HOJE
Sina quebrada
Por Liga Nacional de Basquete
Com vitória do Bauru sobre o Flamengo, atual campeão do NBB é derrotado em sua estreia na temporada seguinte pela primeira vez na história
A vitória do Paschoalotto/Bauru sobre o Flamengo na noite desta segunda-feira, de fato, entrou para a história do NBB. Pela primeira vez em oito temporadas, o atual campeão do maior campeonato de basquete do país foi derrotado em sua partida de estreia. Até então, nunca uma equipe que havia se sagrado campeã da competição nacional tinha sofrido um revés em seu duelo inicial na edição seguinte.
Tudo começou com o próprio Flamengo, na temporada 2009/2010. Depois de conquistar o título da primeira edição do NBB (2008/2009), o time rubro-negro iniciou sua caminhada na temporada seguinte com vitória sobre o Espírito Santo, por 99 a 70.
De lá para cá, três vezes com o UniCEUB/BRB/Brasília e outras duas com o clube carioca, o atual campeão sempre venceu em sua primeira aparição no campeonato seguinte. Mas o tabu teve fim com a vitória bauruense, por 77 a 73, no Ginásio Panela de Pressão.
“Conseguimos uma grande vitória contra um grande time. O jogo de hoje não foi só a reedição da última final como também teve um clima de partida decisiva. Apesar das mudanças em ambos os lados, Bauru e Flamengo são duas equipes que se conhecem muito e isso deixou o jogo bastante pegado”, declarou Ricardo Fischer, do Bauru.
Além de quebrar um tabu histórico do NBB, Bauru tratou também de “dar o troco” para cima do Flamengo com o triunfo desta segunda. Derrotado pelo esquadrão da Gávea na Final da temporada 2014/2015, o time paulista acabou com o vice-campeonato e viu o sonho de levantar a inédita taça da competição nacional pela chegar ao fim.
“Mostramos que a gente vem forte para mais uma temporada. Vamos do início ao fim no mesmo ritmo e hoje foi prova viva disso. Vencemos um adversário de grande qualidade e que não é à toa que é o atual campeão. Temos que almejar as primeiras colocações para tentar chegar à Final novamente”, disse o capitão bauruense Alex.
“A temporada passada não volta e não vamos ter outra chance de vencer aquela final. Mas temos que almejar chegar na final novamente e vamos trabalhar duro para fazer isso acontecer. Hoje conquistamos um resultado que não só nos dá confiança para a temporada como também sobre um adversário direto na briga pelo topo”, completou o “Brabo”.