#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nas trincheiras

02-05-2024 | 11:22
Por Juvenal Dias

Com um jogo truncado, marcado por duas defesas fortes, o Sesi Franca larga na frente contra o Paulistano nas quartas de final do NBB CAIXA; agora a série vai para dois jogos na capital de SP

Uma “guerra” tática campal! Assim foi a primeira partida das quartas de final do NBB CAIXA entre Sesi Franca e Paulistano. Se, nesta quinta-feira (02/05), não foi um jogo tão vistoso, o que deu para perceber foi uma disputa intensa por cada palmo da quadra do Pedrocão, cada centímetro conquistado com muito suor e muito esforço, como nas trincheiras. No fim, o Sesi Franca, que tem o melhor ataque do campeonato, soube usar o jogo do Paulistano, que tem a melhor defesa, contra o próprio Tigre e venceu por 64 a 61. As quartas de final da temporada 2023/24 começaram com muita tensão e promete mais com as próximas duas batalhas no Antonio Prado Jr.

A marcação foi intensa entre Sesi Franca e Paulistano. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Phil Jackson, lendário técnico da NBA, já dizia: “Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”. Bom, para quem ganhou seis títulos com o Bulls e cinco com o Lakers, o treinados sabia o que fazia em quadra. Da mesma forma, Sesi Franca e Paulistano entraram com o pensamento de dar um passo para ficarem mais próximos do título do NBB CAIXA. O time da casa mostrou que também sabe jogar defendendo, buscando rebotes, apertando a marcação. Seria difícil imaginar que o visitante mudaria suas características defensivas, partindo para trocação em um jogo aberto, de correria, longe dos seus domínios.

Por pouco, que não ocorreu o placar mais baixo de uma quarta de final do NBB CAIXA, que ainda continua sendo “BRB/Brasília 64 x 59 Sesi Franca – 123 pontos – NBB CAIXA 08/09 – Jogo 5”. A soma dos placares deste primeiro confronto ultrapassou em dois pontos a contagem anterior. Mas há beleza em defender. Haja vista o toco monumental que Lucas Dias, do Sesi Franca, deu em Gui Abreu do Paulistano, faltando dez segundos para o final.

A partida estava 62 a 58 e, caso a bola de fora do perímetro caísse, a vantagem diminuiria para um ponto ainda com o relógio por correr. Em um duelo tão equilibrado, que o máximo de pontos de vantagem foi 14 para o Sesi Franca e que o adversário acelerou o ritmo para descontar a diferença nos minutos final, valeu como se fosse uma cesta do meio da quadra. As duas defesas foram sufocantes, era raros os lances que alguém aparecia livre e bem postado para um arremesso limpo. Contra ataques, então, quase não teve para nenhum lado, o que diz bastante do estado de atenção que a batalha exigia.

Mesmo com tudo isso, alguns jogadores mereceram grande destaque por suas atuações. O “panda” Scala, pelo lado do Sesi Franca, anotou 16 pontos, pegou nove rebotes e deu cinco assistências para 21 de eficiência. Pelo lado do Paulistano, Lucas Doria anotou um duplo-duplo e foi o cestinha da partida, com 18 pontos, 13 rebotes além de uma assistência para 22 de eficiência.

“Sabíamos que seria um jogo muito difícil, fizemos nosso dever de casa. O nosso aproveitamento não foi tão alto, o volume de quadra também não foi tão alto, mas acho que nos sobressaímos. No final do jogo, nós vacilamos um pouco, perdemos algumas bolas. Nós temos que ir para lá com essa mentalidade de defesa e acho que nosso time está no caminho certo”, comentou o autor do lance da noite, Lucas Dias.

Seu treinador, Helinho Garcia, também ressaltou a dificuldade que o time encontrou diante de um adversário que marcava pressão o tempo todo: “Foi uma partida dura, um jogo de muitas variações. Nós abrimos dez, doze pontos mesmo no último quarto, perdemos algumas bolas no final que propiciou a eles encostarem no placar. Mas, de modo geral, foi um jogo em que as duas defesas trabalharam bastante. Nós esperamos melhorar pontos importantes tantos defensivos como ofensivos para que a gente possa dar o segundo passo, buscar a segunda vitória, dentro da quadra do Paulistano”.

Lucas Doria lamentou a derrota, mas sabe que o time precisa manter suas convicções defensivas para reverter o quadro: “Playoff, né? Playoff é isso, playoff é intensidade, playoff é no detalhe. Sabemos que o jeito de ganhar de Franca é na defesa, se vamos ganhar deles é assim, com eles fazendo 60 pontos, menos de 70. Quando Franca faz mais de 80, como estão acostumados, é um dos melhores times do NBB CAIXA”.

“Apesar da derrota, saímos do jogo igual de hoje fortalecidos, pelo fato de, defensivamente, ter baixado em mais de 20 pontos a média de Franca no campeonato, aqui dentro da casa deles. Então, fomos muito bem na execução do plano de jogo, faltaram uns detalhes ofensivos, umas bolinhas que a gente poderia ter aproveitado melhor. Mas, faz parte dos playoffs, faz parte do que a gente tinha imaginado. Agora é recompor física e taticamente para buscar uma situação diferente nos jogos lá em São Paulo e, consequentemente, a vitória para igualarmos a série”, declarou o técnico Demétrius Ferraciú, orgulhoso da entrega que viu de seu elenco.

As duas equipes voltam a medir forças no jogo 2 da série, na segunda-feira (06/05), às 19h, no Antônio Prado Jr. com transmissão do UOL, do NBB Basquetpass e do YouTube do NBB CAIXA.

NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.