#JOGAJUNTO

ESG

Novembro azul

30-11-2024 | 02:33
Por Liga Nacional de Basquete

Sesi Franca realizou campanha para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata com participação dos jogadores e do técnico Helinho Garcia

O Sesi Franca Basquete entrou em quadra com uma missão além das cestas neste mês de novembro: conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A campanha contou com publicações na redes sociais e participação dos jogadores e do técnico Helinho Garcia, que utilizaram camisetas e exibiram um cartaz antes dos jogos do NBB CAIXA, como contra o Fortaleza Basquete Cearense, na sexta-feira (29/11), com o objetivo de dar mais visibilidade para o Novembro Azul. A campanha busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.

Técnico Helinho Garcia e os jogadores do Sesi Franca participam da campanha do Novembro Azul. Foto: Marcos Limonti/SFB

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no País, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.

“É um câncer que, no geral, é fácil de ser prevenido e diagnosticado. Se você tem casos de pessoas próximos na família e está com 45 anos ou mais, é hora de jogar pela saúde. Procure seu médico para realizar o exame preventivo”, explicou Anderson Luis do Nascimento, médico do Sesi Franca, que, em outra postagem, faz o alerta para os sintomas do câncer de próstata.

Entre eles estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista.

A nutricionista do Sesi Franca, Laís de Souza Prado, também participou da campanha do Novembro Azul, com três dicas de alimentação que podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata. “O consumo de carne vermelha deve ser controlado, com ingestão de até 300 gramas na semana. O restante da proteína você pode consumir com ovos, frango, peixes ou até com proteína de origem vegetal, como feijão e grão de bico. O consumo de verduras e legumes precisa ser de até 400 gramas por dia, por fim, o consumo de antioxidante por meio de ômega 3 ou de suco de uva integral”, enumerou.

A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, se recomenda iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.