HOJE
Soberano
Por Liga Nacional de Basquete
Atual tetracampeão, Flamengo fecha fase de classificação na liderança do NBB CAIXA pela quinta vez em nove edições
Maior campeão, time com mais vitórias e agora um aproveitamento acima de 50% quando se trata de terminar a fase de classificação do NBB CAIXA na liderança. Isso mesmo, o Flamengo fechou a temporada regular em primeiro lugar, com uma rodada de antecedência, pela quinta vez em nove edições disputadas.
“Não tem vitória fácil nesse campeonato. Foi muito da consciência dos jogadores da necessidade que tínhamos de ter essa vitória. Viemos preparados para isso, eles sabiam da importância desse resultado para terminarmos no primeiro lugar da fase de classificação e fazer valer a pena tudo que aconteceu. Queremos muito mais. Tínhamos isso como meta, mas ainda queremos mais”, declarou José Neto, técnico do Flamengo pela quinta temporada seguida.
Nas outras quatro temporadas em que o rubro-negro carioca realizou o feito, o título do NBB CAIXA veio na sequência da competição. Em 08/09, 26 vitórias e duas derrotas, que lhe renderam o melhor aproveitamento do time na história da competição (92,9%). Depois de três edições sem ser campeão, na 12/13 o Flamengo teve 30 resultados positivos e quatro negativos, e logo em seguida levou mais um troféu para Gávea.
No NBB CAIXA 13/14 foram 26 vitórias e seis derrotas para o Fla na fase de classificação, e no último dia de maio, o terceiro título, que na época igualou o recorde do UniCEUB/BRBCARD/Brasíla, que segue até hoje com três conquistas da competição. Depois de ser campeão na edição 14/15, primeira vez sem a melhor campanha, o quinto troféu rubro-negro veio na temporada 15/16, após retrospecto de 23 resultados positivos e cinco negativos na fase de classificação e mais uma vez o topo da tabela.
Ou seja, em apenas uma oportunidade o Flamengo conquistou o título do NBB CAIXA sem a melhor campanha, mas nunca deixou de ser campeão após terminar a fase de classificação na liderança. Apesar deste grande retrospecto, nesta temporada os adversários rubro-negros veem o pior aproveitamento do time dentre todas em que foi líder. Na melhor das hipóteses, o Fla terminará com 78,6% no quesito, o número mais baixo até então ocorreu na edição 13/14, quando teve 81,3%.
O início do NBB CAIXA 16/17 do Flamengo foi avassalador. Com oito vitórias consecutivas, o rubro-negro teve seu melhor retrospecto nas primeiras partidas desde a temporada 12/13, quando venceu os 20 primeiros jogos, recorde absoluto da competição. Após sofrer sua primeira derrota (por 94 a 88 no Solar Cearense), o time carioca teve mais três resultados positivos, antes de entrar em seu pior momento nesta edição.
A maré negativa do Fla durou cinco partidas, quando o time teve quatro derrotas e apenas uma vitória (sobre o Mogi das Cruzes/Helbor por 83 a 57), na virada do primeiro para o segundo turno, e perdeu a liderança por alguns jogos. Depois deste momento, tudo azul novamente na sequência rubro-negra, com nove resultados positivos e apenas um negativo até o time confirmar a liderança pela quinta vez na fase de classificação, com direito a uma rodada de antecedência.
“Mérito total dos jogadores. E o caráter que eles têm. Não é só técnica, são jogadores habilidosos, todo mundo sabe. E todos os times tem jogadores assim. Mas se a gente conseguiu isso novamente nessa temporada foi pelo caráter dos jogadores”, completou o treinador rubro-negro em entrevista ao Globoesporte.com
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.