HOJE
Só deu Brasília
Por Liga Nacional de Basquete
Guilherme Giovannoni brilha e comanda vitória do Brasília contra o ComuniKT na despedida da equipe da Liga Sul-Americana de 2014
O UniCEUB/BRB/Brasília (BRA) e o ComuniKT (EQU) já estavam com o destino definido ao se enfrentarem no final da tarde desta quinta-feira (13/11), no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, pela segunda fase da Liga Sul-Americana.
As chances de classificação de ambas as equipes para o Final Four haviam sido descartadas devido às derrotas de ambos os times para Mogi das Cruzes/Helbor e Paschoalotto/Bauru, mas mesmo assim o Brasília deu um show na quadra do famoso “Hugão” ao vencer o time equatoriano por 85 a 67.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do confronto entre Brasília e ComuniKT

Guilherme Giovannoni foi o cestinha do Brasília com 21 pontos (Cleomar Macedo/Divulgação)
O grande nome do time brasileiro foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que com o incrível aproveitamento de sete arremessos certos em dez tentados, o que o deixou com 21 pontos na súmula, além de seis rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola. O norte-americano Darrington Robson foi o segundo cestinha do time, com 16 pontos e seis passes completos.
Já pelo outro lado, o armador Scott Rodgers marcou 23 pontos e foi o cestinha da partida. Seu companheiro Chaz Crawford foi o segundo nome do ComuniKT, com 16 tentos.
Apesar de o jogo ter sido na base do “vale nada”, pois os dois times já estavam desclassificados, para o Brasília o compromisso era de extrema importância. Com importantes contratações, o elenco teve pouco tempo de se preparar.
“Para nós esse jogo foi de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de jogar juntos mais uma vez e criar mais sintonia”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.
O próximo compromisso do Brasília é pelo NBB no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, contra o Palmeiras/Meltex, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP).
O jogo
O Brasília foi a equipe responsável por ditar o ritmo do jogo desde o começo. Logo nos segundos iniciais do primeiro quarto, o time candango abriu o placar com dois pontos do ala/pivô Guilherme Giovannoni. O adversário equatoriano empatou a partida e até chegou a assumir a liderança com um lance livre do armador Scott Rodgers (5 a 4), mas a dianteira voltou a ser assumida pelo quinteto brasileiro.
Com uma grande atuação do experiente ala/pivô, o time de Brasília abriu sua maior vantagem no placar com um arremesso de três pontos de Giovannoni (15 a 7) e gerenciou a liderança até o final do período, que terminou em 24 a 19 depois de outra bola de longa distância do norte-americano Darrington Hobson.
No segundo quarto, o ComuniKT tentou diminuir a diferença no placar, mas sem sucesso, viu o mesmo ala/armador americano colocar o Brasília ainda um pouco mais na frente. Daí em diante, a diferença somente aumentou, mesmo com as incansáveis tentativas do rival.
Novamente com a mão calibrada, Guilherme Giovannoni marcou importantes pontos para garantir a permanência de sua equipe na liderança. O pivô Lucas Cipolini também deixou seu nome registrado no quarto e foi responsável pelos dois últimos pontos antes do intervalo que decretaram a vantagem de 18 pontos do Brasília (48 a 30).
Mesmo com uma larga folga, o retorno do vestiário foi incansável para o time brasileiro. A equipe do Equador conseguiu uma leve recuperação através de Carlos Carcelen e Rasheem Barrett, mas não o suficiente para segurar o Brasília, que teve Lucas Cipolini e Darrington Hobson eficientes no ataque.
O ala Maxwell também teve importantes participações no terceiro quarto, quando a equipe candanga conseguiu abrir uma diferença de 30 pontos com um arremesso de Guilherme Giovannoni (71 a 41). O período terminou com o placar de 73 a 48 para o esquadrão do técnico José Vidal e contou com uma bola de três do armador Scott Rodgers no final para o ComuniKT.
No quarto derradeiro, Brasília desacelerou e com a atuação de Carlos Delgado e Chaz Crawford, o ComuniKT conseguiu diminuir a vantagem. Mesmo assim, não foi o suficiente para que derrotasse o time brasileiro, que venceu a partida por 85 a 67.

O norte-americano Darrington Hobson também representou muito bem a camisa do Brasília (Cleomar Macedo/Divulgação)
Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014:
Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil)
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor 95 x 67 Comunikt (ECU)
12/11 (quarta-feira)
Comunikt (ECU) 83 x 110 Paschoalotto/Bauru
UniCEUB/BRB/Brasília 70 x 92 Mogi das Cruzes/Helbor
13/11 (quinta-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 85 x 67 Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca