#JOGAJUNTO

LDB

Só no último quarto

Paulistano CAP 74
x
66 Flamengo FLA
25
1ºQ
X
16
12
2ºQ
X
19
16
3ºQ
X
19
21
4ºQ
X
12

Gin. Pol. Arnaldo Pires

16 de setembro de 2015

Após tomar virada no segundo quarto, Paulistano recupera vantagem no período final, vence duelo acirrado contra o Flamengo e mantém embalo na LDB 2015

DOCUMENTOS:
74
X
66
74
PTS
66
5
A3C
8
19
A2C
19
21
LLC
4
45
RT
36
14
ASS
18

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Na abertura das partidas da sede Santos (SP) da terceira etapa da LDB 2015, o Paulistano/Unimed venceu um duro duelo contra o Flamengo e manteve o embalo da etapa anterior. Nesta quarta-feira, no Clube Internacional de Regatas, o time do técnico Beto Jayme superou o bom momento vivido pelos rubro-negros entre o segundo e o terceiro quarto, foi superior nos dez minutos finais e saiu de quadra com seu quinto triunfo seguido, este por 74 a 66.

Ao conquistar seu quinto resultado positivo de maneira consecutiva na competição, o clube da capital paulista segue no pelotão de elite da tabela de classificação, agora com campanha de nove triunfos em 12 partidas (75% de aproveitamento). Enquanto isso, o rubro-negro carioca segue com rendimento de apenas duas vitórias em 12 oportunidades (16,6% de aproveitamento).

“Viemos para essa etapa com a mesma mentalidade da anterior, querendo ganhar todos os jogos para nos classificarmos bem. Hoje imprimimos um bom ritmo no começo, mas eles (Flamengo) buscaram, começaram a pegar rebotes e defender melhor, inclusive com uma box em mim. Mas no final conseguimos nos acertar e assim abrimos uma boa vantagem e conquistamos essa importante vitória”, declarou o armador Arthur Pecos, da equipe paulista.

Com 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências, Pecos foi um dos grandes responsáveis pelo triunfo do Paulistano, que também teve como destaque o ala Mogi, que protagonizou lindas e plásticas enterradas e registrou 13 pontos, quatro sobras e quatro tocos. Pelo lado flamenguista, o destaque ficou por conta do armador Danielzinho, que em grande atuação, deixou a quadra com 11 pontos, sete rebotes, seis assistências, cinco roubos de bola e 24 de eficiência.

“Cometemos alguns erros que aconteceram devido à falta de experiência do time, que é muito novo, e também pela falta de estatura física. Nosso time é muito baixo e isso sobrecarrega muito nossos pivôs, pois a maioria dos times que enfrentamos são mais altos que o nosso e estamos sentindo isso nas partidas. Mas gostei da postura da equipe. Hoje realmente não começamos bem, mas tivemos uma boa reação, conseguimos encaixar uma boa defesa, mas no último quarto acabou não dando certo. Agora vamos esquecer esse jogo e pensar no de amanhã contra o Inter”, declarou o técnico do Flamengo, Rodrigo Silva.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O Paulistano começou o duelo literalmente com tudo. Sem dar chance alguma ao Flamengo na defesa, a equipe da capital paulista imprimiu um ritmo altíssimo e, abusando da velocidade em seu jogo de transição, abriu logo 9 a 0 em pouco mais de três minutos. A vantagem alvirrubra chegou a ser de 11 pontos  (15 a 4) por mais alguns minutos, até que os cariocas se encontraram através da boa atuação do armador Danielzinho e cortaram o prejuízo para cinco pontos (17 a 12). No entanto, o ala/pivô Vic entrou muito bem do banco, acertou duas bolas de 3 pontos seguidas e devolveu ao Paulistano a tranquilidade no placar ao final do primeiro quarto: 25 a 16.

O duelo ficou um pouco mais equilibrado no segundo período, mas o time do técnico Beto Jayme seguiu com boa margem no marcador. Apostando em uma defesa por zona e marcando ‘box’ o armador adversário Arthur Pecos, o clube do Rio de Janeiro reagiu e mudou a história da partida. Melhor na defesa e aproveitando bem o jogo interno, a equipe rubro-negra baixou a diferença para apenas dois pontos no minuto final da segunda parcial e foi para os vestiários perdendo por 37 a 32.

Sem deixar o embalo cair devido a pausa, o Flamengo seguiu sufocando o Paulistano e, após começar o terceiro quarto com um 9 a 3 em quatro minutos, ficou em vantagem pela primeira vez na partida (44 a 40). Depois de ver o clube paulista empatar o jogo (44 a 44), os flamenguistas voltaram a mostrar tamanha consciência no ataque, recuperaram a ponta (48 a 44) rapidamente e de quebra abriram seis pontos de frente (52 a 46). Os paulistas até chegaram a virar o jogo nos momentos finais do período, mas foram os comandados do técnico Rodrigo Silva que foram para a etapa final vencendo, por 54 a 53.

Após iniciar o quarto período com uma corrida de 5 a 0, a equipe de São Paulo passou à frente no marcador novamente e abriu quatro pontos (58 a 54). Mais consciente no ataque, o Paulistano conseguiu desenvolver melhor seu jogo e assim abriu dez pontos de vantagem (66 a 56). Com margem confortável a seu favor, os alvirrubros administraram bemo resultado, seguraram as investidas do Flamengo no fim e cravaram seu primeiro triunfo na sede Santos da terceira etapa da LDB, por 74 a 66.