HOJE
Soberano
Por Liga Nacional de Basquete
Com tranquilidade, Estados Unidos vencem decisão diante da Sérvia e garantem título da Copa do Mundo 2014; Kyrie Irving é eleito o MVP do torneio

Seleção dos Estados Unidos conquistou o título da Copa do Mundo sem dar chance a seus adversários (FIBA/Divulgação)
Não teve jeito. O título da Copa do Mundo de Basquete 2014 ficou com os Estados Unidos. Com direito a uma tranquila vitória na decisão sobre a Sérvia, neste domingo, pelo placar de 129 a 92, o selecionado norte-americano garantiu o título do Mundial realizado na Espanha de maneira invicta e colecionou seu quinto troféu da competição na história – mesmo número da extinta Iugoslávia, até então maior ganhadora do torneio.
Os primeiros minutos de jogo até deram a impressão de que os europeus poderiam complicar a vida dos representantes da América do Norte. Com um bom começo, os algozes da Seleção Brasileira chegaram a colocar oito pontos de frente (15 a 7) no início da partida, mas depois de um tempo pedido pelo técnico Mike Krzyzewski tudo mudou.

Com a mão quente nos tiros de três pontos, Irving brilhou na final (FIBA/Divulgação)
Inspirados, Kyrie Irving e James Harden chamaram a responsabilidade e os Estados Unidos emplacaram uma expressiva sequência de 28 pontos contra apenas seis dos rivais, em pouco mais de cinco minutos, para fecharem o primeiro quarto com 14 tentos de vantagem (35 a 21). Depois da incrível virada, a seleção norte-americana não diminuiu o ritmo e manteve o domínio da partida.
Sem dar chances à Sérvia, a equipe dos Estados Unidos encaminhou sua vitória com tranquilidade e garantiu seu quinto título mundial. Com direito a um aproveitamento de 100% na linha dos três pontos (seis acertos em seis tentativas), Irving foi o cestinha da partida, com 26 pontos, seguido por Harden, que somou 23 pontos. Além da dupla, outros seis atletas do time vencedor atingiram dígitos duplos na pontuação.
Clique aqui e confira as estatísticas completas da final da Copa do Mundo 2014
Campeão quatro anos atrás, na Turquia, os Estados Unidos somaram o segundo título mundial consecutivo pela primeira vez na história e igualaram o Brasil, campeão em 1959 e 1963, e a Iugoslávia, dona das conquistas de 1998 e 2002, como únicas equipes a conquistarem tal feito.
Maior pontuador da decisão e grande destaque dos Estados Unidos ao longo da competição, Irving foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Copa do Mundo. O armador do Cleveland Cavaliers, que estará no Brasil no mês de outubro para a partida entre sua equipe e o Miami Heat, ainda fez parte do quinteto ideal do campeonato, ao lado do armador sérvio Milos Teodosic, do ala francês Nicolas Batum, de seu companheiro Kenneth Faried, e do pivô espanhol Pau Gasol.
No dia anterior, a França garantiu a primeira medalha de sua história em Campeonatos Mundiais. Em uma partida eletrizante, a equipe dirigida pelo técnico Vincent Collet bateu a Lituânia, por 95 a 93, e assegurou o terceiro lugar do torneio. Com 27 pontos, Batum foi o grande destaque da histórica vitória dos franceses. Pelo lado lituano, o maior pontuador foi o pivô Jonas Valanciunas, responsável por 25 pontos.

Quinteto ideal do Mundial teve Faried (EUA), Gasol (ESP), Batum (FRA), Irving (EUA) e Teodosic (SRB) (FIBA/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca