HOJE
Só gênio!
Por Liga Nacional de Basquete
Semifinalistas da atual edição, César Guidetti, Gustavo De Conti e Régis Marrelli concorrem ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico, oferecido por SKY

Em seu 2º ano como técnico principal, César Guidetti deixou o Pinheiros entre os quatro primeiros colocados (João Pires/LNB)
Três semifinalistas do NBB CAIXA tiveram suas grandes campanhas reconhecidas e foram nomeados para concorrer Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA, oferecido por SKY. César Guidetti, do EC Pinheiros, Gustavo De Conti, do Paulistano/Corpore, e Régis Marrelli, do Universo/Vitória, são os candidatos ao prêmio.
Os três indicados foram protagonistas do cenário mais inusitado e épico da história dos playoffs do NBB CAIXA, quando as quatro equipes do G-4 (Flamengo, Mogi, Franca e Brasília) foram eliminadas para os quatro times de fora nas quartas de final (Bauru, Paulistano, Vitória e Pinheiros).
+Trio de cestinhas concorre ao prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA
Em sua segunda temporada como treinador efetivo, César Guidetti, de 47 anos, comandou a melhor campanha do Pinheiros desde 2011/2012. Oitavo colocado na fase de classificação, o time pinheirense eliminou os gigantes Vasco da Gama, nas oitavas, e o atual tetracampeão Flamengo, nas quartas. Já na semifinal, caiu para o Bauru.
Já Gustavo De Conti, de 37 anos, levou o Paulistano à sua segunda final da história e ainda pode conquistar o título inédito do NBB CAIXA no próximo sábado (17/06), contra o Bauru, em Araraquara (SP). O mais especial da campanha alvirrubra é o elenco puramente jovem, de média de idade de 21,9 anos.
Sexto colocado na fase de classificação, o time da capital paulista eliminou tanto Solar Cearense quanto Franca no Jogo 5. Depois, avançou à decisão com uma varrida sobre o Vitória na semifinal.
Por sua vez, o experiente Régis Marrelli, de 48 anos, guiou o Vitória à sua melhor campanha na história do NBB CAIXA. Depois de fechar a fase de classificação em sétimo, o rubro-negro baiano passou por Campo Mourão e Mogi, ambos no Jogo 5, e acabou eliminado somente pelo finalista Paulistano na semifinal. Diante deste cenário, o Leão terminou o campeonato na terceira colocação e com o troféu de bronze nas mãos – será entregue na Festa dos Melhores do Ano, no dia 20/06 (terça-feira), em São Paulo (SP).
+Veja quem são os 6 indicados aos troféus de Melhor Pivô da temporada
Régis Marrelli e Gustavo De Conti já possuem um Troféu Ary Vidal em seus currículos. O atual comandante do Vitória ganhou em 2011/2012, quando levou o São José à liderança da fase de classificação e ao vice-campeonato daquele ano. Já o treinador do Paulistano faturou o prêmio em 2013/2014, quando terminou a primeira fase na vice-liderança e também foi finalista e posteriormente vice-campeão.

Vencedor do troféu em 2011/2012, Régis Marrelli brigará pelo prêmio novamente depois de guiar o Vitória ao bronze (Raul Spinassé/LNB)
A premiação de Melhor Técnico faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA e o vencedor integrará o Quinteto Ideal (Armador, dois alas e dois pivôs). Além disso também serão premiados Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro e MVP (Jogador Mais Valioso).
A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 20/06 (terça-feira), em São Paulo (SP).
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB:
2015/2016 – José Neto (Flamengo)
2014/2015 – Dedé Barbosa (Limeira)
2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano)
2012/2013 – Lula Ferreira (Franca Basquete)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José)
2010/2011 – Hélio Rubens (Franca Basquete)
2009/2010 – Lula Ferreira (Brasília)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
