#JOGAJUNTO

NBB Caixa

À flor da pele

08-06-2024 | 10:05
Por Juvenal Dias

Na partida mais nervosa das Finais do NBB CAIXA, Sesi Franca vence o Flamengo no Pedrocão; agora vai para o jogo 4, no Rio, com a possibilidade do tricampeonato

Foi a partida mais nervosa das Finais do NBB CAIXA, conforme a decisão pelo título está se aproximando. O jogo 3 entre Sesi Franca e Flamengo marcou a despedida do Pedrocão da temporada 2023/24, com a vitória do time da casa por 81 a 73. Com isso, a série volta ao Maracanãzinho com o time do interior paulista na vantagem de 2 a 1 e a possibilidade do tricampeonato já na próxima quinta-feira (13/06). Ao Rubro-Negro carioca é contar com o apoio do mítico ginásio para buscar um novo empate e forçar o jogo 5.

Lucas Dias mostra o quanto é poderoso em comemoração. Foto: Marcos Limonti/SFB

Neste sábado (08/06) se viu um Pedrocão tensionado e mobilizado para apoiar o time a retomar a vantagem na série das Finais do NBB CAIXA. Ao todo, 3867 pessoas estiveram presentes e tornaram o local um caldeirão ensurdecedor. Na parte do jogo mental, o Sesi Franca soube explorar isso bem para incendiar seu torcedor nos momentos críticos de placar apertado.

No primeiro quarto, muita emoção e nervosismo, em uma batalha tática no garrafão. O Sesi Franca largou na frente, Flamengo virou e abriu. Parecia que a imposição de Devon Scott e Gui Deodato seria o mesmo trunfo usado do jogo 2. Só que Márcio e Hinkle entraram de cabeça para igualar as ações na zona pintada. A cravada do jovem pivô francano fez o caldeirão do Pedrocão lotado ferver. O time da casa terminou com 14 a 12.

O segundo quarto teve mais alternativas, com as bolas de três sendo mais acionadas pelos atuantes de fora do perímetro. O Sesi Franca chegou a abrir oito pontos, mas o Flamengo acertou seis em oito dos arremessos de longe. Venceu a parcial e foi para o intervalo com o empate em 41 a 41.

O período seguinte se mostrou que o placar ajustado estava elevando a tensão e o nervosismo a um estado que não tinha chegado antes. Um jogo extremamente físico, com disputas intensas por cada bola solta. Nessas horas, as maiores estrelas de cada time assumiram a responsabilidade para si. Do lado do Sesi Franca, o ala-pivô Lucas Dias acertou os 12 pontos que tentou no terceiro quarto, enquanto o ala-pivô do Flamengo, Gabriel Jaú acertou 13 dos 19 pontos tentados. Terminado o período com o time da casa em ligeira vantagem de três pontos.

Por fim, um quarto que se encaminhava para ser decidido nos detalhes. Faltava 45 segundos, Sesi Franca vencia por 76 a 73, o ala do Flamengo Martín Cuello cometeu uma falta. O treinador do Rubro-Negro não concordou e tomou falta técnica. Foi a faísca no barril de pólvora dos ânimos. O Sesi Franca explorou a vantagem no marcador, Gustavinho de Conti tomou outra falta e foi excluído. O time da casa ampliou e fechou com oito pontos de margem para enlouquecer de alegria o torcedor que compareceu ao ginásio.

“Foi uma loucura! Dois sentimentos diferentes que sentimos de quinta para hoje. Conseguimos impor nosso ritmo, desde o começo não deixamos eles abrirem uma diferença grande, como ocorreu nos outros dois jogos. Fizemos isso lá no Rio e eles fizeram isso na nossa casa. Hoje foi mais parelho para os dois lados. Nosso ritmo de jogo foi muito bom, saímos da zona de conforto. Nos unimos para vencer a ansiedade quando estávamos atrás do placar. Na última quinta, estávamos ansiosos para resolver logo e hoje melhoramos isso. Vamos agora para o Rio de Janeiro, que tem muita história ainda”, analisou Lucas Dias, cestinha do Sesi Franca com 18 pontos. Ele ainda pegou cinco rebotes e deu três assistências.

“É uma série de final, contra uma baita equipe, na qual tivemos resiliência para superar o segundo jogo, não foi fácil. A equipe soube como suportar, estudamos, trabalhamos, tivemos o empenho necessário para pudéssemos vencer uma grande partida. Muito orgulho dos nossos jogadores, por tudo o que eles vêm construindo ao longo da temporada. Em uma partida como essa, de duas equipes tão qualificadas, vencer nos deixa com a vibração à flor da pele. Isso é muito legal, o esporte é muito bonito por causa disso”, comemorou o técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia, que vibrou intensamente ao final da partida.

Pelo lado do Flamengo, Gabriel Jaú foi o cestinha da partida com 19 pontos, além de pegar quatro rebotes. “Nosso jogo foi muito bom, tivemos algumas falhas nos detalhes. Consertando isso, teremos vantagem no jogo 4. Aspectos como os rebotes no final da partida, alguns momentos na defesa que poderíamos apertar um pouco mais e falhamos, mas faz parte do jogo também. Eles aproveitaram as vantagens e converteram as bolas nesses momentos. Temos que manter o foco, há coisas externas que não temos controle, acabou atrapalhando nosso jogo, mas vamos seguir em frente.”

A promessa é de mais tensão no Maracanãzinho. Serão quatro dias até o quarto confronto da série, que terá seu início às 18h da quinta-feira. Até lá, os times terão tempo para acertar mais detalhes e mostrar seus poderes de concentração em seus objetivos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.