#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Justa homenagem

26-06-2025 | 12:17
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 80 anos, Kouros Monadjemi é sinônimo de dedicação, integridade e paixão pelo basquete e, em uma homenagem à sua trajetória, o prêmio de personalidade do ano receberá o seu nome

Em uma noite marcada por conquistas e reconhecimentos na festa de Melhores do Ano do NBB CAIXA, uma homenagem especial a quem, por décadas, foi protagonista silencioso na construção de um basquete mais forte, justo e apaixonante no Brasil. Aos 80 anos, Kouros Monadjemi é sinônimo de dedicação inabalável, integridade e paixão pelo basquete.

Desde os bastidores das quadras até os grandes palcos do esporte nacional, Kouros sempre atuou com discrição, mas com impacto profundo. Ao longo dos anos, seu trabalho influenciou gerações de dirigentes, técnicos e jogadores. E, mesmo agora, sua presença continua sendo referência de sabedoria, equilíbrio e espírito esportivo.

Comemorar os 80 anos desta exemplar figura é, portanto, celebrar uma história de princípios e de amor verdadeiro ao esporte. A partir deste ano, o prêmio de personalidade do ano receberá o nome de Kouros Monadjemi. Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA, foi o escolhido para receber o prêmio na noite desta quarta-feira (25/06).

Kouros Monadjemi (dir.) ao lado do presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, durante o evento desta quarta-feira. Foto: João Pires/LNB

“É muita emoção para um ser humano. A Liga Nacional de Basquete, eu vejo como uma extensão da minha família. Desde pequeno, o meu pai me ensinou duas coisas que me marcaram profundamente e possivelmente tenha sido a linha mestre da minha vida. A primeira era se você quer conhecer por que você existe e está aqui tem de procurar entender o seu próximo. A outra coisa é uma frase da religião bahá’í, que fala da unidade na diversidade e é uma das coisas mais complexas que existem nesse mundo em que você tem tantas diferenças ou pensamentos, mas você tem de estabelecer uma luz, uma orientação e você tem de trazer essas pessoas todas com cada um sua maneira de pensar para se criar unidade”, afirmou Kouros. “Estabelecer é perder. Temos de crescer. Todos os anos teremos de criar coisas novas. O esporte une os corações”, finalizou.

Trajetória

Kouros nasceu no Teerã, capital do Irã, em 19 de junho de 1945, veio para o Brasil com os seus pais e irmãos com apenas 11 anos e logo se naturalizou brasileiro. A primeira cidade escolhida foi São Paulo, mas, pouco tempo depois, se mudou para Belo Horizonte. E foi lá, que ele cresceu e começou a trilhar seu caminho em busca dos seus sonhos.

Formado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Economia pela Universidade de Bruxelas (BEL), além de um MBA (Master Business Administration) realizado na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), Kouros entrou efetivamente no mundo administrativo do esporte pelo Minas Tênis Clube.

Trabalhou em diversas funções no clube mineiro, incluindo dois mandatos como presidente eleito do Minas, entre 2002/2004 e 2005/2007. Mas, foi em 1º de Agosto de 2008, que Kouros participou ativamente da construção de um de seus maiores sonhos. Reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi fundada.

À frente do sonho de trazer o basquete novamente ao posto de segundo esporte mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol, Kouros foi eleito o primeiro presidente da Liga e, em 2010 reeleito de forma unânime. De 2008 em diante, como presidente da LNB, ele foi um dos grandes responsáveis pela parceria com o Ministério do Esporte, Rede Globo e a consolidação da instituição. Esteve à frente dos projetos da Liga de Desenvolvimento e Liga Ouro. Após terminar o seu segundo mandato, foi ainda o responsável pela parceria com a NBA, em dezembro de 2014.

Coração enorme

Mais do que sonhar e idealizar, é preciso ter visão e vontade. E força de vontade é resultado das paixões que, por sua vez, são o combustível que lança o homem ao seu caminho e dá energia, mas ao mesmo tempo leveza, para a sua realização. Kouros sempre foi apaixonado por tudo o que fez e foi assim que construiu o seu caminho pelos negócios e pelo esporte.

Energia, alegria, entusiasmo e principalmente humanidade. Kouros é um homem de coração enorme, que abraça com singularidade aquilo em que acredita. Hoje, aos 80 anos, quem o conhece de perto sabe que o sorriso e a energia são o seu cartão de visita. Que, também, não importam as dificuldades, pois claro, elas só existem porque podem ser superadas. E que, em detrimento de tudo o que pode ser realizado nesta caminhada que é a vida, não vamos perder tempo, porque sempre há mais motivos para estar seguindo adiante.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.