#JOGAJUNTO

NBB

Sistema dedisputa

16-09-2020 | 10:06
Por Liga Nacional de Basquete

Em Reunião do Conselho de Administração, Clubes votaram e decidiram pela manutenção do modelo de disputa do NBB para a próxima temporada

Todos contra todos, turno e returno, 12 clubes indo aos playoffs: sistema de disputa do NBB foi mantido (Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete)

O sistema de disputa do NBB 2020/2021 foi definido. Nesta terça-feira, em Reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), os clubes votaram e decidiram pela manutenção do sistema de disputa para a 13ª edição do maior campeonato do basquete brasileiro.

A única diferença será que o primeiro turno inteiro será realizado em etapas sediadas. Esse modelo colocará um grupo de times se enfrentando entre si numa mesma cidade, o que permitirá um maior controle dos protocolos de saúde e uma diminuição na logística das equipes nessa primeira fase do campeonato.

Já o formato de sedes do segundo turno segue em aberto e dependerá do cenário da pandemia no país. Caso o sistema volte ao convencional, com jogos nos ginásios de cada clube, será realizado um sorteio para definir quem será o mandante em cada confronto.

Assim como nas temporadas anteriores, os 12 primeiros colocados da fase de classificação avançarão aos playoffs, que terão oitavas, quartas, semi e final.

O NBB 2020/2021 terá a participação de 16 clubes de oito territórios brasileiros e está previsto para começar no dia 14 de novembro. É importante reforçar que a competição seguirá os protocolos determinados pelas autoridades de saúde.

No início da pandemia, foi criada uma Equipe Multidisciplinar da LNB, que é formada por médicos, preparadores físicos, técnicos e atletas dos clubes do NBB para avaliar periodicamente o cenário da pandemia no país e guiar as decisões referentes ao campeonato.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.