#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes / NBB Caixa

Alvos definidos na Intercontinental

20-06-2023 | 01:32
Por Liga Nacional de Basquete

Sesi Franca conhece os adversários na Copa Intercontinental, que acontecerá em setembro, em Singapura. Bicampeão do NBB vai enfrentar campeão da G League e vencedor da liga africana.

Nesta terça-feira (20/06), a FIBA realizou o sorteio da próxima edição da Copa Intercontinental, que nesta temporada será realizada entre os dias 21 e 24 de setembro, em Singapura. Dessa vez, o torneio contará com seis equipes dividas em dois grupos, nos quais os primeiros colocados disputarão a grande final da competição. O Sesi Franca, representante do NBB e campeão da Basketball Champions League Americas, está no Grupo A.

Estão definidos os grupos do Torneio Intercontinental de Basquete, que acontece em Singapura (Divulgação)

Modelo de disputa 

Ao contrário dos anos anteriores, quando a Copa Intercontinental contava apenas com quatro equipes que disputavam entre semifinal e final, a edição deste ano terá seis times divididos em dois grupos. Entre os dias 21 e 23, os times se enfrentarão dentro da própria chave, definindo a classificação. Os primeiros colocados vão disputar a final do torneio no dia 24, enquanto os segundos colocados decidem o terceiro e o quarto lugar da competição.

GRUPO A

Atual campeão invicto da Basketball Champions League Americas e bicampeão do NBB, o Sesi Franca está ao lado do Al Ahly, atual campeão da BAL (Basketball African League), e do NBA G-League Ignite, que conquistou a G-League, a liga de desenvolvimento da NBA.

GRUPO B

A chave tem como principal equipe o Telekom Bonn, time alemão que fez as Finais da Bundesliga contra o Ratiopharm Ulm, equipe dos brasileiros  Yago Mateus e Bruno Caboclo. O atual campeão da Basketball Champions League enfrenta o Al Manama, representante da West Asia League,  e o Zhejiang Golden Bulls, representante da Liga Chinesa.

Franca pode se tornar terceiro clube brasileiro campeão do mundo

O time francano poderá se juntar ao seleto grupo de clubes brasileiros campeões intercontinentais, que conta com Sírio, campeão em 1979, e Flamengo, bicampeão em 2014 e 2022. Para a atual temporada, o Sesi Franca já conta com as renovações de David Jackson, Santiago Scala, Jhonatan Luz e o técnico Helinho Garcia, além de jogadores da base que já possuíam maior tempo de contrato.