#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Momento de preparação

07-02-2024 | 01:52
Por Juvenal Dias

Com a classificação garantida, Sesi Franca viaja a Buenos Aires para a última janela da BCLA com o objetivo de evoluir para a sequência da temporada

Nesta quarta-feira (07/02) começa a última janela de partidas da fase de grupos da Basketball Champions League Americas (BCLA) 2023/24. Com a classificação na liderança do Grupo D já garantida com dois jogos de antecedência, o Sesi Franca viaja a Buenos Aires para enfrentar o Obras Sanitarias (ARG) e o UdeC (CHI) com dois objetivos: manter a invencibilidade que vem desde a edição passada e se preparar para o mata-mata da principal competição do continente.

O armador Guillent atuou apenas na primeira janela da BCLA 2023/24 e retorna para a terceira. Foto: BCLA

O Sesi Franca é a única equipe invicta na atual edição da BCLA, mas a conta de jogos sem perder na competição sul-americana aumenta se considerar que o time foi campeão na última temporada. Foram seis partidas na fase de grupos, duas nas quartas contra o Peñarol, a semi e a final em jogos únicos. Já são 14 jogos que o time francano não sabe o que é derrota dentro da competição.

O técnico Helinho Garcia ressaltou a importância que essas duas partidas – nesta quarta-feira (7/2) contra o Obras Sanitarias, time mandante desta janela, e contra o UdeC, na quinta (8/2) – terão dentro do planejamento da equipe:

“Essa é uma janela que, tanto o Sesi Franca quanto o Obras já estão classificados, mas jogos internacionais, além de serem equilibrados, são muito bem-vindos para o crescimento da equipe. E no nosso caso, que ainda estamos em crescimento, buscando o melhor padrão tático e técnico, com certeza, serão jogos de muita valia para aquilo que vem pela frente, não só na BCLA, mas também no NBB CAIXA”.

Técnico Helinho Garcia vai com o que tem de melhor para a terceira janela da BCLA.

Até a eliminação nas quartas de final da Copa Super 8 para a UNIFACISA teve um lado bom na visão do treinador:

“Essa semana nós utilizamos para fazer algo que estava difícil: tivemos a semana toda de treinamento, visando o trabalho físico, tático, para que, através desse trabalho, nós tenhamos uma força mental, uma confiança ainda maior. Então, foi uma semana muito importante e nosso foco está em utilizarmos esses jogos para o crescimento da equipe. Portanto, todos que estiverem prontos, serão utilizados para buscarmos esse objetivo”.

Será uma janela na qual Helinho poderá contar com mais atletas do que na última, quando o Sesi Franca teve alguns desfalques de última hora. Um deles foi o venezuelano Heissler Guillent por causa da documentação exigida no Chile. Agora, o armador está animado para contribuir com a equipe:

“A última janela não pude jogar porque não tinha visto para entrar no Chile e isso aumenta minha vontade de ajudar o time nesta ocasião que terei a oportunidade de estar em quadra. Temos que continuar melhorando como equipe, sobretudo no lado defensivo. Estamos trabalhando nisso e espero que as vitórias continuem nesses jogos”.

Guillent concorda que a conseguir bons resultados nesta janela da BCLA pode ser proveitoso para a evolução da equipe:

“As expectativas para esta janela são vencer os dois jogos, mas não só isso, também temos metas da equipe que queremos cumprir e colocar em prática nestes jogos para continuar crescendo no nosso jogo coletivo”.

As partidas do Sesi Franca terão transmissão do YouTube da BCLA e definirão as colocações do grupo D da competição. O time brasileiro é o líder com quatro vitórias, enquanto o Obras tem duas e o UdeC ainda não venceu. A bola sobe às 19h10 nos dois dias.