#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Olhando para frente

20-01-2024 | 02:33
Por Juvenal Dias

Com calendário intenso adiante, Sesi Franca viaja ao Chile em busca da classificação antecipada na BCLA; time paulista enfrenta o Obras Sanitarias neste domingo, às 18h40

A proximidade com o fim de janeiro representa um momento vital para as pretensões de um time como o Sesi Franca na temporada. A equipe disputa as primeiras colocações do NBB CAIXA 2023/24 e tem a segunda janela da Basketball Champions League Americas (BCLA) no Chile às vésperas de participar da Copa Super 8. É inevitável não pensar que as próximas semanas exigirão bastante da parte física e mental com tantas decisões por vir, ainda mais com a terceira e decisiva janela do torneio sul-americano vindo na sequência do torneio mata-mata que reúne os melhores do primeiro turno do NBB CAIXA. Então, antecipar etapas é fundamental nos jogos deste domingo (21/01), contra o Obras Sanitarias (ARG), e segunda-feira (22/01) contra o time da casa, UdeC (CHI).

David Jackson puxando contra ataque diante do Obras Sanitarias, em Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Antecipar etapas, no caso do Sesi Franca, é vencer novamente as duas equipes, tal como fez na janela inicial em sua casa, para garantir a classificação precocemente e até poupar algumas peças nos últimos dois jogos da primeira fase da competição. Entre os brasileiros que disputam o campeonato continental, o time do interior paulista foi o único a conquistar duas vitórias nos primeiros confrontos. O técnico Helinho Garcia valorizou o feito e pensa justamente na hipótese de garantir-se como primeiro do grupo D da competição:

“Sem dúvidas que as duas primeiras vitórias foram muito importantes, nos dá uma confiança dentro de um grupo difícil que estamos inseridos. Vamos para o Chile sabendo a dificuldade que é jogar lá, mas estamos muito motivados para que possamos buscar as vitórias necessárias para conquistar a classificação e, de preferência, em primeiro lugar no grupo, que, para nós, seria muito importante”, comentou o comandante da equipe, que é a atual campeã da competição.

Na temporada 2022/23 da BCLA, coincidentemente, o Franca caiu no mesmo grupo e com os mesmos adversários. Na ocasião, o time terminou a primeira fase invicto. Dessa forma, a equipe francana já conhece os locais por onde passará, tanto no Chile como na Argentina, e o tipo de pressão em cada lugar. Helinho sabe o quão relevante é ter esse conhecimento prévio dos ginásios Casa del Deporte, em Concepción, e Obras Sanitarias, em Buenos Aires:

“Conhecer os lugares onde vamos jogar, com certeza, em um campeonato internacional, é importante, sim. A gente já vai sabendo como temos que atuar, como é a atmosfera de torcida de cada um desses lugares e nossa equipe é experiente, sabe como atuar dentro e fora de casa de uma forma serena, com bastante consciência e consistência. Por isso, nos dá mais confiança nesse momento e situação”, explicou o treinador.

Helinho quer o time de Franca concentrado para buscar vitórias e classificação antecipada. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Por fim, Helinho concorda que antecipar etapas é fundamental para o planejamento do time nos próximos passos da temporada:

“Em uma temporada longa e com muitos jogos, uma classificação antecipada é de muita valia para nós. Isso pode nos dar uma tranquilidade na próxima janela e para a próxima fase. É com esse pensamento que partimos de Franca rumo a Concepción, no Chile”, concluiu o técnico, já com a mentalização de bons resultados.

As partidas ocorrem às 18h40 (horário local e de Brasília) e terão a transmissão do canal do YouTube da BCLA.