

Não deu para o Sesi Franca. Neste sábado (09/03), o time brasileiro sofreu a segunda derrota para o Hebraica y Macabi, do Uruguai, na série melhor de três das quartas de final da Basketball Champions League Americas (BCLA). Com o placar de 101 a 96 para os visitantes, dentro do Pedrocão, os campeões da última edição do campeonato sul-americano não têm mais possibilidade de defender o título. O sonho do bicampeonato foi adiado para os francanos. Desse modo, apenas o Flamengo segue para as semifinais no Final Four entre os times brasileiros que começaram no torneio.

Diferentemente do último jogo, na sexta-feira anterior, o Sesi Franca não foi amplamente dominado em seu ginásio. Desta vez, liderou em boa parte dos três primeiros períodos e até abriu 12 pontos de vantagem em certo momento do embate. No entanto, nos momentos decisivos, os nervos afloraram e os uruguaios souberam administrar no instante que assumiu à frente do placar no quarto decisivo. Assim, o Hebraica y Macabi repetiu a contagem centenária para eliminar os brasileiros da temporada 2023/24.

A diferença esteve dentro do garrafão principalmente, com o Hebraica y Macabi recuperando 33 rebotes defensivos, contra 20 do Sesi Franca. Outro aspecto do jogo que explica a vitória uruguaia foi o índice de acerto nas bolas de três pontos, 70% dos visitantes, contra 40% dos mandantes, ainda que o Sesi Franca tenha acertado duas a mais em números absolutos (16 a 14). Mas o índice mostra que os uruguaios não arremessavam de longe sem a clareza da jogada.

Luciano Parodi, que já atuou pelo Sesi Franca em 2020 e no Minas no ano seguinte, foi o cestinha da partida para o Hebraica y Macabi. Ele anotou um duplo-duplo, com 26 pontos e 10 assistências, para 30 de eficiência. Seu companheiro de time, Ernesto Oglivie anotou mais 23 pontos. Pelo lado franano, Charles Hinkle marcou 23 e Santiago Scala, 22 pontos, mas que não foram suficientes.

Com a classificação, o Hebraica y Macabi espera a definição entre os argentinos do Quimsa, que venceram o primeiro confronto, contra o Real Estelí, da Nicarágua, para saber seu adversário da semifinal no Final Four. Ao Sesi Franca, por sua vez, resta juntar as forças para continuar entre os melhores do NBB CAIXA, para se posicionar bem aos playoffs e tentar uma vaga para a próxima edição da BCLA.