HOJE
Só falta um
Por Liga Nacional de Basquete
Em seu penúltimo amistoso antes do Sul-Americano, Seleção Brasileira Sub-21 vence Basquete Osasco (SP); compromisso final será quinta-feira
A preparação da Seleção Brasileira Sub-21 para o Sul-Americano da categoria teve seu penúltimo capítulo no último domingo. Na Arena Falcão, em Praia Grande (SP), o time comandado pelo técnico César Guidetti venceu o amistoso contra o Basquete Osasco (SP), por 82 a 62. Com 21 pontos, o ala/armador Gemadinha foi o cestinha do Brasil.
“Esse jogo foi proveitoso, porque mesmo que tenhamos aberto uma diferença no placar no primeiro quarto, o Osasco jogou duro e dificultou nossas ações na sequência, o que nos deu condições de avaliar e direcionar o trabalho. Testamos algumas formações e agora temos mais cinco dias para finalizar a preparação”, disse César Guidetti.
No dia anterior, sábado, a Seleção havia feito outro amistoso preparatório, contra o São Bernardo do Campo/Insituto Brazolin (SP). O resultado? Outra expressiva vitória, esta pelo placar de 81 a 53.
Agora, nesta quinta-feira (26/07), o selecionado verde-amarelo fará seu último amistoso antes do Sul-Americano Sub-21, que será disputado entre os dias 30 de julho e 05 de agosto, em Salta (ARG). Será contra o EC Pinheiros, novamente na Arena Falcão, às 19 horas.
Dos 13 atletas do grupo, um será cortado antes da viagem à Argentina, que será no dia 28 de julho (sábado). A estreia do Brasil no Sul-Americano será no dia 30 de julho (segunda-feira), contra o Chile, às 18h45 (de Brasília) Confira a tabela completa do Sul-Americano.
O torneio
O Sul-Americano Sub-21 é uma competição nova e faz parte do calendário de competições da Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete), que também organiza outros torneios de seleções, tanto masculinas quanto femininas.
O torneio “substituiu” o antigo Sul-Americano Adulto, que dava vaga para a Copa América Pré-Mundial. Com as mudanças introduzidas pela FIBA no formato de classificação para o Mundial e Olimpíadas, esse Sul-Americano passaria a não ter nenhuma importância nessa classificação.
+Seleção perdeu Gabriel Jaú, com ruptura no LCA
Desta forma, a FIBA transformou o que era Sul-Americano Adulto em Sul-Americano Sub-21, com o intuito de dar chance aos garotos de adquirir experiências em competições internacionais.
A Seleção Brasileira Sub-21 está treinando na cidade de Praia Grande (SP), no complexo do Hotel e Colônia de Férias SINDVED, desde o dia 10 de julho e permanecerá até o dia 27. No dia seguinte (28), embarcará para a Argentina.
O elenco do Brasil
Armadores
Caio Pacheco (Bahía Basket – ARG)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Yago Matheus (Paulistano/Corpore)
Alas
Danilo Sena (EC Pinheiros)
Didi (Sesi Franca)
Gemadinha (Corinthians)
Gui Abreu (Sesi Franca)
Gui Bento (EC Pinheiros)
Rafael Munford (Augusta University – EUA)
Pivôs
Dikembe (Paulistano/Corpore)
José Carlos (Mogi das Cruzes/Helbor)
Maikão (Sendi/Bauru Basket)
Victão (Paulistano/Corpore)
Técnico: César Guidettti (EC Pinheiros)
Auxiliares: Bruno Savignani (Corinthians) e Felipe Santana (SE Palmeiras)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca