#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Soberano

Flamengo FLA 99
x
74 Rio Claro RCB
27
1ºQ
X
21
23
2ºQ
X
20
24
3ºQ
X
18
25
4ºQ
X
15

Tijuca Tênis Clube

1 de abril de 2015

Ditando o ritmo do jogo desde o primeiro minuto, Flamengo vence Rio Claro, chega a 11 vitórias seguidas e garante terceira colocação da fase de classificação do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
99
X
74
99
PTS
74
10
A3C
4
27
A2C
29
15
LLC
4
42
RT
26
25
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Com vitória em todos os períodos da partida e domínio do jogo desde o primeiro minuto, o Flamengo bateu o Rio Claro Basquete, no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), pelo placar de 99 a 74, chegou a 11 vitórias consecutivas na temporada e de quebra garantiu a terceira colocação da fase de classificação do NBB 7 com uma rodada de antecedência.

Autor de 21 pontos e sete rebotes, o pivô norte-americano Jerome Meyinsse foi pela segunda rodada consecutiva o principal destaque da vitória flamenguista. Outros jogadores que também se destacaram pelo lado rubro-negro foram o ala Marquinhos, dono de 17 pontos, o armador Laprovittola, com 15 pontos, e os experientes Olivinha e Marcelinho Machado, ambos com 12 tentos.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Pelo lado do Rio Claro, os principais destaques foram o pivô Estevam, dono de 19 pontos, o armador norte-americano Brandon Brown, autor de 15 pontos, o também armador Tatu, que anotou 13 pontos, e o pivô Mosso, também com 13 tentos na partida.

Com a 11ª vitória consecutiva no NBB 7, a oitava como mandante, o Flamengo anotou seu 50º ponto na temporada e agora é dono da campanha de 22 vitórias em 29 partidas (75,8% de aproveitamento), o terceiro melhor desempenho do campeonato nacional.

Já com a terceira colocação garantida, o Flamengo fecha sua participação na fase de classificação do NBB 7 na próxima sexta-feira, às 20 horas, no confronto contra a vice-líder Winner/Limeira, no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (SP).

Já o Rio Claro, penúltimo colocado, com campanha de sete vitórias em 29 partidas (24,1% de aproveitamento) viaja até o litoral norte do Rio de Janeiro para enfrentar o Macaé Basquete, no Ginásio Juquinha, às 20 horas.

Empatado com a Liga Sorocabana na tabela, o Rio Claro ainda corre o risco de ser rebaixado da elite do basquete nacional. Para garantir presença na próxima edição do NBB, basta o Rio Claro vencer seu duelo ou torcer por um tropeço de seu rival. Em caso de derrota rio-clarense e vitória sorocabana, o Rio Claro será rebaixado à Liga Ouro.

O Jogo

O Flamengo começou muito bem a partida e tomou a frente do placar logo nos primeiros minutos. Com bom aproveitamento nos arremessos para 2 pontos e melhora na defesa, o Rio Claro foi se recuperando posse por posse, até que tomou a liderança do marcador (12 a 11). Já na segunda metade do período inicial, o duelo continuou bastante equilibrado, com os dois times trocando cestas e o placar muito próximo. Com boa participação de Laprovittola e Olivinha nos últimos segundos, o Flamengo fechou o período com vantagem de seis pontos (27 a 21).

Com início avassalador da dupla Estevam e Vinícius no segundo período, o Rio Claro aplicou 10 a 4 logo nos primeiros minutos e empatou a partida em 31 a 31. Tentando não só voltar a liderança como abrir nova vantagem, o Flamengo contou com bom desempenho do trio Olivinha, Herrmann e Marcelinho nas bolas de 3 e colocou sete pontos de vantagem (42 a 35), forçando o treinador do Rio Claro a parar a partida. Após a parada técnica, os paulistas conseguiram equilibrar novamente a partida, porém mesmo assim, o Flamengo foi para os vestiários vencendo, por 50 a 41.

Na volta do intervalo, Flamengo e Rio Claro mostraram desempenhos bem semelhantes em quadra e a partida ficou bastante equilibrada, porém logo a equipe rubro-negra foi se soltando e com bom desempenho de Marquinhos e boa presença de Meyinsse no garrafão abriu 16 pontos de vantagem (65 a 49). Nos últimos minutos do terceiro período, o pivô norte-americano rubro-negro continuou dominante e foi peça crucial para o Flamengo ir para o último período de partida com grande vantagem no placar (74 a 59).

Mesmo com a grande liderança construída nos primeiros três períodos de jogo, o Flamengo não quis dar chances de reação ao Rio Claro e foi para o ataque com tudo. Mais uma vez com grande desempenho ofensivo e também defensivo, a equipe rubro-negra contou com os reservas Marcelinho Machado e Cristiano Felício, autores de sete e seis pontos, respectivamente, para vencer mais um período (25 a 15) e terminar o duelo com mais um triunfo no NBB 7.