HOJE
Shamellde volta!
Por Gustavo Marinheiro e Rodrigo Bussula
Agora 100% recuperado, Shamell estreia no NBB 2021/2022 contra o Flamengo; jogo é neste sábado (23/10), às 16h, ao vivo na TV Cultura
Uma lesão na vida de um atleta sempre é um obstáculo complicado de se superar, e não foi diferente com Shamell Stalworth, ala do São Paulo que rompeu o tendão do cotovelo no Jogo 3 das semifinais da temporada passada, contra o Minas. Na ocasião, o Tricolor conseguiu a vaga nas Finais, contra o Flamengo, mas perdeu a série por 3 a 0. Shamell teve que ver tudo isso do banco, onde normalmente pouco fica em momentos decisivos.
Agora, na partida de abertura do NBB 2021/2022, neste sábado, às 16h (ao vivo na TV Cultura) o ala terá a chance de enfrentar o Flamengo mais uma vez. Recuperado da lesão, o jogador reforçou que se sente bem para estar em quadra.
“Estou me sentindo bem, 100%. Estou recuperado e vou jogar no sábado. Avisa, o Shamell vai pra quadra!”, disse Shamell.

Shamell, 100% recuperado, vai jogar contra o Flamengo na abertura do NBB (Divulgação/Marcos Limonti)
Ainda em maio, o jogador realizou a cirurgia no tendão e de imediato iniciou a sua recuperação. Para ajudar no processo de retorno às quadras, o ala foi poupado durante o Campeonato Paulista, e mesmo sem jogar sempre marcou presença no banco de reservas incentivando e cobrando seus companheiros de equipe. Treinando desde agosto, Shamell não escondeu a ansiedade em voltar às quadras.
“Estou bem animado. Sempre fico bem animado em qualquer jogo, mas esses últimos quatro, cinco meses foram muito duros para mim. Ganhamos o Paulista e fiz a minha função fora da quadra, mas não consegui ajudar eles lá dentro. Espero que não só eu, mas o time faça uma boa estreia e que nós possamos vencer. Essa volta vai ser mais uma vitória pessoal para mim, mais uma conquista”, afirmou.

Shamell recebendo e medalha de vice campeão do NBB (Fotojump/LNB)
Após cinco meses fora, o ala volta a vestir as cores do São Paulo com o posto de jogador mais experiente do elenco, não só pelos anos de carreira, mas também pelo tempo de casa – essa é a terceira temporada do Shamell no tricolor. Além disso, também conquistou um carinho especial da torcida são-paulina pela liderança exercida dentro de quadra e, claro, sua interação com eles nas redes sociais.
Além da ansiedade pela volta às quadras, um dos grandes desejos do americano é voltar a reencontrar com frequência a torcida são-paulina. O Campeonato Paulista de Basquete já proporcionou esse gostinho, já que nas duas partidas finais do campeonato a torcida do Tricolor do Morumbi fez uma grande festa do início ao fim.
“Para mim é muito bacana, sabe? Deixa a gente mais próximo da torcida. O projeto do São Paulo está chegando à quarta temporada e nos primeiros dois anos nós deixamos eles com um gostinho bom. Encontrá-los de novo será como se estivéssemos indo vê-los pela primeira vez. Você fica ansioso, nervoso, com um frio na barriga, mas sabe que será bom. Sei que esse jogo será importante, ainda mais por ser a reedição das finais. Ano passado eu senti muita saudade. Jogamos três jogos lá no Rio, nenhum aqui, então para mim vai ser muito importante”, comentou o ala.

Shamell comemorando o título do São Paulo (Rubens Chiri/Sãopaulofc.net)
Essa temporada pode render ao Shamell uma série de quebra de recordes, não só no geral de sua carreira, mas também na trajetória com o São Paulo. Atualmente, o americano conta com 77 jogos defendendo a camisa do São Paulo, caso chegue aos 82, ultrapassará o armador Georginho e se tornará o jogador que mais defendeu a camisa tricolor nessa nova era do basquete são-paulino. Outro fato, dessa vez já conhecido pelo torcedor, é que o ala é o maior pontuador da história do NBB com 8,140 pontos anotados, podendo aumentar ainda mais o seu recorde e continuar isolado na liderança dessa lista.
“Eu não penso muito nisso, quero continuar jogando e crescendo. Sei que essa temporada vamos dividir bastante a bola e talvez não sejam os mesmo números, mas o importante é o time”, afirmou Shamell.
+ Confira os líderes de pontuação da história do NBB
Como já citado anteriormente, devido a lesão sofrida, o Shamell não enfrentou a equipe do Flamengo na grande final do NBB, que teve a equipe carioca como vencedora após uma série de três jogos. Agora, 100% recuperado, o ala não vê a hora de poder voltar à quadra.
“Tenho certeza que será um grande jogo. As duas equipes mudaram bastante, com a saída de alguns jogadores. Esse ano inteiro muitos clubes se reforçaram. Agora, no NBB, desejo boa sorte a todo mundo, mas espero que o São Paulo seja campeão (risos)”, disse.
A partida será realizada neste sábado (23/10), as 16h, no Ginásio do Morumbi e contará com transmissão ao vivo da TV Cultura. Além disso, o duelo marcará a volta do público ao NBB desde a paralisação da temporada 2019/2020 em março de 2020.
+ Tabela de jogos do NBB 2021/2022
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Nike, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca