HOJE
Setenta!
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos grandes nomes do basquete brasileiro, Lula Ferreira completou, nesse início de 2021, 70 anos de vida
O ano de 2021 começou com uma celebração extremamente especial para o basquete brasileiro. No dia 02 de janeiro (sábado), um dos maiores treinadores e estudiosos da bola laranja, Lula Ferreira, completou 70 anos de idade.
View this post on Instagram
Nascido em São Paulo (SP), Aluísio Elias Ferreira Xavier, o “Lula” tem uma carreira repleta de conquistas no basquete. São mais de 40 anos dedicados a modalidade, com passagens por grandes clubes, Seleção Brasileira e, até, uma rápida passagem pela presidência da Liga Nacional de Basquete (LNB).
Lula começou como técnico na “A Hebraica de São Paulo”. Depois, passou também pelo Palmeiras, onde participou da formação de craques como o ex-ala da NBA e da Seleção, Leandrinho Barbosa.
Em meados dos anos 2000, Lula assumiu o comando do COC/Ribeirão Preto (SP) e implementou uma nova filosofia no time: a dar espaço aos talentos das categorias de base. Não deu outra. Com os “garotos” Alex Garcia, Nezinho, Arthur Belchor, Giovannoni, Hettsheimeir e Cia., o COC de Lula foi pentacampeão Paulista (01, 02, 03, 04 e 05) e campeão nacional (2003).
Em 2003, após o sucesso da equipe do interior de São Paulo, o treinador foi chamado para assumir o comando da Seleção Brasileira, que antes havia sido liderada pelo lendário Hélio Rubens Garcia.
Pela Seleção, foram duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007.
Sua saída da Seleção Brasileira aconteceu em 2008, curiosamente o ano de fundação da Liga Nacional de Basquete, na qual Lula foi um dos grandes incentivadores. Naquele momento, ele retomaria a carreira de técnico pelo Universo/Brasília, mas sua habilidade de gestor já começava a aparecer. Isso porque Lula foi o responsável pela criação da primeira tabela de jogos do NBB, mesmo sendo treinador de uma das equipes participantes.
Após ser campeão do NBB 2009/2010 e da Liga das Américas 2009 pelo Brasília, Lula embarcou em sua primeira jornada como gestor de basquete. Em 2010, tornou-se Gerente Técnico-Operacional da LNB, cargo que ocupou por dois anos, até ser convidado para comandar o reformulado time do Franca Basquete na temporada 2012/2013.
Logo de cara, Lula lançou novos talentos francanos para o basquete brasileiro, como o ala Léo Meindl e o pivô Lucas Mariano, e levou o time da capital do basquete às quartas de final, com a melhor defesa do campeonato. Nessa mesma temporada, o treinador conquistou o seu segundo Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB (o primeiro foi em 2010).
Sua passagem como treinador do Franca foi até a temporada 2015/2016, quando a diretoria do clube o convidou para assumir a supervisão técnica e lançou Helinho Garcia para o comando do time. Assim, Lula deu início à sua nova jornada como gestor esportivo.
Nessa função, Lula Ferreira fez parte do Conselho de Administração da LNB até 2020, quando teve a honra de assumir a presidência da entidade por 3 meses. O ex-treinador era o membro mais velho do Conselho da Liga e, segundo o estatuto da entidade, estava apto a assumir o posto, no lugar de Nilo Guimarães, que havia pedido licença antes do término do mandato.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.