HOJE
Só no Jogo 5?
Por Liga Nacional de Basquete
Quatro dos cinco vice-líderes das fases de classificação do NBB fizeram séries quartas de final de cinco jogos: veja tudo sobre o duelo entre Paulistano e Franca
Se a escrita dos vice-líderes das fases de classificação do NBB for seguida, a série quartas de final entre Paulistano/Unimed e Vivo/Franca terá fortes emoções. Quatro dos cinco confrontos quartas de final envolvendo os segundos colocados da fase de classificação do campeonato nacional foram decididas apenas no quinto jogo.
Dono do segundo lugar mais alto da tabela, o Paulistano se classificou pela primeira vez entre os quatro primeiros colocados na fase de classificação e conquistou a inédita classificação direta às quartas de final. Enquanto isso, Franca terminou a primeira fase em décimo e chegou às quartas após vencer dura série frente ao Uberlândia, por 3 a 2.
As duas equipes também já estiveram frente a frente por playoffs no NBB nas oitavas de final da temporada 2011/2012. Na ocasião, os francanos, que também não tinham o mando de quadra, não tomaram conhecimento do Paulistano e os “varreram” ao levar a melhor na série por 3 a 0.
E aí? Quem vai levar a melhor nessa? Teremos cinco jogos? Franca repete a dose do NBB4? Vale a pena ficar de olho.
Confira informações e curiosidades do confronto entre Paulistano e Franca:
Paulistano em vantagem
As duas equipes já se enfrentaram 15 vezes na história do NBB, sendo que em 11 oportunidades a vitória foi do Paulistano, e apenas quatro para Franca.
2×0
O Paulistano levou a melhor nos dois confrontos da fase de classificação do NBB6. No primeiro turno, vitória emocionante fora de casa por 84×83, já no returno, jogando em seu ginásio, o triunfo foi por 96×86. Nos dois duelos, o ala norte-americano Holloway foi o destaque do clube da capital, ao anotar 25 e 27 pontos, respectivamente.
Varreu
No NBB4, Franca e Paulistano fizeram uma das séries de oitavas de final. O Franca avançou às quartas com uma vitória de 3×0 (91×89, 75×68, 77×69).
Falando em varrida…
Em todas as eliminações do Paulistano nas Finais do NBB, o time da capital de São Paulo foi varrido. Isso ocorreu no NBB2 contra o Pinheiros, NBB3 contra Bauru, NBB4 contra Franca, e NBB5 contra Flamengo.
11 em 16
O Paulistano terminou a fase de classificação do NBB6 com campanha de 11 vitórias em 16 jogos fora de casa, curiosamente o mesmo rendimento do Franca nos jogos que fez no Ginásio Pedrocão.
Teremos Jogo 5?
Em quatro das cinco quartas de final disputadas até hoje no NBB, o vice-líder da fase de classificação fez uma série de cinco jogos:
NBB1: Brasília 3 x 2 Franca
NBB2: Flamengo 3 x 0 São José
NBB3: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB4: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB5: Brasília 2 x 3 São José
Fator casa
O Paulistano terminou a primeira fase do NBB6 com o melhor ataque como mandante. Foram em média, 89,0 pontos por partida jogando em seu ginásio.
Prata do Paulistano
Hoje ala titular do Franca, Jhonatan despontou para o basquete quando ainda atuava na base do Paulistano, na categoria juvenil.
Mantendo a média
O pivô Paulão Prestes, do Franca, está mantendo a alta média de 16,0 pontos por jogo, 10,2 rebotes, e 18,4 de eficiência. Seus números na fase de classificação foram em média 19,2 pontos, 9,3 rebotes e 22,4 em eficiência.
Força no Jogo 1
O Franca possuiu um ótimo retrospecto em Jogos 1 nas Finais do NBB. Em sua trajetória no campeonato, foram 11 séries disputas, e em oito delas, o clube da Capital do Basquete venceu o primeiro duelo e saiu na frente. Uma delas foi as oitavas da atual temporada, sobre o Uberlândia, também vencida pelos francanos, por 3 a 2.
Força fora de casa
Após terminar a primeira fase do NBB com apenas quatro vitórias em 16 jogos fora de casa, Franca conseguiu vencer dois jogos contra Uberlândia, em Minas Gerais.
Vassoura
Dessas 11 séries, em seis o Franca esteve envolvido em varridas:
– Varreu o Pinheiros nas quartas do NBB 2;
– Varreu o São José nas quartas do NBB3;
– Varreu o Flamengo na semifinal do NBB3;
– Varreu o Paulistano nas oitavas do NBB4;
– Foi varrido pelo São José nas quartas do NBB4;
– Varreu a Liga Sorocabana nas oitavas do NBB5.
Tem que ter cuidado
Franca é o time que mais comete erros no NBB6, com média, 12,6 desperdícios de bola por partida.
Números semelhantes #1
Paulistano e Franca possuem números parecidos no quesito rebote. O time da capital é o nono melhor do NBB6, com média de 34,1 sobras por partida. Já Franca, é o sexto melhor, com média de 35,5 rebotes por jogo.
Números semelhantes #2
Outro quesito em que os números de Paulistano e Franca se parecem, é o de assistência por partida. O Paulistano dá em média, 12,6 passes que resultam em cesta por jogo, terceira pior marca do NBB6. O Franca possuiu o quinto pior número, 13,9 assistências por jogo.
Desfalque?
Com uma lesão no tornozelo sofrida na quinta partida da série de oitavas contra Uberlândia, o armador francano Juan Figueroa é dúvida para os primeiros jogos do confronto.
Paulistano e Franca apresentam números parecidos em rebotes e assistências: E aí? Quem leva a melhor?