HOJE
Só mais uma, Brasília!
Por Liga Nacional de Basquete
Com expressivo duplo-duplo de Guilherme Giovannoni, Brasília consegue vitória contra Guaros de Lara e segue sonhando com Final Four da LDA 2016
Depois de quase abrir 20 pontos de vantagem, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sentiu a força dos venezuelanos. Após os cinco minutos finais bem aflitos, a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani conseguiu conter o Guaros de Lara (VEN) até o fim e venceu a equipe, por 80 a 77. Os candangos precisam da vitória nesta próxima partida pelo Grupo F da Liga das Américas 2016 para chegar ao Final Four do torneio continental.

Deryk Ramos terminou a partida com 17 pontos, cinco assistências e quatro rebotes (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)
Insanidade: O Brasília entrou com tudo na partida e logo no primeiro tempo, com ótima atuação de Deryk Ramos e Guilherme Giovannoni, a equipe terminou o período com nove pontos na frente (21 a 13). Este estilo de jogo se perpetuou no segundo quarto e os candangos abriram 14 pontos de diferença faltando 3 minutos para o fim da primeira metade do confronto.
+Confira as estatísticas desta difícil vitória do Brasília contra o Guaros de Lara
D Ramos: Novamente, Deryk Ramos mostrou o jogador decisivo que é nesta partida. O atleta participou massivamente no segundo quarto, anotou dois lances livres nos 10 últimos segundos de partida e saiu de quadra com 17 pontos, cinco assistências e ainda agarrou quatro rebotes.

Giovannoni foi o cestinha da noite, anotando 21 pontos e ainda conseguiu um expressivo duplo-duplo, com mais 14 rebotes. (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)
O cara: Guilherme Giovannoni acertou uma bola de 3 pontos faltando 32 segundos de jogo que fez a equipe venezuela se desesperar na partida. Além disso, o cestinha da partida foi crucial no primeiro quarto e, ao fim do jogo, totalizou 21 tentos, 14 rebotes e totalizou 29 pontos de eficiência.
Empolgação candanga: No primeiro tempo inteiro de partida, o Brasília dominou o Guaros de Lara e não permitiu que a equipe da casa jogasse com tranquilidade. Com muitos erros e ótimo desempenho de Guilherme Giovannoni e Deryk, combinando para 22 pontos (metade da equipe), o Time de Lobos foi ao terceiro quarto de partida na frente por 17 pontos (44 a 27).
Susto no terceiro quarto: O Guaros de Lara voltou para o terceiro quarto com tudo e emplacou 16 pontos em cima dos candangos, duas vezes mais que a equipe (oito). No fim do terceiro período, a equipe da casa anotou dez pontos a mais que o Time de Lobos. Ainda sim, a vantagem permaneceu para o Brasília, apenas diminuiu para sete pontos (56 a 49).
Encostou: Com ótima atuação de Guevara, Wilkins e Echenique, faltando 07:29 minutos para acabar a partida, o Guaros de Lara estava apenas três pontos do Brasília (62 a 79). A vantagem de até três pontos se estendeu até pouco mais de dois minutos para o fim, quando a equipe da casa virou o jogo (69 a 68).
Placar alternado: Até o fim da partida as equipes alternaram a liderança no placar conforme acertavam as chances que tinham. Há 32 segundos do fim, Guevara, ala/armador do Guaros de Lara, errou uma bola de 3 pontos, perdeu o rebote para o Brasília e Guilherme Giovannoni emplacou um tiro de fora do perímetro! Brasília estava na frente por cinco pontos (76 a 71) até que o time da casa pediu um tempo.
Momento da partida: Faltando 22 segundos de jogo, o armador Tyshawn Taylor, do Guaros, colocou sua equipe dois pontos atrás do placar. Porém, a equipe de Barquesimeto não converteu um chute de três pontos faltando sete segundos e o Brasília se manteve na frente até o fim do jogo.

Empolgados, os candangos precisam vencer para se classificar na última fase do torneio (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)
Números comprovam: O Brasília impôs seu jogo durante o começo da partida e quando o placar se apertava, as figuras no garrafão – Guilherme Giovannoni, Coimbra e Pilar – fizeram seu trabalho e deu mais chances a equipe de se impôr em quadra. Por isso, os candangos terminaram a partida com 46 rebotes, 12 a mais que os venezuelanos.
Põe na conta: Com esta vitória candanga, o Brasília está empatado com o Guaros de Lara no Grupo F. Ambas as equipes possuem uma vitória e uma derrota.
E agora? O último confronto desta fase para a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani será contra o Correcaminos de Cólon, que já perdeu dois jogos nesta fase final, às 18h45 (horário de Brasília). Já o Guaros de Lara terá a difícil tarefa contra o líder do Grupo F, o CR Flamengo, às 21 horas (horário de Brasília). Ambos os jogos aconteceram em Barquesimeto, na Venezuela, e serão transmitidos pelo SporTV!
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca