HOJE
Sobrou experiência
Por Liga Nacional de Basquete
Apesar da grande reação do Minas no segundo quarto, o experiente Uberlândia se recuperou no jogo para conquistar a quinta vitória na competição
O Unitri/Universo venceu, neste sábado, o clássico mineiro diante do Minas, por 86 a 73, e conquistou sua quinta vitória em seis jogos na competição (aproveitamento de 83,3%). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala norte-americano do Uberlândia, Robert Day, foi novamente o cestinha do jogo, com 23 pontos. O pivô Cipolini também se destacou, com 15 pontos e cinco enterradas. Pelo lado do Minas, o argentino Luciano Gonzalez teve um bom desempenho, com 18 pontos.
O Uberlândia teve um início de jogo quente nos arremessos de fora. Com três bolas do ala Robert Day e uma do armador Valtinho, o time da casa abriu 20 a 7 nos primeiros minutos. A equipe da casa aproveitou que o adversário não teve um bom começo no ataque e foi para cima, fechando a etapa inicial na frente por 27 a 11.
O técnico do Minas, Raul Togni Filho, conversou bastante com a equipe e a postura no segundo quarto foi completamente diferente. A defesa quadra inteira funcionou muito bem e no ataque, os estrangeiros Mark Borders e Luciano Gonzalez comandaram a reação minastenista. Os visitantes fizeram 30 a 13 no segundo quarto e viraram o jogo (41 a 40).
Na volta do intervalo, as duas equipes fizeram um jogo bastante equilibrado no terceiro quarto. Porém, a experiência do Uberlândia fez a diferença quando o jogo chegou nos momentos decisivos. Com um ataque consciente e aproveitando os erros do Minas, o time da casa assumiu à frente do marcador e, aos poucos, foi ampliando a vantagem. Os mandantes chegaram a abrir 17 pontos no último quarto (78 a 61), impossibilitando qualquer nova reação do adversário.
?Foi um jogo difícil. Abrimos uma boa vantagem, mas deixamos escapar. Felizmente conseguimos nos recuperar e vencer o jogo. O importante é que continuamos entre os líderes?, afirmou o pivô do Uberlândia, Cipolini.
Apesar da derrota, o Minas continua bastante otimista com o desenvolvimento da jovem equipe. ?Conseguimos fazer uma boa defesa no segundo quarto, mas não mantivemos o mesmo ritmo no final do jogo?, lamentou o ala/pivô do Minas, Leandro. ?O time é jovem, tem muita coisa a aprender e tenho certeza que vamos evoluir muito ainda na competição?, completou.
Confira os resultados deste sábado no NBB:
03/12 (Sábado)
Tijuca/Rio de Janeiro 66 x 72 Itabom/Bauru
Unitri/Universo 86 x 73 Minas Tênis Clube
Araraquara 90 x 107 Paulistano/Unimed
Vivo/Franca 95 x 104 Uniceub/BRB/Brasília
Flamengo 93 x 55 Liga Sorocabana
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 76 x 72 Vila Velha/Garoto/BMG
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
