HOJE
9000 pontos!
Por Juvenal Dias
Maior cestinha da história do NBB CAIXA, a lenda Shamell ultrapassa a marca dos 9000 pontos na partida entre Caxias do Sul Basquete e Botafogo, no Rio
A lenda Shamell Stallworth fez história mais uma vez no NBB CAIXA. No ginásio do Tijuca Tênis Clube, o ala/armador do Caxias do Sul Basquete, enfrentando o Botafogo, foi o primeiro atleta a ultrapassar a marca dos 9000 pontos em sua carreira dentro do principal campeonato de basquete do país. O sábado (dia 09/11/2024) entra para a temporada 2024/25, a temporada dos recordes, como mais uma marca especial, em uma semana cheia de feitos memoráveis.
A semana do NBB CAIXA começou com Elinho Corazza se tornando o maior garçom da história, ultrapassando Fúlvio, teve Eddy do Cavaco e Gui Deodato com marcas importantes de pontuação, chegou ao Guilherme Hubner sendo o 11º jogador a disputar 500 partidas e ela termina com outra marca que merece a celebração e alcunha de lendária. Shamell, maior cestinha da competição, superou a marca de nove mil pontos. Jogando na noite do sábado, no Rio de Janeiro, o norte-americano do Alabama de 44 anos, precisava de nove pontos contra o Botafogo.

Shamell, do Caxias do Sul Basquete, na noite que superou 9000 pontos no NBB CAIXA, contra o Botafogo. Foto: Wallace Lima / Botafogo
Como um bom vinho, Shamell mostrou que a qualidade de seu jogo mantém no mais alto nível já nos primeiros minutos da partida. O Botafogo vencia por 4 a 0, recebeu a bola na esquerda do perímetro, bateu para dentro e sofreu a falta marcando os dois pontos iniciais com uma bandeja e finalizou a jogada de três pontos com o lance livre convertido. E continuou exuberando qualidade e vitalidade, ao puxar o contra ataque e acertar o arremesso na bola de três, que partiu dos 45º pela direita do ataque. Os pontos devolveram a liderança para o Caxias do Sul Basquete no primeiro quarto, com 11 a 9. Já tinha pego um rebote e dado duas assistências quando sofreu sua segunda falta e foi para a linha de lance livre. Converteu os dois arremessos e, com a contagem faltando um ponto, foi para o banco retomar o fôlego nos minutos finais do período.
No segundo quarto, a bola mágica aconteceu faltando seis minutos e 21 segundos. O time do Caxias do Sul Basquete perdia por 33 a 19, Vini Chagas recuperou a bola e puxou o contra ataque. Shamell poderia ter partido para dentro no garrafão, mas preferiu que o arremesso fosse de três pontos. No entanto, pisou na linha e o arremesso se configurou como de dentro do perímetro. Mesmo assim, dez pontos na sua conta como cestinha da partida até aquele momento e 9001 pontos na contagem do NBB CAIXA. Manteve o aproveitamento dos lances livres e acertou mais dois antes de ir para o vestiário com 12 pontos em 14 tentados. Mas o Botafogo que fechou na liderança, 40 a 34.
“Dá para ver na minha atuação em quadra, estou bem melhor do que quinta-feira. A cabeça está boa hoje, tivemos muita conversa, a força da equipe me ajudou a continuar. Quando chega aos recordes, é sempre bom ser o primeiro a alcançá-los. Assim, ninguém pode tirar isso de sua história. Certeza que alguém vai quebrar meu recorde, mas é muito bom ser o primeiro jogador a chegar aos 9000 pontos. Mostra o meu trabalho, quase 21 anos aqui no Brasil, é a minha primeira casa, os Estados Unidos é minha segunda casa, mas mostra a entrega que fiz nesses anos todos de basquete”, comemorou Shamell, no intervalo da partida.
Seu adversário, o pivô Thiago Mathias, que já acumula 15 temporadas no NBB CAIXA, também reconheceu o feito. “Gostaria de dar parabéns ao Shamell, 9000 pontos é um número que todo atleta sonha em chegar e, principalmente, marcar seu nome na história de um campeonato como o NBB CAIXA”.
Ver essa foto no Instagram
Nos terceiro e quarto quartos, Shamell diminuiu seu aproveitamento, acertando mais dois em dez tentados. Porém, viu seu amigo Larry Taylor crescer e anotar 14 de seus 21 pontos nesses dois períodos. O “Alienígena”, que também figura no top-10 dos maiores pontuadores, conduziu a virada no quarto decisivo e a festa ficou completa com a virada e o placar final em 69 a 63 para a equipe gaúcha visitante.
“Parabéns para o Shamell, 9000 pontos, maior cestinha da história do NBB CAIXA. Ele sabe muito bem, eu falei o dia inteiro para ele que iria fazer os 9000 pontos e nós não iriamos perder o jogo. Tínhamos que sair com a vitória. Fizemos acontecer hoje. Muito feliz com a vitória e a pontuação dele foi muito merecida”, avisou o melhor amigo Larry Taylor.
+ Confira as estatísticas da partida entre Botafogo e Caxias do Sul Basquete
“O poder da amizade é o mais importante dessa carreira de quase 21 anos. Lembro do primeiro jogo dele, dei as boas vindas. Isso é mais importante do que o recorde, os pontos são os amigos. Não pensava que, quando saí dos Estados Unidos, encontraria meu melhor amigo aqui no Brasil, mostra como o basquete é bom. Parabéns também para o Larry, o segundo tempo foi dele, os garotos entraram no jogo e jogara bem”, devolveu Shamell.
Shamell é o recordista de pontos do NBB CAIXA e um dos maiores jogadores da história da liga. O ala chegou para jogar no Brasil em 2004, por Araraquara, e depois de algumas temporadas fora do país, retornou para jogar o NBB CAIXA 2008/09 por Limeira, no primeiro ano da competição. No ano seguinte, Shamell se transferiu para o Pinheiros e passou cinco temporadas no clube, onde conquistou um dos principais títulos de sua carreira. Em 2013, ele foi campeão da Liga das Américas e eleito o MVP do Final Four.
Ver essa foto no Instagram
Depois do Pinheiros, fechou com o Mogi Basquete em 2014/15 e se tornou ídolo do time. Ele também foi campeão nessa passagem, com os títulos do Campeonato Paulista de 2016 e Liga Sul-Americana de 2016. Chegou à final da temporada 2017/18 com o time do interior paulista, mas perdeu a decisão para o Paulistano por 3 a 1 na série. No ano de 2019/20, Shamell foi para o São Paulo, sendo um dos líderes do início do projeto de basquete no clube. O veterano levantou as taças do Campeonato Paulista de 2021 e Basketball Champions League Americas de 2021/22, no Rio de Janeiro.
Retornou para o Mogi Basquete na última temporada e transferiu-se para o Caxias do Sul Basquete para a temporada 2024/25, onde revive a parceria que chegou à final com Larry Taylor. É o sexto atleta que mais atuou no NBB CAIXA, com 526 partidas. Foi o cestinha das temporadas 2013/14 e 2014/15, estrangeiro do ano na temporada 2015/16. É recordista de participações no Jogo das Estrelas, ao lado de Alex, com 14 aparições, inclusive capitão do time NBB Mundo. Em sua carreira, acumula médias de 17,1 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências para uma eficiência de 16. Ainda é o 18º em números totais de rebotes, com 2043, e 8º em assistências, com 1625, estando a 20 de igualar Dawkins, na sétima colocação.
+ Confira as imagens da partida entre Botafogo e Caxias do Sul Basquete
“Foi um caminho longo, quero agradecer aos meus amigos e família que sempre me apoiaram. É uma conquista que ninguém vai tirar, ser o primeiro a chegar a 9000 pontos, vai ter muitos jovens correndo atrás desse recorde. Muito feliz de fazer essa marca com a camisa do Caxias do Sul Basquete. Vamos!”, finalizou Shamell.
Top-10 cestinhas do NBB CAIXA
- Shamell — 9005 pontos;
- Marquinhos — 8846 pontos;
- Alex — 8311 pontos;
- Olivinha* — 7051 pontos;
- Larry Taylor — 6574 pontos;
- Betinho — 6191 pontos;
- Jefferson* — 6144 pontos;
- David Jackson — 6021 pontos;
- Lucas Mariano — 5959 pontos; e
- Lucas Dias — 5855 pontos.
*Já se aposentaram
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca