#JOGAJUNTO

LDB

Sofreu, mas levou

SESI Franca FRA 82
x
58 Campo Mourão LDB CMO
8
1ºQ
X
12
20
2ºQ
X
14
28
3ºQ
X
20
26
4ºQ
X
12

Ginásio do ITE (Bauru)

27 de agosto de 2015

Após primeiro tempo irregular, Franca deslancha na volta do intervalo, leva a melhor sobre Campo Mourão e mantém 100% de aproveitamento na segunda etapa da LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
82
X
58
82
PTS
58
13
A3C
5
19
A2C
17
5
LLC
9
30
RT
27
22
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A primeira metade do confronto não foi nada favorável ao embalado Franca Basquete, que parecia não repetir as grandes atuações das partidas anteriores e foi para o intervalo perdendo para o Campo Mourão (28 a 26). No entanto, a postura na volta dos vestiários foi outra, e a equipe da Capital do Basquete mostrou sua verdadeira essência, deslanchou no placar e saiu de quadra com seu terceiro êxito em três jogos na segunda etapa da LDB 2015, nesta quinta-feira, este por 82 a 58.

Com 22 pontos, sendo 11 deles no terceiro quarto, com direito seis bolas de 3 pontos em nove tentativas (66,7% de aproveitamento), o ala/armador francano Dudu foi o principal destaque da partida. Junto dele, o time do interior paulista teve no pivô João Pedro, autor de 18 pontos e oito rebotes, no armador Alexey, com 16 pontos e oito assistências, e no ala Pedro Mendonça, com dez pontos, seis rebotes e quatro assistências, outras figuras importantes para o resultado obtido.

“Esse jogo serviu de alerta para nós. Hoje o Campo Mourão fez o que nós sempre fazemos com o adversários, que é marcar forte, jogar fisicamente. E nós sentimos isso. Mas no momento em que voltamos a jogar no nosso padrão, sem estrelismos, jogando coletivamente, as coisas começaram a fluir e conseguimos abrir uma boa vantagem”, disse Dudu. “Tenho tido muita confiança para jogar, mas essa pontuação de hoje é resultado de muito trabalho”, completou o cestinha da partida.

Com grande desempenho de Dudu, Franca se recuperou de um primeiro tempo ruim e manteve os 100% de aproveitamento na segunda etapa (João Pires/LNB)

Com grande desempenho de Dudu, Franca se recuperou de um primeiro tempo ruim e manteve os 100% de aproveitamento na segunda etapa (João Pires/LNB)

Ainda invictos nesta segunda etapa realizada no Ginásio da ITE, em Bauru (SP), os comandados do técnico Paulão Berger agora acumulam oito resultados positivos em dez partidas (80% de aproveitamento), mesma campanha da Winner/Limeira e do Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, que também seguem no pelotão de elite da tabela de classificação da LDB, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte e chancela da Confederação Brasileira de Basketball.

Pelo lado do time do Estado do Paraná, que ainda não venceu na etapa que acontece em solo bauruense e agora tem desempenho total de três triunfos em dez oportunidades (30% de aproveitamento), os destaques ficara por conta do ala Igor Tormar, responsável por 20 pontos, três rebotes e cinco roubos de bola, e do pivô Rafael, que marcou 15 pontos e pegou três sobras.

O jogo

Apesar do resultado final, quem começou mandando na partida foi o Campo Mourão, que mais ligado, usou de sua forte defesa para abrir 10 a 4 nos francanos nos primeiros cinco minutos de jogo. Apostando numa alta defesa por zona, os paranaenses dificultou ao máximo a vida do adversário, sofreu apenas oito pontos e fechou a etapa inicial vencendo, por 12 a 8.

Ainda superior e jogando muito fisicamente, o time do Estado do Paraná chegou a abrir oito pontos de frente (19 a 11), mas Franca se encontrou no jogo após boa sequência de oito tentos seguidos do armador Alexey, que deixou a partida empatada em 21 a 21. A partir daí, o duelo ficou igual e disputado ponto a ponto. Restando pouco mais de um minuto, os comandados do técnico Paulão Berger acertaram o caminho no ataque, viraram o jogo (28 a 24) e foram para os vestiários com 28 a 26 a favor.

Pelo jeito a bronca não foi pouca no vestiário do Franca, que voltou com postura completamente diferente para o terceiro quarto. Com Dudu inspiradíssimo, autor dos 11 primeiros pontos de sua equipe no período, e quente nas bolas de fora, o time da Capital do Basquete não só virou o jogo como abriu 11 pontos de vantagem (45 a 34), vantagem esta que terminou em dez pontos ao final da terceira parte do confronto: 56 a 46.

Baseando suas ações no jogo interno, principalmente com o pivô João Pedro, autor de oito pontos, os francanos foram estendendo sua vantagem gradativamente até ela ultrapassar a margem dos 20 pontos. O Campo Mourão pouco conseguiu fazer e não foi capaz de retomar o bom ritmo apresentado na primeira metade do confronto, passando, assim, a depender das jogadas do ala Igor para pontuar. Desta forma, o Franca Basquete só administrou a boa diferença e confirmou seu terceiro triunfo em três jogos na segunda etapa da LDB 2015.