#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só um segue vivo

08-05-2014 | 04:29
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de fazerem o dever de casa nas quatro primeiras partidas da série, Limeira e Mogi decidem quem se tornará o semifinalista inédito do NBB

Limeira, de Ramon, ou Mogi, de Filipin: quem seguirá vivo no NBB? (Cleomar Macedo/Divulgação)

Limeira, de Ramon, ou Mogi, de Filipin: quem seguirá vivo no NBB? (Cleomar Macedo/Divulgação)

Winner/Kabum/Limeira e Mogi das Cruzes/Helbor decidirão quem segue vivo no NBB 2013/2014 nesta sexta-feira. Depois de duas vitórias para cada lado nas quatro primeiras partidas da série válida pelas quartas de final da competição, as equipes paulistas disputarão o quinto e decisivo duelo do confronto nesta sexta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio “Vô” Lucato, no interior do Estado de São Paulo, com transmissão ao vivo do canal SporTV 2.

Quem vencer a partida terá o Flamengo como adversários nas semifinais. Com o calendário da próxima fase já definido, o time que obtiver êxito voltará à quadra já na próxima segunda-feira, às 19 horas (de Brasília) para a primeira partida frente aos rubro-negros, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Até o momento, quem jogou em casa levou a melhor na série entre limeirenses e mogianos. Em seus domínios, o time comandado pelo técnico Demétrius abriu dois a zero de frente no confronto. Mas na sequência, atuando ao lado de sua fervorosa torcida, Mogi conquistou duas vitórias consecutivas no Ginásio Hugo Ramos, deixou tudo igual e provocou a realização da quinta partida.

Dono de melhor campanha na fase de classificação – Limeira foi quarto colocado, enquanto Mogi ficou com a 12ª posição –, o esquadrão limeirense terá o direito de fazer o jogo decisivo como mandante. E o cenário é animador para a equipe do interior paulista. Incluindo as duas primeiras partidas da série, David Jackson, Ronald Ramon e cia. disputaram 18 partidas no Ginásio “Vô Lucato” e conquistaram 12 vitórias (66,6% de aproveitamento).

“Vamos para o quinto jogo sabendo das dificuldades, respeitando muito, muito mesmo, a qualidade do adversário. Mas vamos para lá com muita ambição e humildade, reconhecendo o favoritismo e responsabilidade deles. Se defendermos bem, teremos chances de seguir no campeonato”, disse o espanhol Paco García, técnico do Mogi.

Destaque limeirense, Jackson luta para levar a equipe às semifinais do NBB (JB Anthero/Divulgação)

Destaque limeirense, Jackson luta para levar a equipe às semifinais do NBB (JB Anthero/Divulgação)

Além de ter um bom desempenho como mandante na atual temporada, o time dirigido por Demétrius tem outro retrospecto para se espelhar. Até hoje, 21 séries das Finais do NBB na história foram decididas no quinto jogo e em 17 delas a equipe que jogou em casa ficou com a vitória e a classificação.

“São números importantes, mas eles não entram em quadra. Nosso time precisa pensar apenas na vitória e na entrega total de cada jogador durante a partida. Chegamos até aqui porque fomos fortes em conjunto e agora não será diferente. Queremos essa vitória e vamos com todas as forças para busca-la”, declarou o norte-americano David Jackson, principal cestinha do Limeira no NBB, com média de 20,3 pontos por jogo.

Pelo lado do Mogi, a esperança por uma vitória está na defesa. Na quarta partida da série, a equipe comandada pelo técnico Paco García conseguiu limitar os rivais a apenas 60 pontos anotados e o bom trabalho defensivo foi fundamental para que os mogianos conseguissem empatar o confronto.

“Nós vamos a Limeira para fazer um bom jogo. Se conseguirmos repetir a defesa que fizemos nos dois últimos jogos, temos totais condições de surpreender Limeira na casa deles. Estamos bastante confiantes nisso”, disse o armador Gustavinho, um dos destaques do Mogi na série.

Disputa e intensidade são marcas da série entre Limeira e Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)

Disputa e intensidade são marcas da série entre Limeira e Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)

O vencedor do quinto jogo e, consequentemente, da série entre Limeira e Mogi escreverá seu nome na história. Sem nunca terem chegado antes às semifinais do maior campeonato de basquete do país, as equipes lutam para estar entre os quatro melhores da competição pela primeira vez.

“É incrível saber que podemos marcar história mais uma vez nesta cidade, mas para isso ainda falta uma vitória e temos que ter todo o comprometimento necessário com os companheiros de equipe para desempenhar o papel exigido pela comissão técnica”, disse o ala/armador Ronald Ramon.

“Temos que recuperar nosso jogo defensivo, que vai nos garantir melhores condições de contra-ataque porque sabemos que será um confronto muito duro. Contamos com a nossa torcida e esperamos terminar a noite com boas notícias”,completou o dominicano, que veste a camisa do Limeira desde 2010.

Além de protagonizar uma inédita classificação às semifinais do NBB, a equipe que triunfar na partida desta sexta-feira também garantirá outro feito histórico: a conquista de uma vaga em um torneio internacional. De acordo com o regulamento do campeonato nacional, os finalistas se classificam para a disputa da Liga das Américas, enquanto que terceiro, quarto e quinto colocados irão para a disputa da Liga Sul-Americana.

Mogi, do armador Gustavinho, contou com apoio de sua torcida para vencer duas seguidas e forçar o 5º jogo (Cleomar Macedo/Helbor)

Mogi, do armador Gustavinho, contou com apoio de sua torcida para vencer duas seguidas e forçar o 5º jogo (Cleomar Macedo/Helbor)

Confira o calendário completo da série entre Limeira e Mogi:
Jogo 1 – Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 – Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 – Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 81 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 4 – Mogi das Cruzes/Helbor 72 x 60 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 5 – 09/05 (sexta-feira), às 21h, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira (ao vivo no SporTV)