#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Só deu Brasília

13-11-2014 | 07:53
Por Liga Nacional de Basquete

Guilherme Giovannoni brilha e comanda vitória do Brasília contra o ComuniKT na despedida da equipe da Liga Sul-Americana de 2014

O UniCEUB/BRB/Brasília (BRA) e o ComuniKT (EQU) já estavam com o destino definido ao se enfrentarem no final da tarde desta quinta-feira (13/11), no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, pela segunda fase da Liga Sul-Americana.

As chances de classificação de ambas as equipes para o Final Four haviam sido descartadas devido às derrotas de ambos os times para Mogi das Cruzes/Helbor e Paschoalotto/Bauru, mas mesmo assim o Brasília deu um show na quadra do famoso “Hugão” ao vencer o time equatoriano por 85 a 67.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do confronto entre Brasília e ComuniKT

Guilherme Giovannoni foi o cestinha do Brasília com 21 pontos (Cleomar Macedo/Divulgação)

Guilherme Giovannoni foi o cestinha do Brasília com 21 pontos (Cleomar Macedo/Divulgação)

O grande nome do time brasileiro foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que com o incrível aproveitamento de sete arremessos certos em dez tentados, o que o deixou com 21 pontos na súmula, além de seis rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola. O norte-americano Darrington Robson foi o segundo cestinha do time, com 16 pontos e seis passes completos.

Já pelo outro lado, o armador Scott Rodgers marcou 23 pontos e foi o cestinha da partida. Seu companheiro Chaz Crawford foi o segundo nome do ComuniKT, com 16 tentos.

Apesar de o jogo ter sido na base do “vale nada”, pois os dois times já estavam desclassificados, para o Brasília o compromisso era de extrema importância. Com importantes contratações, o elenco teve pouco tempo de se preparar.

“Para nós esse jogo foi de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de jogar juntos mais uma vez e criar mais sintonia”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

O próximo compromisso do Brasília é pelo NBB no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, contra o Palmeiras/Meltex, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP).

O jogo

O Brasília foi a equipe responsável por ditar o ritmo do jogo desde o começo. Logo nos segundos iniciais do primeiro quarto, o time candango abriu o placar com dois pontos do ala/pivô Guilherme Giovannoni. O adversário equatoriano empatou a partida e até chegou a assumir a liderança com um lance livre do armador Scott Rodgers (5 a 4), mas a dianteira voltou a ser assumida pelo quinteto brasileiro.

Com uma grande atuação do experiente ala/pivô, o time de Brasília abriu sua maior vantagem no placar com um arremesso de três pontos de Giovannoni (15 a 7) e gerenciou a liderança até o final do período, que terminou em 24 a 19 depois de outra bola de longa distância do norte-americano Darrington Hobson.

No segundo quarto, o ComuniKT tentou diminuir a diferença no placar, mas sem sucesso, viu o mesmo ala/armador americano colocar o Brasília ainda um pouco mais na frente. Daí em diante, a diferença somente aumentou, mesmo com as incansáveis tentativas do rival.

Novamente com a mão calibrada, Guilherme Giovannoni marcou importantes pontos para garantir a permanência de sua equipe na liderança. O pivô Lucas Cipolini também deixou seu nome registrado no quarto e foi responsável pelos dois últimos pontos antes do intervalo que decretaram a vantagem de 18 pontos do Brasília (48 a 30).

Mesmo com uma larga folga, o retorno do vestiário foi incansável para o time brasileiro. A equipe do Equador conseguiu uma leve recuperação através de Carlos Carcelen e Rasheem Barrett, mas não o suficiente para segurar o Brasília, que teve Lucas Cipolini e Darrington Hobson eficientes no ataque.

O ala Maxwell também teve importantes participações no terceiro quarto, quando a equipe candanga conseguiu abrir uma diferença de 30 pontos com um arremesso de Guilherme Giovannoni (71 a 41). O período terminou com o placar de 73 a 48 para o esquadrão do técnico José Vidal e contou com uma bola de três do armador Scott Rodgers no final para o ComuniKT.

No quarto derradeiro, Brasília desacelerou e com a atuação de Carlos Delgado e Chaz Crawford, o ComuniKT conseguiu diminuir a vantagem. Mesmo assim, não foi o suficiente para que derrotasse o time brasileiro, que venceu a partida por 85 a 67.

O norte-americano Darrington Hobson também representou muito bem a camisa do Brasília (Cleomar Macedo/Divulgação)

O norte-americano Darrington Hobson também representou muito bem a camisa do Brasília (Cleomar Macedo/Divulgação)

Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014:

Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil)
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor 95 x 67 Comunikt (ECU)

12/11 (quarta-feira)
Comunikt (ECU) 83 x 110 Paschoalotto/Bauru
UniCEUB/BRB/Brasília 70 x 92 Mogi das Cruzes/Helbor

13/11 (quinta-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 85 x 67 Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)