#JOGAJUNTO

NBB

Sexta seguida

10-12-2011 | 04:18
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo conquista a sexta vitória consecutiva ao bater o São José, fora de casa, 101 a 98. Equipe carioca segue como líder do NBB

O Flamengo visitou o São José/Unimed/Vinac, neste sábado (10), e conquistou sua sexta vitória consecutiva no NBB. Com placar centenário, 101 a 98, os cariocas mantiveram a liderança isolada da competição, com sete vitórias em oito jogos disputados (87,5% de aproveitamento).

David Jackson, do Flamengo, foi o cestinha da partida, com 27 poontos ? 14 deles no último quarto. Marcelinho Machado, com 23 pontos de 13 assistências, e Kammerichs, com 17 pontos e 14 rebotes, também foram bem e chegaram ao duplo-duplo. Do outro lado, Dedé foi o maior anotador, com 21 pontos. Murilo, 17 pontos e dez rebotes, e Fúlvio, 17 pontos e dez assistências, alcançaram o duplo-duplo.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Com Marcelinho calibrado no primeiro quarto, o Flamengo largou na frente. Os ala converteu os quatro arremessos de quadra que tentou nos primeiros dez minutos e ajudou a equipe carioca a anotar 26 pontos no período. Do outro lado, Fúlvio ajudava São José a se manter próximo no marcador. Com sete pontos do armador, os joseenses terminaram o primeiro quarto dois pontos atrás, com 24.

A dupla de garrafão rubro-negra, formada por Kammerichs e Caio Torres, começou a se destacar no segundo quarto. Do outro lado, um dos principais pontuadores do São José na temporada, o pivô Murilo não encontrava vida fácil no duelo com Caio Torres e anotou apenas cinco pontos em todo o primeiro tempo. Com bom desempenho no jogo em baixo da cesta, o Flamengo foi para o intervalo na frente, 50 a 42.

Empurrada pela fanática torcida que compareceu ao Ginásio Lineu de Moura, o time do Vale do Paraíba reagiu no terceiro quarto. Fúlvio desequilibrou e, com dez pontos do armador, São José chegou a virar o placar, 59 a 58, quando restava 4:49 para o fim do período. Mas os cariocas logo retomaram o controle do jogo e voltaram a abrir vantagem, 75 a 71.

A diferença a favor do Flamengo chegou a nove pontos no período final, mas São José não se entregou e voltou a encostar. Com 13 pontos de Dedé nos últimos dez minutos, os donos da casa diminuíram para apenas três pontos a diferença nos segundos finais. Mas não houve tempo suficiente para a virada. Com dois lances livres convertidos por David Jackson a sete segundos do fim, o Flamengo assegurou a vitória.

?Sabíamos que seria um jogo duro, com duas equipes fortes, candidatas ao título. A vitória foi muito importante, principalmente por ser um jogo fora de casa e contra um adversário direto na briga pela liderança. Acho que nosso maior mérito foi o jogo coletivo, conseguimos distribuir bem as jogadas, sem sobrecarregar um único jogador?, disse Marcelinho.

<strong>Confira os resultados da oitava rodada do NBB:

10/12 (Sábado)</strong>
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 81 Paulistano/Unimed
Itabom/Bauru 84 x 86 Unitri/Universo
Minas 83 x 72 Araraquara
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 76 Winner/Limeira
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 74 x 72 Tijuca
São José/Unimed/Vinac 98 x 101 Flamengo
Liga Sorocabana 70 x 80 Vivo/Franca