HOJE
Soberano
Por Liga Nacional de Basquete
Com tranquilidade, Estados Unidos vencem decisão diante da Sérvia e garantem título da Copa do Mundo 2014; Kyrie Irving é eleito o MVP do torneio
Não teve jeito. O título da Copa do Mundo de Basquete 2014 ficou com os Estados Unidos. Com direito a uma tranquila vitória na decisão sobre a Sérvia, neste domingo, pelo placar de 129 a 92, o selecionado norte-americano garantiu o título do Mundial realizado na Espanha de maneira invicta e colecionou seu quinto troféu da competição na história – mesmo número da extinta Iugoslávia, até então maior ganhadora do torneio.
Os primeiros minutos de jogo até deram a impressão de que os europeus poderiam complicar a vida dos representantes da América do Norte. Com um bom começo, os algozes da Seleção Brasileira chegaram a colocar oito pontos de frente (15 a 7) no início da partida, mas depois de um tempo pedido pelo técnico Mike Krzyzewski tudo mudou.
Inspirados, Kyrie Irving e James Harden chamaram a responsabilidade e os Estados Unidos emplacaram uma expressiva sequência de 28 pontos contra apenas seis dos rivais, em pouco mais de cinco minutos, para fecharem o primeiro quarto com 14 tentos de vantagem (35 a 21). Depois da incrível virada, a seleção norte-americana não diminuiu o ritmo e manteve o domínio da partida.
Sem dar chances à Sérvia, a equipe dos Estados Unidos encaminhou sua vitória com tranquilidade e garantiu seu quinto título mundial. Com direito a um aproveitamento de 100% na linha dos três pontos (seis acertos em seis tentativas), Irving foi o cestinha da partida, com 26 pontos, seguido por Harden, que somou 23 pontos. Além da dupla, outros seis atletas do time vencedor atingiram dígitos duplos na pontuação.
Clique aqui e confira as estatísticas completas da final da Copa do Mundo 2014
Campeão quatro anos atrás, na Turquia, os Estados Unidos somaram o segundo título mundial consecutivo pela primeira vez na história e igualaram o Brasil, campeão em 1959 e 1963, e a Iugoslávia, dona das conquistas de 1998 e 2002, como únicas equipes a conquistarem tal feito.
Maior pontuador da decisão e grande destaque dos Estados Unidos ao longo da competição, Irving foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Copa do Mundo. O armador do Cleveland Cavaliers, que estará no Brasil no mês de outubro para a partida entre sua equipe e o Miami Heat, ainda fez parte do quinteto ideal do campeonato, ao lado do armador sérvio Milos Teodosic, do ala francês Nicolas Batum, de seu companheiro Kenneth Faried, e do pivô espanhol Pau Gasol.
No dia anterior, a França garantiu a primeira medalha de sua história em Campeonatos Mundiais. Em uma partida eletrizante, a equipe dirigida pelo técnico Vincent Collet bateu a Lituânia, por 95 a 93, e assegurou o terceiro lugar do torneio. Com 27 pontos, Batum foi o grande destaque da histórica vitória dos franceses. Pelo lado lituano, o maior pontuador foi o pivô Jonas Valanciunas, responsável por 25 pontos.