#JOGAJUNTO

Mais basquete

Show do basquete

17-09-2012 | 12:32
Por Liga Nacional de Basquete

NBA3X coroa campeões em São Paulo com muito entretenimento para um público de 50 mil pessoas durante o fim de semana

O NBA3x foi um prato cheio de atrações para quem é fã de basquete (Gaspar Nóbrega/inovafoto)

Foi um fim de semana inesquecível para quem gosta de show, entretenimento e, claro, basquete. Durante três dias, com o termômetro registrando marcas acima dos 40º C, o NBA3X passou pelo Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e deixou saudades. Na estreia do torneio de basquete 3 x 3 organizado pela liga norte-americana no Brasil, o resultado não poderia ter sido melhor. Foram 80 times participantes reunidos em quatro categorias e cerca de 50 mil pessoas acompanhando o evento.

O público participou de diversas brincadeiras ao longo do evento e se divertiu com os shows de dança e enterradas das cheerleaders do Brooklyn Nets (recém-criada franquia da NBA, que substituiu ao New Jersey Nets), e de Harry The Hawk, mascote do Atlanta Hawks. Tiago Splitter, pivô da Seleção Brasileira e do San Antonio Spurs, foi o anfitrião do torneio.

“Foi bacana ver a maneira como os fãs aproveitaram o fim de semana. Estamos vivendo um momento importante do nosso basquete, a NBA está cada vez mais interessada no Brasil e tenho certeza de que muitas coisas boas ainda vão acontecer”, disse Splitter. “Apesar de ter sido uma passagem rápida, curti muito, recebi carinho de todo mundo, e isso vai me dar ainda mais confiança e motivação para fazer uma grande temporada com o San Antonio Spurs” concluiu o atleta, em meio a muitos pedidos de fotos e autógrafos.

Com bola ao alto, o domingo (16/09) foi de disputas quentes, com sol forte, por vagas nas finais. E a festa foi completa para Villa-Lobos (+18 anos masculino), Mundo do Basquete (+18 anos feminino), GGV (15-17 anos masculino) e Furkzman (12-14 anos masculino), primeiras equipes campeãs do NBA3X. Fernandinho, capitão do Villa-Lobos, que derrotou o Old School, atual campeão brasileiro, na decisão, ofereceu o título aos companheiros de fim de semana.

“Aqui é a nossa casa. Jogamos aqui há vários anos, somos aqui do parque, e poder jogar um torneio como esse, de altíssimo nível, na nossa casa, foi maravilhoso. Somos parceiros do pessoal do Old School, somos amigos e foi um fim de semana incrível para todos nós. Esse prêmio a gente dedica a todos aqueles que frequentam o Parque Villa-Lobos”, declarou.

Público compareceu em peso no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (Gaspar Nóbrega/inovafoto)

Legado

A passagem da NBA por São Paulo não foi apenas para um fim de semana de competição e diversão. Como parte do legado do evento, a liga norte-americana de basquete entregou ao Parque Villa-Lobos a reforma de uma quadra oficial, que recebeu pintura e tabelas novas, além de quatro meias-quadras preparadas para partidas da modalidade 3 x 3.

“Além de oferecer uma autêntica experiência de NBA para os nossos fãs brasileiros, estamos entregando estas quadras, como forma de agradecer a São Paulo, pela maneira maravilhosa que nos acolheram, e ao público, que vai poder praticar o nosso esporte”, afirmou Phillipe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina.

RESULTADOS DO NBA3X

Categoria +18 masculino

Campeão – Villa-Lobos

Vice-campeão – Old School

Terceiro colocado – All Day Every Day

Categoria +18 feminino

Campeão – Mundo do Basquete

Vice-campeão – Ladies

Terceiro colocado – Storm

Categoria 15-17 anos masculino

Campeão – GGV

Vice-campeão – Providence

Terceiro colocado – Shooting Stars

Categoria 12-14 anos masculino

Campeão – Furkzman

Vice-campeão – Brocanelli

Terceiro colocado – Sorocaba

Jogadores exibem seus troféus conquistados no NBA3X (Gaspar Nóbrega/inovafoto)