#JOGAJUNTO

NBB Caixa

defesa e ataque

22-04-2024 | 11:18
Por Marcius Azevedo

Sesi Franca tem ótima atuação dos dois lados da quadra para vencer o Mogi Basquete e avançar às quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24

O Sesi Franca confirmou vaga nas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24 nesta segunda-feira, no Pedrocão, com uma atuação consistente dos dois lados da quadra. Perfeito na execução do plano defensivo, o time do técnico Helinho restringiu o trabalho ofensivo das principais peças do Mogi Basquete e foi contundente no ataque, com uma boa variação e um jogo coletivo consistente (foram 29 assistências), para vencer por 97 a 57.

“Foi um jogo em que construímos minuto a minuto, apesar da diferença no placar, com o foco em fazer uma defesa bem feita e buscamos, a cada quarto, dominar o jogo para o nosso ataque fluir”, afirmou o técnico Helinho.

Lucas Dias foi o destaque ofensivo do Sesi Franca na partida contra o Mogi Basquete. Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca

O comportamento da defesa do Sesi Franca é facilmente explicado ao analisar o desempenho de Shamell. Maior pontuar de Mogi na temporada, o americano sofreu pela dobra na marcação e saiu de quadra com apenas cinco pontos. O desempenho foi de 1/6 (16,7%) nas bolas de três pontos e 0/3 nos arremessos de 2.

A defesa impulsou o bom desempenho ofensivo. O Sesi Franca superou sua média de pontos na temporada (88,14 por jogo) com uma mais eficiência nos arremessos. Foram 44% (11/25) nas bolas de 3 e 72,7% (24/33) nas de 2 contra 38% e 57%, respectivamente, na média.

“Era um jogo de vida ou morte para eles. O Mogi é uma equipe muito aguerrida. A gente não relaxou, encaramos como um jogo decisivo para nós também”, afirmou Lucas Dias, cestinha do Sesi Franca no jogo com 19 pontos. “Estamos sempre cobrando nos treinos que precisamos melhorar na defesa. Para brigar pelo título precisamos melhorar na defesa. Cada um precisa se doar mais. No playoff, não é só tática. Você precisa ter o algo a mais.”

Além de Lucas Dias, destaque também para Márcio. O pivô terminou o jogo com 18 rebotes, sua melhor marca pessoal no NBB CAIXA e o recorde da atual temporada, superando Brunão, do Paulistano, que pegou 17 rebotes no jogo contra o Cerrado Basquete na temporada regular. Coincidentemente, os dois times se enfrentam na fase de quartas de final. A série melhor de cinco vai ser disputada no começo do mês que vem.

“O caminho ainda é longo pela frente, não podemos cair na armadilha de achar que será fácil. Temos uma semana de treinos agora, precisamos melhorar todos os dias e focar 100% no Paulistano. É uma equipe que defende muito bem, mas estamos preparados”, afirmou Lucas Dias. “Paulistano é uma equipe que está sempre chegando nos campeonatos. Todo o respeito para que possamos buscar, jogo a jogo, as vitórias que nós precisamos para conquistar uma vaga na semifinal”, acrescentou o técnico Helinho.

Pelo lado do Mogi Basquete, apesar da queda nas oitavas de final do NBB CAIXA, o armador Guilherme Lessa, cestinha da equipe nesta segunda-feira com 16 pontos, comemorou o desempenho na temporada. A equipe figurou na última posição por boa parte do campeonato até engatar uma reação sensacional e se classificar para os playoffs na 15ª posição.

“Não tivemos uma boa eficiência na defesa hoje, mas estou feliz pelo que conseguimos na temporada. Foi uma conquista ter chegado nos playoffs. A gente estava desacreditado. Infelizmente não conseguimos ir longe, mas cabeça erguida. É uma alegria ver a cidade respirar o basquete novamente”, afirmou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.