HOJE
A lenda continua
Por Liga Nacional de Basquete
Caxias do Sul Basquete renova com Shamell para mais uma temporada do NBB CAIXA, confirma chegada de Felipe Vezaro e Humberto e permanência de Fabrizzio e Tom
O Caxias do Sul Basquete terá mais uma vez em quadra um dos maiores nomes da história do NBB CAIXA. A lenda Shamell, referência dentro e fora das quadras, renovou contrato e continuará vestindo a camisa do clube gaúcho para a temporada 2025/26. Aos 44 anos, o americano continua desafiando o tempo com seu talento, liderança e paixão pelo jogo, representando um exemplo para os companheiros. A sua permanência é muito mais do que um reforço técnico.
Shamell disputará sua 18ª temporada do NBB CAIXA. São 557 jogos na história do campeonato, sendo o maior pontuador com 9,428. Aliás, o ala tem condições de alcançar os 10 mil pontos na edição de 2025/26. Na temporada passada, pelo Caxias do Sul Basquete, registrou médias de 13 pontos, 2,9 rebotes e 2,3 assistências em 38 partidas.
Ver essa foto no Instagram
Além da renovação de Shamell, o time gaúcho se movimentou para buscar reforços no mercado. O Caxias do Sul acertou as contratações de dois reforços importantes: Felipe Vezaro, ala com arremesso certeiro e versatilidade, que defendeu o Ceisc/União Corinthians na temporada passada, e Humberto, armador experiente e dono de grande intensidade defensiva, que estava no Vasco.
O clube também confirmou as permanências de peças fundamentais no elenco. O jovem armador Fabrizzio e o experiente pivô Tom continuam no projeto, garantindo entrosamento, consistência e a identidade já consolidada do grupo, que será mais uma vez comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa.
O treinador está no Caxias do Sul Basquete desde o começo do projeto, em 2006. Ele foi campeão da Liga Ouro em 2015, torneio de acesso ao NBB CAIXA. A primeira temporada do Caxias do Sul Basquete na elite do basquete nacional aconteceu em 2015/16. O melhor desempenho aconteceu em 2017/2018, quando o time gaúcho se garantiu nos playoffs com o quinto lugar na fase de classificação. Depois passou pelo Botafogo nas oitavas de final e caiu no mata-mata seguinte, diante do Mogi Basquete.
Ver essa foto no Instagram
Depois disso, o time gaúcho ficou fora de duas edições, voltando na retomada do NBB CAIXA após o período da pandemia da covid-19. Na temporada passada, o Caxias do Sul Basquete conquistou 11 vitórias na temporada regular e fez um playoff bastante duro com o Flamengo, que havia se classificado na segunda colocação.
“Pensamos na montagem do time em pegar jogadores com bastante experiência no NBB. Alguns que já estavam conosco e outros que já atuaram no Caxias, que conhecem o projeto, a cidade, a maneira de trabalhar. Após ter algumas referências dentro desse time, acompanhamos o que o mercado estava apresentando para formar a nossa estrutura de time”, explicou Rodrigo Barbosa.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca