HOJE
Verdadeiro show
Por Liga Nacional de Basquete
Com incríveis dez bolas de três convertidas em 12 tentativas, Robert Day lidera vitória de virada do Bauru sobre Brasília na abertura do Grupo F da Liga Sul-Americana
Robert Day deu um verdadeiro show no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), na partida de abertura do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014 nesta terça-feira. Com incríveis dez arremessos de três pontos convertidos em 12 tentativas, o ala norte-americano roubou a cena e teve papel fundamental na importe vitória do Paschoalotto/Bauru sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, de virada, pelo placar de 95 a 87.
Para vencer o primeiro duelo brasileiro da chave, Bauru precisou reverter o cenário. Depois de um primeiro quarto arrasador – vencido por 27 a 15 –, o esquadrão da capital federal carregou uma vantagem de nove pontos para os vestiários (49 a 40). Foi então que brilhou a estrela de Day.
Em pouco menos de cinco minutos jogados no terceiro período, sem errar um arremesso sequer, o norte-americano converteu incríveis sete bolas de três pontos e fez com que Bauru não só dizimasse a diferença no placar como também colocasse oito pontos de frente (67 a 59). A partir deste momento, Brasília não conseguiu mais apresentar um bom nível de atuação. Então, os paulistas aproveitaram para deslanchar e confirmaram o triunfo com tranquilidade na parcial final.
“Começamos mal e a equipe do Brasília conseguiu abrir vantagem. No intervalo conversamos, acertamos na defesa e as bolas começaram a cair no contra-ataque. É uma fase rápida e não podemos vacilar”, destacou Day.
Grande personagem do jogo, Day deixou a quadra com expressivos 83,3% de aproveitamentos nos tiros de três pontos e 32 pontos no total. Dono de um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, o pivô Rafael Hettsheimeir também foi outro personagem importante da vitória do Bauru. Pelo lado do Brasília, o destaque ficou mais uma vez por conta do ala/pivô Guilherme Giovannoni, autor de 25 pontos, sete rebotes e quatro assistências.
+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Bauru e Brasília
Depois de darem início às disputas do grupo sediado no Ginásio Hugo Ramos, Bauru e Brasília voltarão à quadra nesta quarta-feira. Às 17h45 (de Brasília), os paulistas medirão forças com o Comunikt, do Equador. Depois, às 20 horas (de Brasília), os candangos desafiarão o anfitrião Mogi das Cruzes/Helbor. Os dois jogos contarão com transmissão ao vivo do canal SporTV 3.
O jogo
Bauru só esteve à frente no placar durante o primeiro quarto logo nos instantes inicias, quando Hettsheimeir converteu dois lances livres e colocou 2 a 0 de frente. Depois Brasília, mesmo sem poder contar com seu armador Fúlvio, que precisou deixar a quadra logo no início do jogo por conta de uma lesão muscular na coxa, dominou as ações.
Com destaque para o ótimo início de Cipolini, que marcou oito dos primeiros 13 pontos da equipe, os candangos não demoraram a ficar em vantagem marcador (13 a 8). Apresentando um ótimo aproveitamento ofensivo – ao todo, o time acertou 5/7 nos triplos e também 5/7 nos arremessos de dois pontos –, os comandados do técnico José Vidal seguiram com o domínio completo das ações e conseguiram abrir boa diferença a seu favor ao final da parcial inicial.
Enquanto Brasília praticamente não errou durante o primeiro período, Bauru apresentou muita irregularidade em seus movimentos ofensivos e deixou o caminho livre para os rivais construírem uma vantagem de 12 pontos. Desta maneira, o quarto inaugural do confronto se encerrou com o placar em 27 a 15 a favor dos representantes da capital federal.
Depois de não se apresentar bem nos dez minutos iniciais do duelo, o esquadrão do interior paulista melhorou sua produção ofensiva no segundo quarto, muito por conta do desempenho de Jefferson. Até então zerado na partida, o ala/pivô marcou 13 pontos no período, incluindo três tiros certeiros de longa distância, e comandou o ataque bauruense.
Do outro lado, Brasília conseguiu manter o controle do jogo e manteve sua confortável vantagem. Cipolini seguiu atuando em alto nível, Giovannoni apareceu bem e os candangos não se intimidaram com a melhora dos rivais.No último lance antes do intervalo, Larry Taylor aproveitou bobeira do ataque candango e, com uma bandeja em contra-ataque, conseguiu cortar a diferença no placar para nove pontos (49 a 40).
Na volta dos vestiários, Bauru contou com uma sequência incrível do norte-americano Robert Day para rapidamente virar o jogo. Primeiro, o ala converteu dois tiros de longa distância e, com outra bola de três pontos de Hettsheimeir, os paulistas fizeram rápidos 9 a 0 para deixar tudo igual no placar (49 a 49). Diante da ótima sequência dos rivais, o técnico candango José Vidal precisou parar o jogo com pouco mais de um minuto jogado no terceiro quarto. Porém o tempo técnico não foi capaz de esfriar a mão quente de Day.
Nos três minutos seguintes, o camisa 31 seguiu impecável. Sem errar um arremesso sequer, o norte-americano roubou a cena e converteu mais cinco bolas de três pontos. Com a “chuva” de bolas longas de Day, Bauru não só roubou a ponta do marcador como conseguiu abrir oito pontos de frente (67 a 59). Sem conseguir se encontrar em quadra, Brasília nada pôde fazer para segurar o ótimo momento dos rivais. Então, o time paulista aproveitou para ampliar ainda mais a vantagem no placar. Depois de uma incrível vitória na parcial por 37 a 13, os bauruenses levaram o confronto para o período final com uma diferença favorável de 18 pontos: 80 a 62.
Com a larga vantagem nas mãos, Bauru mostrou muita tranquilidade para confirmar a vitória. Alex apareceu bem e a equipe manteve a diferença na casa dos 18 pontos. Restando pouco mais de dois minutos para o fim do jogo, o placar apontava 95 a 77 a favor dos paulistas. Então, nem uma sequência de 10 a 0 imposta pelos candangos nos instantes finais da partida foi capaz de impedir que a equipe do interior do Estado de São Paulo ficasse com a vitória.
Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014:
Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil)
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Comunikt (ECU)
12/11 (quarta-feira)
17h45 – Comunikt (ECU) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV 3)
20h – UniCEUB/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor (ao vivo no SporTV 3)
13/11 (quinta-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)